Quais os desafios que sua empresa está passando hoje?
- Não estou vendo o crescimento da minha empresa
- Me falta investimento para novas iniciativas
- Falta tempo para pensar em novas estratégias
- Possuo recurso, mas não sei onde aplicar
Se você está em qualquer uma dessas situações, há um meio bem simples de você se desprender dessas alternativas, ter uma presença digital! Existem fatores e forças maiores que sempre nos impedem de realizar ações. Isso é tão fato quanto esse motivo ser mesmo que regride a mente de toda a população mundial.
Porém, empreendedores são conhecidos como os tripulantes do mundo que com sua sagacidade e sede por vitórias são capazes de quebrar os paradigmas mais desacreditados pelas pessoas.
No entanto, sabemos muito bem que isso não é tão lindo assim. Então, vou te trazer uma alternativa que te apoiará a construir isso de forma real. E juntamente te apresentar os 5 Incríveis motivos de como o presença digital fará a diferença no seu negócio.
1. DEIXAR DE SER AMADOR
Amadorismo, é uma questão de uma condição, um estado de tempo. Estado de tempo?
Quando sou amadora, leiga em um assunto, passo por algumas fases:
Fase 1: Tenho a percepção de que sou leiga no assunto;
Fase 2: Pesquiso para entender sobre o assunto em questão;
Fase 3: Aprendo.
Tive diferentes estados durante um período de tempo. E por escolhas e ações minhas, eu sou capaz de devorar meu amadorismo e metamorficamente me transformar em um ser evoluído. Enfim, como disse desde o início, amadorismo é um mísero estado de tempo. Para você entender melhor, vou trazer um exemplo que condiz com sua realidade.
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a. AMADORISMO: é não ter uma presença na internet
b. AMADORISMO: é ter um site e pensar que sua empresa possui relevância na internet
c. AMADORISMO: é você saber de tudo isso e não fazer nada
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a. AMADORISMO É NÃO TER UMA PRESENÇA NA INTERNET
Aqui é a fase 1. É o início da sua leiguice, a percepção de que é uma pessoa leiga no assunto.
Como disse a pouco, eu sei que existem motivos para você não ter um presença na internet. Só que você precisa entender que esse é um ponto crítico seu que já era para ter sido inibido há muito tempo. E possuindo uma presença online, você deixa de ser uma pessoa primitiva, deixa de ser o típico homem das cavernas.
b. AMADORISMO É TER UM SITE E ACHAR QUE SUA EMPRESA TEM ALGUMA RELEVÂNCIA NA INTERNET
Aqui é a fase 2. Onde você pesquisa para entender sobre o assunto que não tinha conhecimento, acha que já aprendeu e faz algo meia boca que não dá resultados. Se está nessa fase, me responda senhora ou senhor empreendedor:
Qual retorno tem hoje com seu site?
Você realmente sabe?
Tem métricas especificando o quanto esse site te trás novos clientes?
Esses resultados estão bons?
Sabe porque sua resposta vai ser não?
PORQUE TER UM SITE, É ESTAR NA INTERNET SIM, MAS NÃO É TER UMA PRESENÇA DIGITAL!
“Mas eu não tenho só um site, eu também estou presente nas redes sociais e faço até anúncios patrocinados no Facebook.”
Amadorismo novamente.
Analise essa palavra: PRESENÇA DIGITAL!!!!
Perceba o poder da palavra presença. Ela traz rigidez, é algo sólido, tem força! É essa a diferença de simplesmente estar na internet e ter uma presença online.
Ter Presença Digital, é quando você cria sua estrutura de forma inteligente na internet. Você inverte o processo de ter um site, de fazer anúncios correndo atrás dos clientes e passa a fazê-los começar a vir atrás de você!
Como fazer isso…
- Comece analisando sua persona, que é seu cliente ideal. Você faz isso para conhecê-lo, entender seu comportamento para posteriormente atingi-lo. Isso é necessário para que você possa filtrar quem realmente será seu cliente ideal, já que você não vende pra todo mundo.
- Finalizada análise do público, você começa produzir uma página de captura de email oferecendo um material de valor em troca antes mesmo de vender. Esse material de valor, é alguma informação que agregue algo para esse seu cliente ideal.
