A escolha das soluções de sua empresa precisa ser sempre cuidadosa e detalhista. Qualquer decisão errada pode impactar negativamente nos seus resultados e comprometer sua estratégia. Você sabe como escolher a melhor ferramenta de automação de Inbound Marketing?
Uma campanha de Inbound Marketing envolve o uso da tecnologia para atrair o perfil de cliente certo para a sua empresa e nutri-lo com conteúdo e ofertas pensadas especialmente para ele. Já fica nítido o quanto a tecnologia é importante nesse processo, certo?
No entanto, para que tudo isso funcione bem, você precisa de uma ferramenta de qualidade. Como existem várias possibilidades no mercado, é algo que pode ser complexo e intimidador.
No artigo a seguir, você saberá mais sobre o funcionamento de uma ferramenta de automação de Inbound Marketing e quais critérios levar em conta ao escolher a sua. Aproveite!
O que é uma ferramenta de automação de Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um tipo de estratégia que se fundamenta na automação. Somente por meio dela é possível impactar todos os leads que você possui utilizando o melhor conteúdo para o estágio do funil de vendas em que estão inseridos.
A automação também é essencial para que você consiga integrar os vários canais da sua estratégia de maneira contínua. É algo que possibilita, por exemplo, identificar um cliente que deixou o carrinho vazio em um e-commerce para, depois, enviar um cupom de desconto especial somente para ele.
Tendo isso em mente, fica claro como é importante escolher a melhor ferramenta de automação de Inbound Marketing para a sua empresa utilizar. Qualquer erro nessa escolha pode limitar severamente as suas opções e, por consequência, os seus resultados.
Como acertar na escolha da ferramenta de automação de Inbound Marketing?
Veja a seguir os principais critérios que você precisa levar em conta ao decidir pela ferramenta de automação de Inbound Marketing da sua empresa. Confira!
1. Seus canais de marketing
Um momento decisivo do planejamento de marketing é a definição dos canais que serão utilizados na estratégia. Da mesma forma, esse aspecto é decisivo também quando se trata da escolha da ferramenta de automação de Inbound Marketing.
Essencialmente, a plataforma escolhida por você precisa suportar os canais de marketing que a sua marca utiliza. Além disso, requer as integrações necessárias para que você possa mensurar as métricas certas e obter informações valiosas sobre seus leads conforme interagem com sua marca em múltiplos canais.
2. Qualificações do time de atendimento
Uma boa ferramenta de automação de Inbound Marketing deve contar com um time qualificado que fique responsável por atender você e ajudar a desenvolver a sua estratégia usando essa solução. Assim, você conseguirá utilizar a plataforma da melhor maneira.
Antes de tomar uma decisão, procure saber quem atenderá você ao se tornar cliente e se essas pessoas têm as qualificações necessárias para agregar valor aos seus processos.
3. Qualidade do suporte técnico
Ao contratar qualquer tipo de solução para a sua empresa, um momento decisivo é a avaliação do suporte técnico do serviço. Pense em todos os negócios valiosos que você perderá se tiver algum problema com o sistema e o suporte não ajudar você a tempo com a solução adequada.
Para se livrar desse risco, pesquise a fundo como é o nível de qualidade do suporte técnico da ferramenta de automação de Inbound Marketing que você está considerando.
4. Integrações disponíveis
A real força de uma ferramenta de automação de Inbound Marketing está nas suas capacidades de integrar diversos meios diferentes para agregar valor aos seus resultados. Esse é o principal atrativo de contratar uma solução como essa.
Portanto, ao decidir pela plataforma que a sua empresa utilizará, tenha atenção especial às integrações que estão disponíveis. Você precisa ser capaz de utilizá-la com o seu site, seus perfis nas redes sociais, envios de e-mail marketing, entre outros.
5. Planos e preços disponíveis
Uma etapa bem importante de qualquer contratação é considerar o preço das soluções consideradas. Não dá para ignorar esse aspecto, já que ele tem um impacto direto no seu orçamento e pode viabilizar ou inviabilizar a sua decisão.
Tenha atenção especial à disponibilidade de múltiplos planos. Para isso, é essencial que você avalie as necessidades da sua estratégia e confira o preço do plano que melhor se encaixa nelas. Verifique também se há descontos para pagamentos adiantados.
6. Usabilidade
Por melhor que seja uma ferramenta, a viabilidade dela pode cair drasticamente se não tiver uma boa usabilidade. Afinal, se o seu time enfrentar dificuldades para usá-la, mais tempo será gasto com um recurso pensado justamente para trazer mais produtividade.
Procure testar antes e fique de olho na usabilidade de seus recursos. De preferência, peça a ajuda de outro profissional para colher as impressões dele a respeito da facilidade de uso, acesso às funções, organização dos menus, entre outros.
7. Otimização de processos
Uma ferramenta de automação de Inbound Marketing tem o potencial de otimizar uma série de processos da sua empresa, desde os de marketing até os de vendas. Portanto, esse deve ser um dos critérios levados em conta por você ao decidir qual solução contratar.
Para fazer isso, certifique-se de que a ferramenta considerada por você seja capaz de se integrar aos processos necessários. O Inbound Marketing funciona a partir da união entre marketing e vendas, portanto, é essencial que essa possibilidade esteja entre as capacidades dela.
8. Uptime
Pode ser bastante negativo para os seus resultados utilizar uma ferramenta que constantemente sai do ar e compromete o caminho dos seus leads pelo funil de vendas. É por isso que você precisa se certificar de que o recurso contratado raramente tenha problemas desse tipo.
A melhor forma de garantir isso é conferindo a estimativa de uptime da ferramenta. Qualquer número abaixo de 99% deve servir de argumento para eliminar aquela opção da sua lista de ferramentas consideradas.
Leve em conta os critérios acima para contar com a decisão correta ao escolher a sua ferramenta de automação de Inbound Marketing. Não apresse esse processo, já que qualquer erro pode ser altamente prejudicial para a sua marca.
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