Fundo do Funil é o momento onde as pessoas estão interessadas em comprar de você, onde já passaram por todas as etapas do funil, foram filtradas e que estão interessadas em comprar.

Estes clientes tem interesse em saber coisas do tipo:

– Quem é a empresa, quais são os seus principais valores e missões.

– O que de fato eles entregam?

– Como é o produto?

– Qual o perfil de pessoas que compram da empresa?

– O cliente está feliz com o resultado?

Este tipo de conteúdo é o que converte ou ajuda um potencial cliente a comprar de você, então todo texto que é produzido com a intenção de vendê-lo faz parte do Fundo do Funil.

 

Qual Conteúdo Criar Para o Fundo do Funil?

Para esta fase, necessitamos de um conteúdo bem elaborado, técnico e que promova o seu produto, mas que ao mesmo tempo não seja apelativo.

Por isso, devemos utilizar ferramentas que facilitem a transmissão da mensagem de maneira que amplie o interesse do cliente, NÃO utilizaremos uma linguagem agressiva, que pareça que estamos obrigando a compra de um produto, tem que ser suave e que ao mesmo tempo possa contemplar uma venda.

Algumas dicas para utilizar nesta etapa, quando pensamos na produção de conteúdo:

  • APRESENTE A EMPRESA

Mostre o funcionamento da empresa, através de um site, de um blog; para que o comprador tenha 100% de certeza que a sua empresa é confiável.

  • DEMONSTRAÇÕES

Apresente demonstrações do uso do produto, neste momento é importante que se utilize uma linguagem visual para o site, ou até mesmo fazer um vídeo explicando a utilização deste produto, assim você demonstra para o cliente que domina um determinado assunto.

  • DEPOIMENTOS DE CLIENTES

Publique depoimentos dos clientes satisfeitos, algumas grandes empresas fazem uso deste recurso, coloque discursos entre aspas de clientes que se sentiram satisfeitos com o seus serviços, isso é muito importante, pois mostra a qualidade do seu produto e reforça para o prospectoa intenção de compra. Então é muito importante que a empresa passe por esta avaliação positiva.

  • ESTATÍSTICAS DE SUCESSO

Mostrar o seu potencial por meio de números e estatísticas que resultaram em sucesso, é muito importante que você consiga passar para o prospecto, dados concretos de bons cases da empresa. Outra maneira além do feedback,  é mostrar que a instituição é muito comprometida na questão de performance e resultados.

  • MOSTRE SEUS PONTOS FORTES

Liste os seus pontos fortes e apresente os seus diferenciais em relação à concorrência, com isso podemos mostrar que a empresa pensa fora da caixa e está preocupada sempre em inovar, hoje temos um mercado muito competitivo em qualquer ramo, então quando temos alguém faz o “diferente”, você naturalmente acaba se destacando em relação aos demais, pois acaba sendo reconhecido como um serviço exclusivo.

Seguindo estas dicas, pode ter certeza que o cliente chegará a conclusões que a sua empresa é a melhor solução!

Quais Meios Usar Para a Produção de Conteúdo no Fundo do Funil?

É hora de promover o seu trabalho, então seguem algumas dicas para aumentar o seu poder de conversão.

Vídeos

Essa é uma maneira que agrada muitos clientes e que gera resultados eficazes e imediatos. É interessante você fazer um roteiro da aula do vídeo para saber o momento correto que vai explicar tal conceito. Logo, você pode distribuir no canal do Youtube, enviar em sua lista de e-mail, postar nas redes sociais, o que vai impulsionar um maior engajamento.

Webnars de Venda

Os Webnars se encaixam em um bom modelo de se produzir conteúdo nesta etapa, pois esta é uma excelente oportunidade de estar próximo do seu futuro cliente e esclarecer todos os problemas e dúvidas que possam surgir durante o processo.

Além que um fator importante ao se produzir um Webnar, é a possibilidade de conseguir se firmar como um especialista no assunto, gerando assim, credibilidade e se tornando uma autoridade para seu lead.

E-books com cases de sucesso do cliente

Deste formato também já falamos em outros momentos aqui no blog, porém nesta fase é importante que se desenvolva uma grande história de sucesso de um bom cliente, que é fiel na compra, isso  pode ser feito através de depoimentos, estatísticas, planejamento e estratégias adotadas para que o sucesso fosse alcançado.

