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FUNIL DE VENDAS: Saiba como desenvolver e melhorar de vez seus resultados

05/12/2016

Se você ainda não conhece muito sobre funil aqui vai uma explicação bem simples. Funil de vendas, nada mais é, que uma estratégia no marketing digital em que o processo é dividido em várias etapas onde o comprador as percorre até a compra.

 Funil de vendas G Pages

Mas como é que funciona?

Primeiramente temos que saber que este é um ponto bem importante, pois é necessário ter um bom conhecimento sobre o seu funcionamento para que você possa adaptá-lo da melhor forma que se encaixe em seu negócio.

Além disso, o processo do funil comum, possui 4 etapas para sua realização, eu vou explicar abaixo cada etapa bem detalhada para que você compreenda o funcionamento.

 Etapa 1 Etapa da Atenção 

Presente

Nela, como o próprio nome já diz, você começa chamando a atenção do seu público alvo/usuário com algum tipo de presentinho, que será útil para ele ou que o deixe interessado. Em em troca, para que ele possa acessar este conteúdo, ele terá que deixar o email.

 

O “presente” pode ser um conteúdo exclusivo, um ebook, um curso, vídeo de conteúdo, pode ser o que você preferir, o importante é que esse material chame atenção de seu público e os faça ter interesse em obtê-lo.

 

O ponto chave de tudo isso é que você adquira o email dele para que dessa forma possa mandar outros conteúdos o deixando cada vez mais interessado com seu trabalho. Vamos explicar melhor isso na Etapa 2.

 Etapa 2Etapa do Interesse

Conteúdo

Essa etapa depende bastante da etapa anterior, porque é com email que seu usuário deixou que você vai começar a mandar conteúdos que o deixem cada vez mais interessado.

Nesses emails, você vai enviar uma série de conteúdos e materiais relevantes que faça diferença em seu processo de conhecimento. É o que chamamos de relacionamento com seus leads, que é o coração do marketing digital.

Perceba que você  vai estar oferecendo conhecimento sem cobrar nada por isso, ou seja, vai estar agregando valor com seu prospecto, é onde acontece toda a magia! Atualmente, as pessoas não compram mais por um simples interesse, elas querem que você se relacione com elas e lhe dê bons motivos para confiar em você e adquirir ao seu produto ou serviço. 

O que você precisa entender é que você realmente precisa aderir isso a sua filosofia de empresa também, demonstrar que é a ajuda que ele precisava e de uma forma que a pessoa realmente perceba isso, porém, não diga isso a ele, o seu público tem que perceber isso sozinho, pensar isso por conta própria.

Dessa forma, o seu futuro cliente vai expressar interesse pelo seu produto. E você pode perceber esse interesse através da interação, ele pode vir até você pedindo para saber mais sobre o seu produto ou algo semelhante, como se fosse uma aula experimental, mas isso veremos melhor na Etapa 3.

 Etapa 3Etapa do Desejo 

Interesse

A partir do momento em que o seu público está bastante interessado a ponto de te procurar para saber mais, podemos dizer que ele está na fase do desejo e isso é muito bom porque na maioria dos casos, ele vai te procurar em seu próprio tempo, não vai ser algo “empurrado”, vai ser uma atitude espontânea, o que aumenta a confiança na pessoa.

Quando o seu futuro cliente procura por você, é porque já desenvolveu interesse em comprar. O desejo dele pelo seu produto é realmente grande, mas para que isso aconteça, é bom que em algum dos conteúdos que você mandou para ele, mostre que o seu produto será realmente necessário, dessa forma, isso vai criar um sentido de necessidade, um sentido de urgência de que se ele não obter o seu produto, não alcançará seus objetivos. Quando ele estiver nesse estado, estará mais perto do processo de compra.

Etapa 4 - Etapa da Ação. 

Comprar

E é agora que eu te pergunto, qual é o seu objetivo com tudo isso?

Exatamente, a ação, o comprar tão aguardado.

Depois de todas essas etapas finalmente chegamos no que que todo mundo espera, a finalização da compra. Mas não termina por aqui, agora é só o começo de uma longa jornada, pois não basta fazer com que o cliente compre, agora você tem que sustentar o cliente, afinal não quer só o dinheiro dele, quer também o seu sucesso. Então continue o nutrindo com bons conteúdos, com conhecimentos e ajude-o a crescer cada vez mais, não há nada melhor que progredir juntos!

Desvendando Mistérios

Nossa, mistérios? Calma, não é nada muito sério. haha

São apenas alguns detalhes que precisam ser comentados e esclarecidos.

Primeiramente, não fique chateado se nem todas as pessoas que colocarem o email para receber o conteúdo cheguem ao final do funil, provavelmente se essas pessoas não avançam no seu funil é porque elas não estão preparadas ou não se encaixam na próxima etapa. E é importante não forçar a barra, afinal quase todas as reações neste funil devem ser preferencialmente espontâneas, o que não fica muito interessante se forçado.

