Neste artigo abordaremos para você, os erros mais comuns que cometemos ao produzir conteúdo no Marketing Digital.
O conteúdo serve para fidelizar clientes, além disso, este material também pode afasta-los quando não são bem pensados, o que pode também atrapalhar a sua estratégia de relacionamento.
Mas afinal, quais os principais os cuidados que devemos tomar ao produzir um conteúdo no Marketing Digital?
A seguir listaremos quais os erros mais comuns :
- Em blog posts
Um erro típico em blog post é começar a produzir sem uma estratégia, pois devemos pensar em alguns aspectos importantes, como por exemplo:
- Um blog é adequado para o meu negócio?
- Quais objetivos quero alcançar?
Com base nestes objetivos, podemos avaliar a abordagem que iremos dar ao nosso blog, será de vendas? Relacional ou de posicionamento corporativo?
Outro erro muito típico quando falamos de blog post, é não cuidar da otimização, devemos adaptar os nossos conteúdos a estratégias de SEO, que gera um grande impacto nos mecanismos de busca.
Assim, todo o bom resultado de SEO que obtiver a partir do seu blog, consequentemente beneficiará o seu site.
Devemos tomar cuidado com a imagem da marca, uma vez que um blog hospedado em uma plataforma livre, pode passar a impressão de uma marca não confiável , afetando a credibilidade do seu negócio.
Publicar conteúdo que foge da temática do blog também é um erro que pode atingir e muito uma empresa, pois o seu objetivo é criar um bom número de assinantes , a fim de o tornarem clientes, então é preciso oferecer no blog atrativos para que eles possam voltar a visitar a sua página.
Muitos blogs oferecem também um conteúdo muito limitado, isso significa que ele não oferece ao assinante uma interatividade através de diferentes formatos, como imagens, vídeos, infográficos, documento; o visitante precisa ver no seu blog algo que destaque perante o dos concorrentes.
- Em vídeos
Um dos principais erros que cometemos ao se produzir um conteúdo em vídeo, é não adequar este conteúdo a rede social que foi escolhida, pois conforme falamos em artigos anteriores, cada rede social tem uma linguagem distinta.
Podemos por exemplo, falar do Twitter que, onde podemos produzir apenas 140 caracteres, até nos vídeos, já no Instagram este material não pode passar de um minuto.
Outra dica importante para não errar, é que no Facebook não é indicado colocar vídeos sem legendas, pois as pessoas não costumam abrir os áudios dos vídeos, então uma legenda facilita muito na visualização prévia deste conteúdo.
Outro erro que ocorre muito quando falamos sobre vídeos, é não definir bem o público que será atingido pelo vídeo marketing, pois as ações do vídeo precisam ser pautadas nas personas.
E por último, podemos listar que esquecer o Storytelling também é um erro muito comum, pois esta é uma estratégia necessária para fazer com que o seu vídeo chame a atenção que ele necessita.
- Em redes sociais
Um dos principais erros cometidos ao produzir um conteúdo para as redes sociais é não integrar os canais, pois é necessário pensar que estes devem somar esforços e conquistar os objetivos, portanto é um erro manter perfis e as páginas em ilhas sem conexão, o que diminui e muito o alcance de uma campanha.
Além disso, quando o seu conteúdo não possui uma supervisão e acompanhamento, ele está fadado ao fracasso.
Acontece em muitos casos quando não há supervisão, de ocorrerem erros de português, por exemplo, uma vez que o conteúdo estiver publicado sua empresa será julgada a partir daquele conteúdo.
Além disso, é necessário ter muito cuidado com o conteúdo que é postado, pois uma boa estratégia, é aquilo que norteia as suas postagens e interações. Nas redes o ambiente é menos formal, porém não significa que não devemos nos preocupar com a formalidade.
Algumas empresas produzem conteúdo sem consistência, então não adianta simplesmente investir em redes sociais, para deixá-las de lado. Por isso você investir na continuidade do projeto para conquistar os tão almejados resultados.
- Em Ebooks
Um dos pecados capitais cometidos ao se produzir um conteúdo para Ebook é não contratar editores ou designers.
Escrever e editar são tarefas primordiais para a construção de um ebook e que devem ser muito bem executadas, pois uma capa de um ebook criada por um escritor sem experiência, que não entenda da área de fotografia/design pode fazer com que o seu material seja questionado pela qualidade.
Outro erro muito comum nas produções de conteúdo para ebooks, é deixar o marketing para a última hora, pois muitos autores de textos se acham capazes de desempenhar todas as atividades necessárias para a produção de um livro digital, porém outros se esquecem da parte mais importante deste conteúdo, que é a divulgação.
A divulgação faz parte de um processo analítico, que deve começar antes de ser feita a publicação, pois a partir do momento que você sabe que vai lançar um ebook , consequentemente também já poderá pensar em uma boa ideia de marketing.
O próprio lançamento do livro, pode ser considerado um grande evento; hoje algumas livrarias, como a Cultura, fazem noite de autógrafos com os autores dos livros, convidados , sessão de fotos com quem está lançando o livro…
isso vale não só para o digital mas também para o físico.
Mas quando falamos de ebook, é necessário que se invista nas redes sociais, crie um blog, faça algumas citações contidas no livro, busque importantes contatos, como personalidades da internet, youtubers, digital influencers e faça-os falarem bem sobre o livro, o que pode gerar para o seu ebook um conteúdo rico.
