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SAIBA COMO FAZER TESTE A/B E PARE DE PERDER TEMPO COM SUPOSIÇÕES

22/12/2016

A vida no Marketing Digital é repleta de acasos e surpresas, não é ?

Mas acima de tudo, é você quem vai escolher em virar o jogo e fazer refletir de forma positiva em seu negócio.

 

Estamos falando de testes. Sim, os famosos testes que tantos dizem que precisam ser realizados. Mas porque dar tanta importância a eles?

A explicação é bem simples e direta, se você pensa em algum momento da sua vida em ter sucesso no meio digital, essa é uma das principais ações que você deve incluir em seu planejamento.

 

Acredito que você saiba que tudo que temos hoje, já foi testado e analisado minimamente por alguém. A vida gira em torno desse jogo minha gente e o marketing digital mais ainda!

Logo, vemos que isso é algo que não podemos nos dar o luxo de esquecer, pois é nessa vez que você pode cair!

 

Então, se não quer ser mais uma das pessoas que estão sofrendo para descobrir qual o problema de suas páginas se desgastando em palpites de erros e acertos, continue lendo esse artigo e veja tudo o que o poder de um teste pode fazer.

 

Um dos testes mais realizados é o Teste A/B. E é dele que nós vamos falar hoje te mostrando qual o tamanho de sua importância e quão significativo ele pode se tornar em seu negócio.

Então já prepara sua lista de anotações e vamos aos detalhes!

 

 

 

O Que é o Famoso Teste A/B

 

Teste A/B é o qual você vai estar utilizando para medir em números qual de suas landing pages estão gerando mais conversões. Isso é feito através de testes com sua página original e a variante.

 

Para você entender melhor, imagine que a variante é a irmã gêmea de sua página original e que logo em seguida, ela será aquela na qual terá múltiplas personalidades, pois será nela que você vai fazer as alterações de cada detalhe de sua página para poder estar realizando comparações e medindo os resultados.

 

Esse teste é um dos mais utilizados pela maioria dos empreendedores digitais. E não é apenas porque todos dizem que é preciso ser feito por ser uma das regrinhas mais certinhas que você precisa para ter um bom negócio.

 

É porque é onde realmente você consegue mensurar de forma simples e eficaz como as mudanças dos elementos em sua página aumentam a captação de atenção dos seus usuários.

Imagine a diferença que fará quando você descobrir que um simples elemento que você trocou em sua página te gerou mais conversões.

 

AAh eu sei o que vai acontecer…

Você vai começar a utilizar mais vezes essa estratégia em tudo que você puder encaixar. ;)

 

 

 

Como realizar o teste A/B em minhas

páginas

 

Se você nunca fez esse teste, vai perceber que tem um leque de coisas para poder estar verificando. E se caso já realizou o teste A/B e acha que testou tudo, venha agora pra cá e vamos testar novamente!

 

Uma das coisas mais importantes que você precisa saber, é que teste nunca é demais! NUNCA MESMO!

 

Lembre-se que tudo está em constante evolução, isso inclui gostos, opiniões e principalmente atitudes. E como suas conversões se baseiam na atitude de seu prospecto inserir o email ou comprar, logo você precisa sim estar realizando testes constantes em determinados períodos de tempo para acompanhar essas mudanças de comportamento.

 

Bem, então vamos em partes. vou passar a você quais as possibilidades para estar testando os elementos de suas páginas.

 

 

  • Headline

 

Para começar com o teste, nada melhor que começar pelo início.

Soou um pouco redundante não é ?

 

Mas é a verdade. Em sua página com certeza você tem uma Headline matadora. Mas será que ela realmente está sendo eficaz para o seu público-alvo ?

 

Sabemos como descobrir! Você tem o poder em mãos!

Desenvolva os testes trocando a frase inteira ou se achar que apenas alguma expressão em sua frase pode estar comprometendo sua eficácia, troque uma palavra de cada vez, e vá analisando os resultados.

 

 

  • Conteúdo

 

O conteúdo como um todo em sua página, é uma das coisas que vai estar informando ao seu usuário tudo sobre o que você estará oferecendo.

Você precisa que ele esteja atrativo e não se torne maçante para quem estiver lendo.

 

Então faça os testes modificando alguns conceitos e ideias, se você utilizou gatilhos mentais, utilize outros para saber se aquele vai estar mais condizente com seu negócio e vai despertar maior interesse por parte do público.

 

  • Imagens

 

Uma imagem atrativa tem o poder de fazer seu prospecto brilhar os olhos para o que você está oferecendo. Lembre-se que as pessoas além de gostarem de um bom conteúdo, são principalmente muito visuais.

A visualidade é tudo!

Então é extremamente necessário que você faça os testes com as imagens que estão compondo sua página. Arrisque, faça coisas realmente diferentes.

Mude as cores, veja se fotos com pessoas ou as de animação chamam mais atenção, se a composição de muitos elementos estão carregados na imagem, as vezes seu público gosta de coisas mais simples.