Lembre-se que essa estratégia de marketing digital não tem o nome de “Funil” por acaso. A ideia aqui não é fazer com que todos que cadastram o email efetuem a compra, seria incrível se isso acontecesse, mas sendo realistas nem todos comprarão, talvez porque o produto não serve para ele, talvez porque o produto não se encaixa no que ele procura, enfim, nem sempre vão ser todos que vão comprar, mas tenha certeza de uma coisa, não depende tudo dele.

Por isso, faça o máximo para que se for para acontecer, aconteça tudo de melhor possível, pois aqui você não controla a taxa de conversão mas pode influenciar e é isso já é um avanço.

Em cada etapa é normal que a quantidade de pessoas vá afunilando, por exemplo, se na primeira etapa tiverem 200 leads, na próxima pode ser que tenham 80 e na seguinte 30 e no final comprem 20, mas isso não é nem um pouco motivo para ficar chateado, pois é normal que isso aconteça.

Agora, o que faz a diferença é quantos emails você consegue que realmente são úteis, que de alguma forma apresentam um real interesse no seu produto, pois são esse emails que muito provavelmente chegarão à última etapa.

E compensa passar por todo esse processo?

Depois de tudo o que nós já vimos até agora, podemos até pensar que o Funil não é tão eficaz, mas isso não passa de uma mera impressão. Se você parar para analisar, vai ver que compensa e muito aplicar um funil de vendas no seu negócio. O Funil de uma certa forma praticamente não tem custo.
“Como assim não tem custo?”

Vamos entender melhor, Para realização do funil, é necessário que você tenha uma plataforma de páginas onde consiga estar criando Landing Pages e realizando a captura de email. Você também vai precisar de uma plataforma de email marketing para que possa estar armazenando seus Leads(email) e manter o relacionamento com eles.

Veja que inicialmente você só precisa de 2 plataformas para iniciar efetivar seu negócio, não é como uma empresa física que necessita de uma locação, funcionários e tudo que englobe o atendimento ao cliente. Você consegue ter liberdade de trabalhar em casa, só com seu computador, sem funcionários e melhor, terá a liberdade geográfica, não irá vender apenas em sua cidade ou região, poderá conquistar o mundo! E algo muito legal é que o retorno que pode obter com seu negócio, será mais alto que seu investimento. E é claro, como qualquer empreendimento, você precisa de seu esforço e luta para estar crescendo cada vez mais.

O Conteúdo para ser oferecido, se você quiser, pode ser feito por você mesmo, já a estratégia do Funil é um pouco mais complicada pois, deve ser muito bem pensada e testada antes de ser usada em definitivo, possivelmente o conteúdo e a estratégia é onde você mais vai gastar, talvez não materialmente, com dinheiro, mas sim com tempo, pois vamos ser sinceros, essa coisas não aparecem da noite para o dia.

Agora que você já sabe que isso, de certa maneira não vai ter custo material, que tal uma notícia ainda melhor. Pense comigo, digamos que o seu produto custe por volta de 200 reais, e que para cada 100 emails/leads capturados em duas semanas, 10 comprem, isso equivale a uma taxa de conversão de 10%, você já vai ter conseguido 2000 dos quais você não gastou quase nada para conseguir.

Pode ser que a sua taxa de conversão não seja assim no começo, pode ser maior ou menor, tudo vai depender de quantos leads você captura e quantos chegam a última etapa, apesar de não dominar tudo, lembre-se que você tem grande influência e que isso pode fazer diferença no final.

O Funil e suas artimanhas

Como em qualquer estratégia ela pode dar certo ou não, a vantagem do funil é que como eu disse anteriormente, você praticamente não tem gastos, por isso é muito melhor tentar, caso não der certo, você não perde nada e pode continuar procurando a melhor maneira de introduzir o funil no seu negócio.

Afinal, hoje em dia quem desperdiça a chance de melhorar a taxa de conversão praticamente de graça?
Pois é, se não der certo continue tentando que uma hora você vai encontrar o molde perfeito e aí sim você vai ver como isso pode ajudar.

Outro ponto interessante, é que a rentabilidade do funil não deve ser medida apenas pela taxa de conversão mas deve-se analisar também a quantidade de emails capturados, pois imagine que duas pessoas tiveram uma taxa de conversão de 10% e que seus produtos tem o mesmo valor, só que uma capturou 200 emails e a outra conseguiu 1000, a pessoa que capturou mais emails, apesar de te terem a mesma taxa de conversão, conseguiu uma rentabilidade muito maior em relação a que obteve menos emails, portanto, não devemos apenas focar na taxa de conversão, claro que ela é essencial, mas não adianta você ter uma taxa de conversão de 75% e capturar 100 emails, da mesma maneira que não adianta capturar 5000 mails e ter uma taxa de 1,5%.

Nesses casos você tem dois problemas, no primeiro a taxa de conversão é incrível, mas a captação é muito ruim, já no outro caso, a captura é muito boa porém a taxa de conversão não é muito satisfatória. Em casos como esse, tente identificar o problema para trabalhar na parte que ainda precisa melhorar.

Nem sempre os problemas vão ser estes ou ser apresentados dessa maneira, mas é importante que se preste atenção, porque apesar de quase não ter custo, ele pode te render bastante, então vale a pena, quem sabe você descobre o molde perfeito.

Postado por José N.



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