Outro equívoco que ocorre muito na produção de conteúdo para ebooks é a falta de pesquisa de mercado, pois não basta escrever somente aquilo que acha que é correto e publicar, o que ocorre em muitos veículos, pois caso não haja uma pesquisa de mercado, você poderá se deparar com alguns imprevistos, como saber que já tem um livro com o mesmo título que o seu.
Outro questão importante ao realizar a pesquisa, é ter conhecimento do tamanho e do preço do ebook, pois muitos leitores não gostam de visualizar textos muito extensos em telas digitais, por isso lembre-se sempre de fazer antes uma pesquisa dos valores de um ebook e definir valores competitivos para os seus trabalhos.
- Em E-mail Marketing
Quando falamos de e-mail marketing, devemos tomar alguns cuidados, neste caso os erros mais comuns são:
- Linha de assunto/título mal definida
Aqui está um grande problema quando o assunto é e-mail marketing, pois definir bem o assunto do e-mail e o título principal é MUITO IMPORTANTE. Quando o cliente receber o e-mail na caixa de entrada, a primeira coisa que fará é ler o título, ali ele já vai escolher se vai abrir ou não. É importante sempre que tenha em mente pelo menos umas 5 possibilidades de títulos pré-definidos ou até mesmo realizar um teste A/B com a ferramenta de automação de email aqui da G Digital.Pode ser uma boa solução, pois neste caso haverá uma amostragem real das visualizações , apresentando qual obteve a melhor performance.Outro ponto que costuma dar muito problema é quantidade de caracteres no assunto do e-mail, por isso devemos evitar palavras que não tem relação nenhuma com o conteúdo, o ideal neste caso são frases com até 50 caracteres. - Peça de e-mail sem links Quando você não tem nenhum link na sua campanha, pode estar dando um próprio tiro no pé, pois não existem campanhas sem exatamente nenhum link. O principal objetivo de um e-mail marketing é fazer com que as pessoas cheguem até uma landing page sua, notícia ou artigo do seu blog e posteriormente isso irá gerar conversões.Seu e-mail deverá ter pelo menos um link, que o leve à uma página de destino e tenha relação com o seu conteúdo. Por exemplo:
Se quero falar sobre os principais jogos que estão acontecendo no futebol brasileiro e apresentar dados e estatísticas, eu posso colocar um link do Onefootball no e-mail. - Enviar e-mail esporadicamenteA maioria das empresas cometem o erro de enviar muitos e-mails para os consumidores, porém enviar e-mails de forma demasiada pode ser considerado exagero. Por outro lado, enviar um e-mail por mês pode não ser considerado o suficiente. Então é necessário que ter um equilíbrio ao enviar e-mails.Enviar muitos e-mails, não significa que suas vendas aumentarão, e isso pode gerar também uma queda nas taxas de conversão .Uma das melhores maneiras para se decidir qual o número ideal de envio de e-mails é através de testes A/B, onde é possível encontrar segmentos diferentes que preferem e-mails em uma ou outra frequência, neste caso podemos adaptar o volume de envio para cada segmentação.
- No Whatsapp
Quando utilizamos o whatsapp, temos erros que devemos evitar nesta ferramenta em relação ao conteúdo, são eles:
- Não demore na publicação de respostas Se o cliente exige que seja rápido às respostas, e você não consegue dar conta desta demanda, pode correr o risco de ele nunca mais querer o seu produto, pois o cliente se sente mais seguro em contatar empresas que possuem agilidade no atendimento.Há pessoas que perdem muitos clientes por isso, então se não consegue responder rapidamente, contrate um funcionário para a sua empresa que fique responsável somente por esta parte de conteúdo para o Whatsapp.
- Não seja cansativo É importante ter um controle do volume das mensagens, e também da linguagem que irá utilizar no atendimento ao cliente, se o cliente gosta de uma conversa por aúdio, responda com aúdio. Se precisa da mensagem de forma prática, envie em texto. Não vá enviar um livro na conversa, as pessoas sentem preguiça consumir tanta informação de uma vez.
- Em Webnar
É necessário ter o domínio total do produto, pois quando não há, poderá haver uma diminuição de vendas, então é necessário que tenha um conhecimento aprofundado sobre aquilo que está falando, desde o seu desenvolvimento, detalhes técnicos, e todas as variáveis de utilização.
Outro equívoco que muitas empresas cometem, é não fazer um ensaio da apresentação, é fundamental conhecer a plataforma que irá utilizar durante a produção do conteúdo, verificar se as câmeras que escolheu para a gravação estão funcionando corretamente, preparar a iluminação, o local onde será gravado, verificar se não tem nada desviando a atenção do visitante, pois o foco do vídeo deverá ser sempre no conteúdo.
Um outro fator que muitos esquecem é de gravar o vídeo com falas e conteúdo, para que possa fazer as correções necessárias durante o processo de edição.
E por último, podemos destacar o erro de não abrir espaço para os participantes durante um conteúdo de Webnar, pois muitas empresas não disponibilizam este espaço ou disponibilizam um tempo muito curto para as perguntas e sugestões, podemos corrigir isso através do planejamento do conteúdo, pois é muito importante este contato com o público.
A partir destas dicas, podemos concluir que é importante ter um planejamento antes da execução, pois a maioria dos erros em qualquer um dos formatos quase sempre são causados pela falta de um roteiro ou ideia inicial que foi desenvolvida antes da execução.
Conte-me, este artigo lhe foi útil na prevenção ou reajuste de algum erro? Deixe o seu comentário abaixo!!