Há muito tempo o Whatsapp deixou de ser apenas um aplicativo de interação social e se tornou um dos principais aliados para a concretização de vendas nas empresas.
E há maneiras de explorar as possibilidades desse canal para potencializar as negociações e aumentar suas vendas.
Reunimos 7 dicas de fácil aplicação que muitos empreendedores deixam de fazer, e que farão total diferença na sua comunicação com potenciais clientes.
Leia o artigo completo, preparamos um projeto para você participar no final!
1. Instale a Versão WhatsApp Business
Provavelmente talvez você já o use, mas é o primeiro passo para dar início a gerar maior credibilidade para sua empresa.
O whatsapp Business é a versão do aplicativo para atender o mundo corporativo, ele pode ser usado desde por pequenas até grandes empresas.
É um excelente aliado, já que além de possibilitar uma comunicação rápida, possui soluções diferentes do aplicativo tradicional.
Como por exemplo, você tem a opção de realizar a programação de mensagens para já responder instantaneamente a pessoa que fazer um contato, melhorando, assim, seu tempo de resposta.
Outra solução, são as métricas que ele entrega. Ele apresenta a quantidade de mensagens que foram enviadas, a quantidade das que foram entregues e lidas. Um ótimo recurso para que no final do mês, você consiga fazer uma análise de como sua comunicação via whatsapp tem tido eficiência.
2- Compartilhe Conteúdos e Aumente Sua Possibilidade de Compra
Um dos erros dos empreendedores é apenas focar no whatsapp somente para o uso da negociação. Quando na verdade, ele é um grande aliado para gerar valor para seu potencial cliente muito antes de ele tomar a decisão de compra.
O marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser aplicado no Whatsapp. Entregar conteúdos, fazem com que você gere credibilidade, aumente a lembrança da sua marca e engajamento com sua empresa, já que você entrega um benefício gratuitamente ao seu público.
Ah, mas que tipo de conteúdo? Traga dicas e informações importantes relacionadas ao produto ou serviço que você oferece. Veja um exemplo:
Loja que venda acessórios femininos:
“Olá, tudo bem? Estou passando para compartilhar com você 5 maneiras diferentes de usar cachecol neste inverno. Você sabia que com apenas 1 peça você pode criar diferentes composições? Veja as formas de usar na imagem que te enviei e me conte depois se gostou, combinado? 🙂 Abraço!”
E logo abaixo da mensagem você pode enviar uma foto ou vídeo com a dica.
Isso tudo sem vender! Provavelmente, você será a primeira marca que a pessoa lembrará no momento que for comprar o produto ou serviço, nesse caso, o cachecol.
3 – Tenha uma Comunicação Persuasiva para Vender Mais!
Para que você aumente suas vendas pelo whatsapp, é necessário que saia de uma comunicação neutra e passe a ser ativa e que estimule a pessoa realizar a compra.
No dia a dia, o nosso cérebro está condicionado a tomar uma série de decisões, algumas exigem um esforço maior, outras nem tanto.
E por isso gatilhos mentais são grandes aliados para conduzir melhor sua negociação e levar seu cliente até a compra. Clique aqui para entender o que são Gatilhos mentais e aumentar suas vendas.
E como no whatsapp, você faz uso de frases mais objetivas, é ótimo que você saiba como aprimorá-las para deixá-las ainda mais atraentes e impactantes. Principalmente quando for chamar atenção ou quando compartilhar um conteúdo, como vimos na etapa anterior, por exemplo.
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4- Compreenda a Etapa de compra do Potencial Cliente
Nem sempre, a pessoa que chega até você no whatsapp, já estará pronta para comprar. Ela pode, simplesmente, querer obter as primeiras informações sobre seu produto ou serviço.
E é importante não só compreender essa etapa, como usar isso ao seu favor. Aproveite que esse potencial cliente está avaliando sua empresa, para executar o que mencionamos na etapa 2 com a entrega de conteúdos.
Esses conteúdos educativos, sem serem necessariamente com tom de vendas, potencializará a decisão de compra.
5 – Seja Receptivo!
Não tem nada mais forte para te fazer perder uma venda, do que não ser ao menos receptivo na conversa via whatsapp.
Pense, qual foi a impressão que você teve quando iniciou uma conversa com uma empresa e não foram simpáticos?
Parece simples, mas quando nos referimos a vendas, falamos novamente de comunicação!
E frequentemente encontramos empresas que não realizam as práticas básicas no momento de atender, o que fará com que todos seus esforços anteriores que falamos por aqui, sejam jogados no lixo!
Outro detalhe importante é o quanto você dedica seu tempo para conversar com as pessoas. O tempo de resposta influencia diretamente na decisão de compra. Então se atente a isso também!
6- Faça Lista de Transmissão
Listas são um relacionamento pré-venda! Se você souber usá-las, com certeza seu número de compras mensais, aumentarão.
E porquê usá-las? Novamente, quando você traz conteúdo nesses envios e não apenas promoções e vendas, tudo fica mais leve de consumir.
O bom da lista é que te permite conversar individualmente, diferente dos grupos que a maioria utiliza.
Estabeleça uma frequência de envios, nem que seja 1 vez por semana. Assim, fortalecerá a lembrança da sua marca na mente do consumidor.
7- Leve Mais Pessoas Até o Whatsapp
Você tem o melhor aliado em mãos para divulgar seu número: as redes sociais. Só que não basta simplesmente estar na descrição do perfil, por exemplo.
Faça publicações nessas redes em que seu número também esteja presente. E melhor, incentive que te mandem uma mensagem por lá para conversarem caso queriam tirar dúvidas.
Aprenda Como Fazer abordagens de vendas no Whatsapp. Veja Modelos prontos para usar na prática!
A maneira como aborda um possível cliente no whatsapp, tem papel essencial no sucesso de uma negociação.
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