Um exemplo: Digamos que você possua uma clínica, é um nutricionista. Você pode solicitar que seu visitante cadastre o email dele para que você envie um material em texto sobre “Dicas de como começar uma reeducação alimentar sem gastar muito”. Esse material será enviado por email e você dará início a um relacionamento com essa pessoa. Note que aqui, você começa a capturar pessoas automaticamente.
- Com tudo isso pronto, você pode agora usar o Facebook e redes sociais para fazer seus anúncios, pois agora terá algo de valor para entregar a essas pessoas e não apenas apresentação da sua empresa e venda.
Perceba que com apenas 3 ações principais, você cria uma estrutura digital.
> Pessoas chegam até você
> Você oferece algo que elas vão adorar receber gratuitamente de forma automatizada
> Você Gera valor
> Elas passam a te seguir e gostar da sua empresa
> Compram.
c. AMADORISMO É VOCÊ SABER DE TUDO ISSO E NÃO FAZER NADA
Aqui é a fase 3, só que em estado de morte. Você aprendeu e não executou. Não tem nada pior que uma empresa que busca prosperar saber da importância de uma ação e mesmo assim não realizar.
E quando digo em morte, a fatalidade é real. Porque a falta de execução se transforma em rotina e não tem nada mais morto que ela. A rotina nada mais é que um conjunto de ações repetitivas, desatualizadas sem iniciativas. É um conjunto da mesmice. Nisso que sua empresa se transforma.
Como deixar de ser amador com meu negócio?
2. SUA EMPRESA PRECISA DE VISIBILIDADE
Para abordar esse motivo, vou dar voz aos números e às sábias estatísticas do IBGE e Hootsuit para você sentir essa realidade aqui comigo:
“O Brasil possui mais de 210 milhões habitantes, desses, mais de 139 milhões são usuários na internet.”
“62% da população brasileira é ativa socialmente”
“58% pesquisam sobre produtos ou serviços de empresas na internet”
O que todos esses dados estão tentando gritar para você é que:
PESSOAS ESTÃO NA INTERNET E ELAS ESPERAM QUE SUA EMPRESA TAMBÉM ESTEJA.
Repare no seu comportamento. Tudo que você precisa hoje, você busca na internet. Comida, produto ou serviço. Quando busca alguma resolução para uma necessidade sua, VOILÀ!! Aparece alguma empresa que te atenda.
Agora pense, quando seu cliente, receber alguma recomendação boca a boca de algum amigo ou conhecido, qual o primeiro passo que você acredita que ele vai dar? Procurar sobre você na internet. E se você não estiver lá, você quebra essa experiência do usuário. O ânimo e curiosidade em te conhecer vai embora. As pessoas agem com agilidade na internet, o mínimo é essa pessoa procurar por outra empresa que ofereça o mesmo que você.
E tem uma coisa muito importante que vem junto com a visibilidade, algo que você constroi, algo que sua empresa não pode pagar. A AUTORIDADE. Quando as pessoas veem sua empresa no ambiente online, você demonstra a eles o quanto você entende de um assunto e mostra que está ali porque tem todo potencial para ajudá-lo.
3. VOCÊ DISPARA NA FRENTE DE SEUS CONCORRENTES
“Sair na frente dos concorrentes”
Um dos desejos mais cobiçados do mundo empreendedor. Um desejo nada impossível quando falamos de presença digital. Veja a situação…
Muitos de seus concorrentes podem sim, achar que estão na internet, talvez tenham um site, uma página no Facebook, mas será que eles possuem uma real presença online? Ou será que ainda estão presos ao velho conceito que você já aprendeu de que ter um site não significa ter uma presença digital…
Agora enxergue mais profundamente…
Quando as pessoas chegam até sua empresa, você as atende, conversa, cria um relacionamento e passa sua energia e dedicação a elas instantaneamente. Somente por meio de um site, você não consegue isso. Por esse motivo, seus concorrentes que estão focados em somente ter um site hoje, perdem a deixa que é mais valorizada por qualquer ser humano, o contato pessoal, a dedicação.
