O que é de fato o funil de vendas e o que esse “rei” pode fazer pelo seu negócio?

Imagine o funil com uma coroa, liderando o império do marketing digital com várias empresas aplicando táticas em torno desse modelo…

A estratégia de funil de vendas é a que rege a movimentação e propulsiona resultados dentro do marketing digital!

Qualquer tática que uma empresa venha desenvolver, independente da ferramenta ou do meio, sempre vai se resumir a uma única estrutura, a de funil de vendas!

 

O Conceito de Funil de Vendas

O funil de vendas é um modelo de estratégias que mostram exatamente a jornada do cliente. E isso é a partir do primeiro contato dele com a empresa até a hora que fecha o negócio de fato. Funil de vendas também pode ser chamado de pipeline.

Este se forma através de uma conjunção de etapas e gatilhos, em que o objetivo visa dar suporte à jornada de compra dos perfis de clientes de acordo com uma organização específica. As etapas  presentes no funil de vendas se ligam diretamente a cada fase da jornada de compra. Por isso, é muito importante que você se atente a essas etapas para que as realize de maneira eficiente!

Continue lendo o artigo e conheça detalhadamente suas etapas

 

Topo de funil

Através desta fase, os visitantes conseguem perceber que têm uma necessidade ou problema que deve ser resolvido, e até então, este seja desconhecido. É uma etapa que visa a consciência, que se desperta após entrar em contato com a sua empresa.

A função principal é permitir a educação destes visitantes, ou seja, você deve oferecer conteúdos ricos, como eBooks e infográficos, por exemplo. Os materiais serão acessados, depois de preencher um formulário de cadastro. Com este fornecimento de dados, o visitante já pode se tornar um lead.

 

Meio de Funil

Nessa etapa, o lead está reconhecendo o problema e é o momento de apontar considerações para solucioná-lo. É uma etapa onde as empresas já passam a lidar com os leads. Estes ficam em busca para resolver as suas necessidades, mesmo que ainda não saibam de que maneira fazer isso. Pode acontecer através de uma planilha específica, ou então envolvendo a compra de softwares. A função principal é ajudar a resolver com dicas e técnicas específicas.

Não significa querer vender soluções a qualquer custo. É necessário trabalhar para o amadurecimento e qualificação dos leads, para que fiquem prontos para prosseguir com o funil de vendas.

 

Fundo de Funil

Este é ligado para o momento de se fazer a decisão da compra. Com ele, os leads qualificados passam a ser oportunidades. Eles estão praticamente prontos para que sejam abordados pela equipe de vendas. Estando por dentro destes problemas, são propostas soluções para os mesmos.

A relação de confiança estabelecida entre você e cada cliente irá fazer com que seja visto como uma importante referência no assunto, em que será possível negociar corretamente. Você e sua empresa terão que mostrar que será o perfeito parceiro para eles.

O funil de vendas se fecha no momento em que os prospectos finalizam a compra, se transformando de fato em clientes.

 

Quanto a Jornada de Compra

Como foi visto anteriormente, o funil de vendas se responsabiliza por permitir dar suporte à jornada de compra de cada uma das personas. Este conceito da Jornada de Compra se compõe através de quatro etapas e que tem como objetivo fazer a representação com os passos em que o cliente percorre até o momento em que adquire um produto específico.

A primeira das etapas envolve o aprendizado quanto a descoberta. É nesta fase que o comprador não tem conhecimento sobre se há um problema ou oportunidade de negócios. O objetivo é pra que seja possível despertar o interesse de uma pessoa por determinado assunto ou fazer com que perceba quanto às boas oportunidades de negócios são importantes.

O segundo passo envolve reconhecer o problema. É a parte em que o comprador consegue identificar que há alguma dificuldade ou então oportunidade de negócios, de maneira a pesquisar mais a respeito deste problema, e de outras soluções possíveis.

Continuando estas etapas, há a consideração da solução, em que o comprador sabe das possíveis soluções para que consiga resolver determinados problemas, de maneira a avaliar quais são as alternativas até a resolução do mesmo. Neste momento, é importante que consiga criar um senso grande de urgência. Se isso não acontecer, o comprador irá identificar que vai achar uma solução para seu problema, porém, não terá o mesmo empenho para a resolução deste.

Por fim, há a decisão das compras, em que o comprador irá comparar quais são as opções disponíveis, de maneira a pesquisar qual delas é melhor para o seu contexto. É importante neste momento que sejam ressaltados os diferenciais competitivos de todas estas soluções.

 

Como Construir um Bom Funil de Vendas

Se você ainda não sabe como fazer um funil de vendas para a sua empresa, agora verá um passo a passo a respeito da melhor forma de implantar no seu negócio.

A primeira coisa a ser feita é mapear a jornada de compras, identificando todas as aquisições que são feitas pelas personas da organização.  Para isso, é preciso que o responsável pelo setor comercial entre em contato com o máximo de potenciais clientes, de maneira que eles evitem as dificuldades ao longo do processo.

Depois disso, terá de mapear quais são os marcos que representam as viradas do estágio. É importante verificar com o lead as maneiras para se solucionar problemas, por exemplo.

E, por fim, defina as etapas do seu funil de vendas. Elas precisam ser planejadas com o objetivo de trazer o maior suporte possível, para entregar o valor necessário até que ocorra o avanço das negociações com o potencial cliente.

 

Ter o funil de Vendas é Eficaz Para os Seus Negócios

Através disso, é possível determinar melhor quais serão os rumos que a sua empresa irá tomar, a fim de adquirir mais clientes e ficar mais próximo de bater as suas metas. Desta forma, o seu negócio terá mais chances de evoluir, e de encontrar novos rumos para o seu ramo.

 

Quer conhecer um pouco melhor sobre cada Etapa que compõe um Funil? Confira agora mesmo o passo-a-passo, iniciando pelo “Topo do Funil: Aprenda a Criar Conteúdos Específicos para Essa Etapa.