Quando falamos em Marketing Digital devemos nos atentar a questão do marketing de conteúdo. E uma das ferramentas que ajudam neste processo são os blogs, mas como e qual o tipo de conteúdo adequado para um blog?

Podemos afirmar que com o passar dos tempos, houve uma significativa mudança, no ramo dos blogs, pois as indústrias ou empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte estão percebendo que através do blog é possível fortalecer uma marca e alcançar um bom número de fãs, quando bem estruturado.

Quando bem elaborado, o blog aumenta a visibilidade sobre um negócio, pois é uma ferramenta de baixo custo que gera oportunidades para que a sua marca seja encontrada pelas pessoas certas, gere novos leads, e consequentemente clientes para o seu negócio. Veja a seguir alguns motivos para se criar um blog.

 

Porque Criar um Blog 

  • Blog de qualidade

O blog gera confiança, pois quando esta escrevendo sobre um determinado assunto, significa que tem um domínio sobre o mesmo, pois caso não o conheça, consequentemente será criticado nos comentários ou nas mídias sociais.

Por outro lado, se as pessoas comentam de forma positiva no seu blog, fazendo elogios, significa que você será procurado e indicado para que outras pessoas visitem o seu blog, pois aquele conteúdo  gerou credibilidade.

 

  • Encontrado facilmente no Google

Se você é um administrador que publica com frequência no seu blog, isso pode significar que sua empresa terá muito mais páginas indexadas ao Google do que uma página comum, com isso aumentam as chances também de outros sites colocarem links que direcionem para a sua página, ajudando o seu blog a ter uma melhor rankeamento no Google.

 

  • A interação com os usuários

Assim como no blog da G Digital, muitos blogs tem espaço para comentários ao final, pois incentivar estas conversas é uma forma de criar um relacionamento com os seus clientes, pois é importante  que a partir destes comentários você aprenda coisas novas a partir das opiniões dos usuários para o seu blog.

 

  • O aprendizado

Escrever para um blog, exige que você conheça bem sempre um ramo ou a indústria pela qual produz conteúdo.

Além de que ao escrever, estará passando todo o seu conhecimento sobre o tema através de argumentos e absorvendo aquilo que é mais importante para passar para os visitantes do seu blog.

 

A importância da Linguagem

Antes de tudo, é importante que se faça uma análise detalhada e bem fundamentada sobre o que sua persona busca exatamente no Google quando quer tirar uma dúvida, pois antes de tudo é preciso que se identifique a linguagem que os seus concorrentes estão utilizando para que você possa desenvolvê-las de uma maneira adequada, por exemplo, se o concorrente utiliza uma linguagem mais persuasiva é necessário que se utilize uma linguagem argumentativa, com exemplos, dinâmica e de fácil entendimento para o cliente.

Antes de se escrever conteúdos, é importante verificar o que já foi produzido anteriormente sobre o assunto.
A partir do gerenciamento de palavras-chave para o blog, devemos nos atentar a algumas dicas importantes, dentre elas:

  • O conteúdo deve ser escrito com absoluta certeza; como aqueles itens essenciais que não podem faltar de jeito nenhum durante a produção de conteúdo para o blog.
  • O texto pode ser desenvolvido com informações adicionais, fatos relevantes. 
  • Você deve sempre escrever conteúdos inéditos para o seu blog no marketing digital, pois o grande diferencial é exatamente este, onde você deve sempre oferecer conteúdos novos e inovadores.

 

 

Como funciona a Etapa de Pesquisa?

Antes de criarmos um conteúdo para blog é necessário uma fase de pesquisa/planejamento.

