Grande parte dos vendedores de sucesso sabem que um pós venda pode garantir muitas outras, mas oque é um pós venda  esta técnica trata-se do acompanhamento e construção de um relacionamento com seu cliente mesmo após a compra de seu produto/serviço ter sido efetuada, o cliente busca não apenas um bom produto ou serviço ele busca satisfação em adquirir mas só a compra não garante que seu cliente consiga este sentimento que ele deseja. Uma boa maneira de conseguir que seu cliente alcance a sua satisfação é o pós venda que é composto de um “acompanhamento”  para este cliente que pode ser divido em alguns passos.

1. Gratidão !

Agradeça a seu cliente por ter efetuado a compra e pela preferência de ter feito esta compra com sua empresa, isto ajudará a aumentar a convicção de que ele tomou a decisão correta ao efetuar esta compra.

2. Reforce por que seu produto foi a escolha correta

É possível que seu cliente tenha adquirido seu produto em um impulso consumista ou com algumas expectativas falsas de que tudo mudaria do dia para a noite, para diminuir o sentimento de insatisfação e arrependimento que isto gera reforce como ele fez uma ótima escolha, AUMENTANDO A IMPRESSÃO DELE SOBRE VOCÊ E SUA EMPRESA.

A maneira correta de se usar é logo após a compra usando frases sempre positivas:

  • Tenho certeza que você fez um excelente negócio, pois vai economizar tempo e dinheiro com nosso produto!
  • Fique tranquilo! Sua escolha é a melhor para sua empresa e tenho certeza que você vai ficar plenamente satisfeito com nosso serviço!
  • Parabéns pela excelente escolha! Esse produto vai agregar muito valor a sua vida e aos seus negócios!
  • Parabéns tenho certeza que nosso produto te ajudara a alcançar seu objetivo !

3.Disponibilidade ao cliente !

É uma coisa muito comum que após adquirir seu produto seu cliente tenha várias dúvidas de como usa-lo corretamente e se desenvolver com este produto ou serviço que adquiriu é de extrema importância que tenha alguém disponível para ajudá-lo em todas as suas dúvidas assim atendendo a demanda deste cliente, isto aumentará o grau de satisfação e confiabilidade de sua empresa para com estes clientes atendidos.

4.Fique por perto !

É extremamente importante que após esta venda você continue mantendo o contato com seu cliente caso seja um produto verifique se ele foi entregue corretamente e em perfeito estado, no caso de um serviço entre em contato verifique com o cliente se este serviço esta sendo o mesmo que foi combinado no dia da venda se esta tudo ok.

Caso ocorra problemas, certifique-se de informar seu cliente sobre estes problemas e diga como você esta tomando as providencias para solucionar esta questão, a disposição para atender os clientes nesta hora pode garantir ou não a fidelidade e a satisfação de seus clientes.

5.Surpreenda !

O produto foi comprado e entregue ao cliente? Marque na sua agenda uma data, que pode variar de 7 a 30 dias (conforme seu mercado) para entrar em contato com seu novo cliente e perguntar novamente se está tudo certo com o produto, se ele tem alguma dúvida ou mesmo se o serviço foi bem executado, conforme combinado.

Aqui abre-se uma grande oportunidade para você oferecer novos produtos que estejam em sinergia com o que o cliente comprou. Um pós-venda efetivo é aquele que abre uma portas para outras vendas.

O pós vendas é muito importante não só para fidelizar o cliente mas também para ajudá-lo com uma possível dificuldade que ele possa estar enfrentando com o uso do produto ou quem sabe até mesmo uma insatisfação relacionada a este produto. Solução rima com satisfação.