Site

É importante que o seu site tenha boas estratégias de SEO, possua um bom ranking no Google e tenha informações completas sobre produtos e serviços. Pois certamente o próximo prospecto irá procurá-lo por este canal, então mantê-lo atualizado também é uma boa alternativa.

Além de que, podemos também criar uma página no Linkedin ou até mesmo no Facebook, pois ao entrar na sua página nas redes sociais, o cliente tem a possibilidade de ser relacionado para o site.

Pesquisas

Outro modelo de se apresentar este conteúdo, também já foi comentado por aqui, que é se utilizar de pesquisas através de infográficos, números e dados que comprovem a eficiência de sua empresa.

Testes Grátis

Uma boa solução para acabar com todas as dúvidas existentes na cabeça do cliente é fazer com que tenha a oportunidade de testar um produto ou serviço, pois quando se abre esta possibilidade, o cliente consegue perceber se o que está contratando efetivamente atende as suas reais necessidades.

A importância do Fundo do Funil

Um dos fatores que tornam esta etapa importante durante todo o processo do Funil de Vendas se dá pelo fato de ser nesta fase que fechamos a venda, de fato.

Portanto, podemos concluir que um conteúdo de Fundo do Funil bem produzido, ajuda analistas a provarem para os seus chefes que aquela empresa é a melhor solução. E isso funciona comumente com todas as hierarquias de uma instituição.

Com isso, a redação precisa ser positiva e que exalte os pontos positivos da empresa, as vantagens de escolher os seus serviços e não o do concorrente. Para escrever um conteúdo para o Fundo do Funil, é necessário que conhecer muito bem os negócios da empresa e que ao mesmo tempo saiba passar conhecimento para as leads de forma direta.

Além disso, o BOFU é importante para se deixar clara uma oferta, uma vez que este conteúdo está muito ligado ao time de vendas, porém algumas vezes tem um tom muito forte de uma linguagem voltada para o marketing do que em outros estágios do funil.

Então, podemos concluir que o conteúdo do BOFU deve estar alinhado com a equipe de vendas, uma vez que são utilizados alguns exemplos de cases de sucesso da empresa, durante o contato com os leads.

Por último, o BOFU é importante para passar valor para o leitor, pois é neste momento que devemos usar uma linguagem mais baseada em números que comprovem o conteúdo que esta ali.

Exemplos de Outras Empresas que Produziram conteúdos para o BOFU

Vamos exemplificar aqui apenas alguns modelos de conteúdo.

Vídeos

Temos diversos exemplos dentro do próprio marketing digital, onde grandes empresas/plataformas apresentam um modelo de curso para se conquistar clientes.

Um exemplo disto é o Torcedores.com, site esportivo que através de estratégias de marketing procuram atrair novos redatores para a equipe, porém para fazer parte temos vídeo-aulas com Marcelo Tas que explica sobre a sua carreira, como foi para chegar a carreira de jornalista, ou seja, há todo um engajamento da área para  que primeiro você se torne um redator júnior, para depois passar para um perfil pleno ou até mesmo sênior .

Site

Podemos pegar como exemplo, site de entretenimento/cultura do Omelete, onde há um engajamento com os leitores, há conteúdos relevantes, através de vídeos e também há criações muito boas, principalmente no Instagram. Tanto que são considerados influenciadores digitais, não só pela quantidade de seguidores, mas também pela qualidade dos serviços do site e pelo alcance que o site possui.

Pesquisas

Temos este exemplo de pesquisa, que é um traço muito forte até realizado nas publicações da Revista Superinteressante, durante o conteúdo, o leitor se depara com muitos gráficos, números e que comprovam aquilo que está sendo escrito, e por isso a revista é muito bem conceituada.

Concluindo, não adianta você desenvolver seu funil inteiro e chegar no final dele sem aplicar essas estratégias que passei a você. Todo seu tempo dedicado às etapas anteriores será perdido!!

Então reveja o que está fazendo em seu funil, leia novamente os tópicos desse artigo, se preciso, e melhore sua estratégia!

Se tiver alguma dúvida sobre como construir o fundo do seu funil de vendas, deixe aqui nos comentários, que respondo você!!

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