Para isso, é necessário que:

  • Defina um tema e um público: se você quer ser referência no mercado é importante que tenha um canal para o seu blog, se possível no Youtube, pois através de vídeos você “aparece mais” para o seu público.
  • Idealize uma pessoa ou trabalhe junto com a opinião de um especialista para que consiga manter certa aderência aos interesses do seu público.
  • Ter um bom domínio também é importante, pois não irá colocar para a sua página um domínio difícil de o visitante acessar ou que não tenha nada a ver com o seu tema.
  • Pense num layout bom, pois é o primeiro impacto que o visitante irá ter ao entrar no seu blog, se você tem, por exemplo, um blog sobre futebol é importante que a imagem visual com um campo de futebol esteja bem visível, com uma boa qualidade para que o cliente veja que o seu blog passa credibilidade a ele;
  • Depois de se definir o layout, nos preocupamos com a chamada experiência do usuário, pois é necessário que o seu site esteja limpo, direto e fácil de usar.
  • Outro ponto IMPORTANTE desta etapa é definir primeiro as categorias de seu blog, por exemplo, se falamos de um blog de Esportes iremos desmembrar em basquete, futebol, vôlei, tênis.
  • E por último, antes de gerar o conteúdo, depois de planejar as imagens, personas, definir os layouts, agrupar os assuntos/temas, devemos definir dentro de um calendário editorial os prazos para a produção de conteúdo, os temas de conteúdo, as palavras-chave e as datas de divulgação.

 

 

Como Desenvolver uma Boa Introdução

A introdução para um blog é muito importante, pois é a partir deste momento que o leitor decide se continua ou não a leitura.

Para desenvolver uma boa introdução, podemos começar o nosso texto para blog com uma pergunta, assim como fizemos no início deste post, porém ao mesmo tempo devemos usar questões que provoquem emoções e sentimento no leitor, pois a ideia introdutória sempre fará uma ligação com aquilo que acontecerá ao longo do texto, mas sem dizer tudo nestas primeiras linhas.

Realizar perguntas nas introduções pode despertar a curiosidade dos visitantes em relação ao que ocorrerá nas próximas etapas, este é uma técnica que pode deixar o seu texto mais convidativo, com vida.

Para deixar essa ideia mais clara, podemos também fazer uma pergunta, com um tom emocional, listar alguns temas/assuntos que serão discutidos ao longo do texto, e reforçar na chamada a ideia que quer passar, para que o leitor se interesse pelo restante do texto.

 

 

Como Escrever Bons Títulos

Neste tópico, irei te auxiliar a desenvolver bons títulos/headlines para o seu conteúdo de blog.

De acordo com estatísticas, 80% dos visitantes lerão o título do seu blog, mas se os títulos/headlines não estiverem de acordo, apenas 20% dos visitantes irão acompanhar  o seu post até o final.

Títulos podem não funcionar quando não combinam com o artigo que foi escrito ou quando não são relevantes para um determinado tema específico, pois quando, por exemplo, um artigo passa de 62 caracteres, os mecanismos de busca procuram ignorar o restante do título, e isso tem como consequência a diminuição da taxa de conversão em um período a longo prazo.

O principal propósito de um título é chamar a atenção, por isso você precisa pensar em algo que os seus prospectos continuem lendo, então colocar dados dentro do seu título, pode ser uma técnica interessante, então se o seu título conseguir atingir esta meta, consequentemente os subtítulos, os marcadores, e o storytelling se encarregarão de realizar o resto.

 

Para concluir, podemos dizer que o título deve:

  • Ser único
  • Muito específico no assunto
  • Deve transmitir sempre para o leitor um senso de urgência
  • Título útil e relevante

 

 

Como Desenvolver Conteúdo Informativo

Quando falamos de conteúdo na internet, muitas pessoas associam isto a um conteúdo de um livro, porém ao contrário do que acontece nos livros, você escreve sempre o seu texto com um bloco de texto tudo junto, o que não torna a leitura nenhum pouco agradável, então o que é necessário para que o seu conteúdo se torne cada vez mais interessante?

Podemos adotar uma estratégia interessante para que os leitores possam obter as informações facilmente, de modo que se mantenha o interesse no conteúdo. Podemos neste caso, adotar a técnica de ESCANEABILIDADE:

  • Quebrando o texto em parágrafos curtos
  • Fazendo o uso de subtítulos
  • Bullet points
  • Utilizando o negrito, itálico, mas sem poluir o texto
  • Incorporando o seu texto a outras mídias, dentre elas as redes sociais: Facebook, Instagram.
  • Outra maneira interessantes de desenvolver estes conteúdos informativos é escrever posts em formato de lista, que é um post que costuma gerar bastante resultado quando falamos de marketing digital.