E você tendo uma presença digital, executando o processo de entregar algo de valor ao visitante da sua página sem vender nada inicialmente, se dedica a ele mesmo a distância com aquele material de valor que propõe entregar gratuitamente. Você alcança um nível de intimidade e relação com seus prospectos que seu concorrente não terá.
Enfim, você ganha vantagem sob os concorrentes que não sabem desse processo e para de comer os centavos deixados pelos que já sabiam, assim fica lado a lado deles para o combate.
4. VOCÊ NÃO TEM LIMITAÇÃO GEOGRÁFICA
Esse ponto é bem simples de processar, você deixa de existir somente na cidade onde sua empresa se localiza e passa atingir regiões próximas a você, e melhor, o Brasil todo. Suas dores de em alguns momentos achar que não tem mais pra quem vender onde você reside, acaba aqui. Isso é expansão do seu negócio!
Percebeu que estamos pensando grande né?
Quando lidamos com a presença online você amplia sua mente, amplia seus objetivos, amplia sua empresa. Isso vem como uma consequência.
5. VOCÊ SAI DOS GRUPOS DE DESAPEGA
Ta aí algo bem interessante. Os grupos de Desapega. Esses danados parecem contribuir com a empresa quando na verdade acabam com ela. Pode até ser que tenha dado certo em algum momento, mas isso não é uma presença online. Isso é o seu refúgio para tentar mais uma vez mostrar que sua empresa existe.
Os grupos de desapega tem como foco desapegar (obviamente), encontrar coisas mais baratas ou simples. É isso que as pessoas esperam lá, coisas simples. Se você trata seu produto ou serviço assim, ele sempre vai ser visto dessa forma e você nunca vai ter autoridade para crescer sua marca.
E quando você realiza essa ação, mais uma vez, voltamos ao ponto de que você está correndo atrás de clientes e não eles vindo até você. Percebe o nível de desespero que isso transmite? As pessoas sentem isso.
Quando se tem uma estratégia digital bem definida, um plano de presença online, você toma as rédeas de como vai apresentar sua marca para as pessoas e escolhe como vai transparecer sua identidade para elas.
CONCLUSÃO
Você aprendeu neste artigo:
- Você deixa de ser amador
Partimos da premissa de que a ideia de ter um site, estar na internet não significa ter uma presença online. E você mantém sua empresa no amadorismo quando não adere a esse conceito. - Sua empresa precisa de visibilidade
Uma presença online te possibilita ter visibilidade e a expansão que você sempre quis. Estatísticas demonstram que as pessoas estão pesquisando pelas empresas na internet e esperando que sua empresa também esteja lá para atendê-las. - Você dispara na frente dos seus concorrentes
Seus concorrentes que não conhecem o conceito de presença online continuam no mundo primitivo e você ganha mais espaço no mercado. - Você não tem limitação geográfica
O céu é o limite. O problema de ter clientes somente onde você está acostumado a vender some e você expande seu negócio para qualquer lugar do Brasil. - Você sai dos Grupos de Desapega
Desapega é um ambiente onde as pessoas estão esperando por negócio mais baratos o que desvaloriza sua marca. Com estratégia bem definida, você dá credibilidade e autoridade para sua empresa.
E agora, após todos esses motivos, nada mais justo que eu, escritora deste artigo, reforçar para você o porquê que acredito que deve ter uma presença online.
Eu sei que você pretende dar início a várias iniciativas para sua empresa, precisa preparar sua equipe, precisa de tempo…
E sei também que tudo isso se baseia em uma única coisa, prioridade. E eu te asseguro que ter ma presença digital deve ser sua prioridade!
E eu sei que dentro de você, com sua grande ambição e sonhos como um empreendedor, sente a necessidade de ter mais do que tem hoje. E a verdade que eu tentei desencadear em torno desse artigo, Senhor(a) empreendedor(a), é que se você não possui uma presença digital, você não tem realmente nada hoje e não terá mais nada amanhã!
Tenha sua Presença Digital AGORA!!
Referências
http://www.valor.com.br/brasil/5337837/ibge-942-dos-brasileiros-usam-internet-para-trocar-textos-e-imagens
https://hootsuite.com/pt/pages/digital-in-2018