Quantos conteúdos você possui hoje parados por aí?
E quão cansado você está sem ter até mais ideias do que escrever para alimentar sua audiência?
Hoje vou te ensinar técnicas de como aproveitar o seu artigo da melhor maneira e de forma interativa, através dos infográficos.
Qual Importância do Conteúdo em Infográfico?
Há diversos fatores que podemos levar em conta quando falamos de um conteúdo feito em Infográfico, mas os principais são:
1. Assimilação do conteúdo de forma rápida
Este recurso pode ser considerado um grande aliado para que o leitor assimile facilmente a mensagem que está sendo transmitida.
Para chegar a um modelo de Infográfico ideal, é necessário que antes se faça um esboço ou um esqueleto de conteúdo daquilo que será apresentado no Infográfico. E lógico, ter em mente qual software será utilizado na produção do mesmo. Você também deve alinhar com um redator e com um design um formato ideal e em que parte do infográfico o conteúdo será abordado.
2. Aumenta as chances de atrair mais tráfego
Se o seu o conteúdo for bem elaborado, com o tempo o público irá perceber sua eficiência dele, o que fará com que a pesquisa por esse conteúdo cresça nas plataformas de busca.
O Facebook também pode ser considerado uma boa ferramenta para entregar Infográficos, pois é a rede que possui o maior número de compartilhamentos de usuários.
3.Tem uma posição de autoridade no assunto
O seu conteúdo será exposto de forma atraente e consequentemente o interesse e a compreensão do público aumentarão. Infográficos, por terem seu poder de despertar interesse e entregar informações com belos recursos visuais, colaboram para que sua empresa seja vista em um nível mais profissional.
E ser reconhecido no mercado é muito importante, e ainda mais se tornar uma autoridade no assunto; a Fifa, por exemplo, é a autoridade máxima do futebol.
Quando você é uma autoridade no nicho em que atua, consequentemente estará aumentando a expansão da empresa no mercado;
Como transformar um conteúdo já existente em Infográfico
- Para transformar um conteúdo em Infográfico com informações mais sintéticas, você deve optar por um material com uma abordagem mais simples, para que favoreça a compreensão do usuário no assunto, portanto podemos optar por textos mais curtos dentro do Infográfico e mesclar com o visual.
Veja um trecho do artigo Principais Erros de Funil de Vendas: Salve seu Negócio de uma Estratégia Mal Elaborada produzido aqui na G Digital.
Note que é um artigo comum e explicativo. Se fossemos transformar esse trecho em um pequeno infográfico, poderíamos retirar informações chave. Veja esse exemplo rápido em texto:
Principais Erros de Funil de Vendas: Salve seu Negócio de uma Estratégia Mal Elaborada
1. Não definir sua persona (imagem)
– Desestrutura toda sua estratégia de funil
– Você erra na linguagem, produção de imagem e conteúdos
– Se baseia em achismos e corre risco de 95% de um estratégia fracassada
– Seu investimento será em vão
Viu Como você consegue passar a mensagem interessante ao público de forma sintética e rápida. Eu representei aqui rapidamente em texto. Agora imagina isso diagramado em um infográfico…
- Adaptar o seu discurso a uma PERSONA também ajuda a criar um vínculo a maior com quem estava vendo o seu Infográfico, e assim fazer com que o seu conteúdo viralize nas redes sociais, sites, blogs e etc.
- Definir uma paleta de cores ideais para o Infográfico também é importante, por exemplo, você já parou para pensar por qual motivo o amarelo do M do McDonalds é tão marcante, ou até mesmo porque o símbolo da Coca- Cola é vermelho?
As cores criam no telespectador emoções e impressões instantâneas no usuário, com isso podemos dizer que esta é a forma mais rápida de se transmitir uma mensagem. Portanto, escolher as cores erradas podem significar o fracasso do seu design
[Uma pesquisa realizada pelo portal CollorMatters diz que 60% das pessoas se sentem atraídas pelas cores utilizadas em uma marca, ou neste caso como estamos, nas cores do seu Infográfico.]
- Os conteúdos que são mais acessados podem facilmente serem transformados em Infográficos, pois este conteúdo que estava em formato de texto, no formato de infográfico irá atrair muito mais clientes e gerar também conversões.
Quais os tipos de Infográficos?
– Estatísticos
Quando o Infográfico é apenas estatístico podemos dizer que há um desafio maior quando falamos da maneira de passar uma informação.
Pois neste caso, é necessário que os dados sejam verídicos, estejam muito bem organizados, com bastante informações de texto, com detalhes.
– Animados
Neste formato as informações podem ser bem mais distribuídas e organizadas. Podemos fazer por exemplo, um conteúdo de um avião. Onde teria uma chamada principal seria com dicas sobre um embarque. Tudo isso facilita na compreensão final de um assunto, este tipo de infográfico pode ser bem objetivo, com uma locução que vá direto ao ponto.
– Interativos
Este tipo de formato exige sim uma maior complexidade, pois envolve animações e conhecimentos de programação, portanto o Infográfico deve ser manipulável, de forma que o leitor consiga fazer um tour pelo post. Veja os Infográficos da Revista SUPERINTERESSANTE que utiliza muito destes recursos.
O que é Necessário para Criar um Bom Infográfico?
Um Infográfico necessariamente não necessita de muitas imagens para ser criado, se elaborar um a partir da ajuda de um design, verá que pode criar um bem atrativo e informativo através apenas de uma imagem. E claro, dependendo do assunto pode pegar outras imagens para explicar de maneira mais clara.
Se utilizarmos uma linguagem gráfica, podemos dizer que o Infográfico ficará rico em informações, por exemplo, é mais fácil de explicar o índice de criminalidade em São Paulo através de números e imagens, do que em palavras.
Onde Monto um Infográfico?
Agora, se você não possui um designer para te apoiar, você também consegue criar sozinho. Você pode utilizar o Canva.
Ele é um software especializado em criar manuais, guias, infográficos, e-books.
Os templates facilitam muito o trabalho, pois é fácil de ser manuseado e ao mesmo tempo permite rapidez na criação.
Além de que todo conteúdo criado no programa fica armazenado numa nuvem, fazendo com que você possa acessar todos os trabalhos que foram feitos remotamente, de outro computador e ainda convidar outros membros para manusear os jobs.
Outro benefício do Canva é que ele possui uma vasta biblioteca com vários modelos gratuitos e milhões de elementos gráficos para serem personalizados.
Onde divulgar os Infográficos?
Você pode fazer a divulgação em blog, que é uma maneira interessante de gerar tráfico. Você pode inserir um infográfico no blog e ao mesmo tempo atrair a audiência para lá.
O Pinterest também é uma boa opção de divulgação, pois muitas pessoas utilizam a pesquisa de conteúdo por lá e se tratando de um infográfico que tem um apelo visual muito grande, vale a pena usar esta ferramenta.
O Instagram e o Facebook, também são boas opções, pois muitas pessoas utilizam estes apps na versão Mobile, além de ser fácil o entendimento, é possível que um conteúdo de Infográfico seja compartilhado facilmente entre os usuários. Viu como você consegue reaproveitar seus conteúdos com essas dicas!
Conta aqui pra mim nos comentários o que achou dessas dicas e se é viável para você transformar seus conteúdos em infográficos!