 

 

Técnicas de SEO Para o Seu Blog

Títulos são decisivos para um sucesso ou um fracasso dentro de um blog, pois somente ele pode fazer com que o tráfego do seu blog aumente, sem  que precise realizar mudanças no conteúdo.

Não importe se o seu texto for o melhor do mundo, com argumentos e técnicas  incríveis. O seu blog precisa de um ótimo título, pois é a “isca” para fisgar o leitor, e consequentemente gerar confiança, pois como já dissemos anteriormente neste artigo, há toda uma técnica de ranking, que com  boas estratégias pode se alcançar ótimos resultados.

 

Como otimizar os seus títulos?

Algumas dicas para otimizar os seus títulos são:

  • A palavra- chave precisa estar no título do seu artigo, de preferência logo no início.
  • Não utilize muitas vírgulas em seu título.
  • Se a palavra – chave do texto for SEO, por exemplo, utilize no título a sigla e o verdadeiro significado da palavra, para cobrir todas as possíveis buscas.
  • Utilize um título exclusivo para cada página.

 

 

A Importância de Fazer Linkagens no Blog

Sabia que produzir links para o seu blog é importante?

São eles que direcionam o leitor para outras partes do mesmo blog, portanto quando é feito um bom uso dos links dentro do seu blog, podemos dizer que podem melhorar bastante o peso do seu domínio, o que na verdade é uma vantagem para o algoritmo do Google.

Ao criar um link é importante saber a arquitetura de hierarquia das informações contidas no seu blog, ou seja, tem que entender como uma página pode se interligar exatamente com a outra e qual o motivo, não é simplesmente fazer um link só por fazer.

Podemos pensar em uma pirâmide, onde a homepage deve ocupar o topo desta pirâmide.

Por exemplo, se descrevo no meu blog uma obra de Shakespeare, podemos fazer um link com a biografia dele, se falo de conteúdo que ocorreu durante o período da Guerra Fria, podemos fazer um link para lembrar o leitor sobre o que foi este período.

Existe outro jeito importante de se criar links, para isso temos os chamados BreadCrumbs, que são trilhas de navegação  no seu próprio blog, que fará com que a relação com as páginas do blog se tornem mais fáceis.

Os Breadcumbs geralmente aparecem no topo de uma página grifado e sublinhado em azul com a palavra chave de um determinado assunto, sendo facilmente visualizado.

 

 

Onde Divulgar o Conteúdo do Seu Blog?

  • Lista de e-mails

É possível criar uma lista de e-mails para o seu blog, isso facilita a visualização dele. Você irá enviar todos os dias, conteúdos novos do seu blog para que eles leiam. A G Digital possui plataforma de e-mails marketing, onde você consegue fazer esses envios.

 

  • Relação com influenciadores

Escrever guests posts, artigos que são escritos convidando para outros blogs é uma estratégia importante para manter contato com influenciadores digitais, pois contribuem para que novas audiências conheçam o seu trabalho.

E a partir dos guests posts podemos interagir com os influenciadores nas redes sociais, comentando os posts, mencioná-los em um dos posts do blog e depois avisá-los via e-mail ou até mesmo redes sociais. Realizar entrevistas com eles para publicar no blog também é uma boa alternativa.

Além destes citados acima, há outros métodos para se divulgar o seu conteúdo, fazendo o uso da divulgação através das redes sociais, participando de grupos de discussão no Facebook/ Linkedin, fazendo o uso de links patrocinados, deixando comentários relevantes em outros blogs e divulgando o blog em eventos.

 

Essas dicas de como criar um blog, é uma das estratégias validadas por empreendedores que vem engajando sua audiência e tendo resultados significativos com seus artigos em blogs! Então não perca tempo para aplicar esse conteúdo em seu negócio!

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