Há muito tempo o Whatsapp deixou de ser apenas um aplicativo de interação social e se tornou um dos principais aliados para a concretização de vendas nas empresas.

E há maneiras de explorar as possibilidades desse canal para potencializar as negociações e aumentar suas vendas.

Reunimos 7 dicas de fácil aplicação que muitos empreendedores deixam de fazer, e que farão total diferença na sua comunicação com potenciais clientes.

Leia o artigo completo, preparamos um projeto para você participar no final!

1. Instale a Versão WhatsApp Business

Provavelmente talvez você já o use, mas é o primeiro passo para dar início a gerar maior credibilidade para sua empresa.

O whatsapp Business é a versão do aplicativo para atender o mundo corporativo, ele pode ser usado desde por pequenas até grandes empresas.  

É um excelente aliado, já que além de possibilitar uma comunicação rápida, possui soluções diferentes do aplicativo tradicional.

Como por exemplo, você tem a opção de realizar a programação de mensagens para já responder instantaneamente a pessoa que fazer um contato, melhorando, assim, seu tempo de resposta.

Outra solução, são as métricas que ele entrega. Ele apresenta a quantidade de mensagens que foram enviadas, a quantidade das que foram entregues e lidas. Um ótimo recurso para que no final do mês, você consiga fazer uma análise de como sua comunicação via whatsapp tem tido eficiência.

2- Compartilhe Conteúdos e Aumente Sua Possibilidade de Compra 

Um dos erros dos empreendedores é apenas focar no whatsapp somente para o uso da negociação. Quando na verdade, ele é um grande aliado para gerar valor para seu potencial cliente muito antes de ele tomar a decisão de compra.

O marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser aplicado no Whatsapp. Entregar conteúdos, fazem com que você gere credibilidade, aumente a lembrança da sua marca e engajamento com sua empresa, já que você entrega um benefício gratuitamente ao seu público.

Ah, mas que tipo de conteúdo? Traga dicas e informações importantes relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Veja um exemplo: 

Loja que venda acessórios femininos:

“Olá, tudo bem? Estou passando para compartilhar com você 5 maneiras diferentes de usar cachecol neste inverno. Você sabia que com apenas 1 peça você pode criar diferentes composições? Veja as formas de usar na imagem que te enviei e me conte depois se gostou, combinado? 🙂 Abraço!”

E logo abaixo da mensagem você pode enviar uma foto ou vídeo com a dica.

Isso tudo sem vender! Provavelmente, você será a primeira marca que a pessoa lembrará no momento que for comprar o produto ou serviço, nesse caso, o cachecol.

3 – Tenha uma Comunicação Persuasiva para Vender Mais!

Para que você aumente suas vendas pelo whatsapp, é necessário que saia de uma comunicação neutra e passe a ser ativa e que estimule a pessoa realizar a compra.

No dia a dia, o nosso cérebro está condicionado a tomar uma série de decisões, algumas exigem um esforço maior, outras nem tanto.

E por isso gatilhos mentais são grandes aliados para conduzir melhor sua negociação e levar seu cliente até a compra. Clique aqui para entender o que são Gatilhos mentais e aumentar suas vendas.

E como no whatsapp, você faz uso de frases mais objetivas, é ótimo que você saiba como aprimorá-las para deixá-las ainda mais atraentes e impactantes. Principalmente quando for chamar atenção ou quando compartilhar um conteúdo, como vimos na etapa anterior, por exemplo.

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4- Compreenda a Etapa de compra do Potencial Cliente

Nem sempre, a pessoa que chega até você no whatsapp, já estará pronta para comprar. Ela pode, simplesmente, querer obter as primeiras informações sobre seu produto ou serviço. 

E é importante não só compreender essa etapa, como usar isso ao seu favor. Aproveite que esse potencial cliente está avaliando sua empresa, para executar o que mencionamos na etapa 2 com a entrega de conteúdos.

Esses conteúdos educativos, sem serem necessariamente com tom de vendas, potencializará a decisão de compra.

5 – Seja Receptivo!

Não tem nada mais forte para te fazer perder uma venda, do que não ser ao menos receptivo na conversa via whatsapp. 

Pense, qual foi a impressão que você teve quando iniciou uma conversa com uma empresa e não foram simpáticos?

Parece simples, mas quando nos referimos a vendas, falamos novamente de comunicação! 

E frequentemente encontramos empresas que não realizam as práticas básicas no momento de atender, o que fará com que todos seus esforços anteriores que falamos por aqui, sejam jogados no lixo!

Outro detalhe importante é o quanto você dedica seu tempo para conversar com as pessoas. O tempo de resposta influencia diretamente na decisão de compra. Então se atente a isso também!

6- Faça Lista de Transmissão

Listas são um relacionamento pré-venda! Se você souber usá-las, com certeza seu número de compras mensais, aumentarão.

E porquê usá-las? Novamente, quando você traz conteúdo nesses envios e não apenas promoções e vendas, tudo fica mais leve de consumir.

O bom da lista é que te permite conversar individualmente, diferente dos grupos que a maioria utiliza.  

Estabeleça uma frequência de envios, nem que seja 1 vez por semana. Assim, fortalecerá a lembrança da sua marca na mente do consumidor.

7- Leve Mais Pessoas Até o Whatsapp

Você tem o melhor aliado em mãos para divulgar seu número: as redes sociais. Só que não basta simplesmente estar na descrição do perfil, por exemplo.

Faça publicações nessas redes em que seu número também esteja presente. E melhor, incentive que te mandem uma mensagem por lá para conversarem caso queriam tirar dúvidas.

Aprenda Como Fazer abordagens de vendas no Whatsapp. Veja Modelos prontos para usar na prática!

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A maneira como aborda um possível cliente no whatsapp, tem papel essencial no sucesso de uma negociação.

Sabendo disso, fizemos um material em que compilamos mensagens de vendas pelo whatsapp para que você possa utilizar em suas negociações diárias. Clique aqui para acessar gratuitamente.