Você tem na internet milhões de concorrentes, então aproveite que pode estar testando cada modificação, isso vai potencializar seu negócio.

 

  • Vídeos

 

Os vídeos são os donos da vez! Eles chegaram pra ficar e não querem sair mais. São os que atualmente mais envolvem o público com conteúdos de forma prática e intuitiva.

 

Faça os testes verificando os gatilhos que você utiliza, a duração, um curto e outro um pouco mais extenso.

 

Veja também a composição desse vídeo, se fica mais agradável você em um fundo claro de uma parede ou se é mais atrativo um local mais composto por objetos.

Parece que não, mas isso pode fazer toda diferença.

 

  • Botões ( Call to action)

 

Além de todos os outros elementos em sua página, o botão de CTA é um dos mais importantes, pois é nele onde você vai conseguir que seu usuário realize alguma ação.

 

Então da-lhe testes nesse nosso amigo tão importante em nossa página.

Você pode mudar a cor do botão, a forma, o tamanho.

Mude também o próprio ícone que utilizar ao fim da frase.

Você pode testar a chamada para ação, troque a frase por uma mais curta e intercale. Lembre-se que sua CTA precisa ser pessoal para que o usuário se identifique com mais facilidade e se sinta instigado a clicar.

 

Qual Plataforma Utilizar

 

Agora que você aprendeu em quais elementos da sua página utilizar o teste A/B, precisa nada mais nada menos encontrar um software no qual consiga desenvolver a ação, não é ? ;)

 

Você pode utilizar o Google Analytics, vai precisar entrar em sua conta e fazer algumas configurações para verificar sua página.

Mas é muito mais fácil já utilizar o teste A/B em sua própria plataforma de criação de páginas, onde já vem tudo integrado e automatizado para visualizar suas conversões.

 

Nós temos em nossa plataforma de páginas essa funcionalidade, onde além de ter páginas profissionais, você não precisa se preocupar em ir atrás de de um software e nem realizar difíceis configurações, já vem tudo junto prontinho para você utilizar! Veja mais clicando aqui!

 

Como Mensurar

 

Aqui é a etapa na qual você vai precisar ser muito cauteloso e prestar atenção nos mínimos detalhes. As pessoas costumam se animar com os testes e ficam verificando os resultados a todo momento.

 

Mas o que você precisa estar ciente, é que o resultado também depende do tráfego em suas páginas. Se você possui um tráfego menor, logo seu tempo de análise final dos resultados será maior.

O período mais indicado para a mensuração é em torno de 15 a 20 dias. Como disse, tudo vai depender da movimentação em sua landing page.

 

Então, não vá correndo gritar aos 4 ventos (sua empresa haha) que após ter mudado a cor de seu botão, suas conversões aumentaram em 100%.

Sinta a energia dos resultados e os traga lentamente a você. Não tem nada melhor que esperar o tempo correto para poder afirmar algo com certeza absoluta. ;)

 

E agora José? O que faço?

 

Chegamos ao GRAND FINALE.

Você vai ter todas as informações em mãos e precisa transformar em boas ações para seu negócio.

 

Ah mas como fazer isso ?

 

Chamamos de ORGANIZAÇÃO!

 

Parece um pouco óbvio, mas é a maneira de você conseguir abstrair o melhor de seus testes. Com uma boa organização você pode separar cada detalhe.

Sem contar que é assim que você vai poder ver com clareza onde está o “erro” e o que pode fazer para melhorar.

 

Então faça documentos e anote tudo o que observar para que quando chegar no momento de análise final, esteja mais simples a visualização dos dados.

 

Não caia no erro de esquecer algum detalhe!

 

Lembre-se que os testes servem para isso mesmo, para identificar os pequenos detalhes que você não consegue ver com simples suposições.

 

“ AAH mas e se em meu teste não houver nenhuma diferença nos resultados?”

 

Mude de novo!

 

Esse é um caso que pode sim acontecer. Às vezes o que você modificou surtiu o mesmo efeito que sua página original. O importante é saber analisar e dar o próximo passo desenvolvendo um modelo diferente. E se em várias vezes ocorrer isso, pode ser que sua página já esteja preparada para a recepção de seus prospectos.

 

Mas deixa eu te contar um segredo!

 

Sempre encontramos algumas coisas que podemos melhorar ;)

 

Então use e abuse dos testes! Faça dele seu melhor amigo!

 

Se você ainda não realiza testes A/B bora correr e começar a utilizar ainda hoje. Caso já utilize, faça-o de novo e melhore mais ainda seu negócio.

 

Bem, encerramos nosso artigo por aqui. Se tiver dúvidas ou sujestões, deixe um comentário abaixo.

Não tenha vergonha, pode me encher de perguntas, vou adorar falar com você ! :D

Abraços!!

Postado por louanegdigital-com-br



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