Há ferramentas essenciais, adotadas pelas grandes empresas, que permitem conquistar mais clientes, e vão além das redes sociais (sobretudo Facebook e Instagram). Veja quais são as principais e como implementá-las no seu negócio para que, assim, você conquiste mais clientes.

Por que apenas postagens no Facebook e Instagram não vão atrair mais clientes em seu negócio

Imagine a seguinte situação: Você cria uma conta para o seu negócio em uma das principais redes sociais da atualidade (Facebook ou Instagram). Por estar habituado com a rede social, você se sente “em casa” e é até mais confortável utilizá-la.

Com o tempo, você vai desenvolvendo novas técnicas e habilidades que te permitem encontrar mais seguidores para a sua marca – o que é fantástico. Novas postagens em estilos diferentes, comentários, engajamento, curtidas, seguidores…

O desenvolvimento e crescimento aumentam cada vez mais. Você até encontra um padrão e busca segui-lo. De certa forma, você já se consolidou e agora quer permanecer com o mesmo nível para continuar firme na rede social.

Porém, em um dado momento, você nota que falta algo. Normalmente, isso vem de duas formas: a) ou você quer crescer e conquistar mais clientes e não sabe como (afinal, suas referências continuam crescendo cada vez mais); ou, então, b) você também quer crescer e conquistar mais clientes mas vê seus concorrentes se posicionando cada vez melhor, competindo, cada vez mais, por sua audiência.

Isso é algo que pega muito àqueles que se dedicam única e exclusivamente às postagens em rede social. Somente dedicar-se as redes pode fazer com que você perca seguidores, clientes e, as duas coisas mais importantes: autoridade e dinheiro.

Por mais que sejam ótimas ferramentas para fazer o seu negócio crescer, tanto o Facebook quanto o Instagram, eles, por si só, não bastam. É necessário algo mais que vai além dessas plataformas.

Esse algo mais é o diferencial que os grandes negócios na internet possuem. Inclusive, os maiores negócios no Facebook e Instagram adotam essas técnicas provando, assim, que elas são fundamentais.

Essas técnicas permitem que você adote um novo patamar, elevando, portanto, o nível de sua empresa.

Ter mais seguidores não significa necessariamente ter mais clientes

Facebook e Instagram

Hoje em dia contamos com uma grande facilidade que é o fato de podermos utilizar as Redes Sociais como fonte de trabalho. Com isso, o grande foco, para quem as utilizam, é conquistar cada vez mais seguidores, curtidas, comentários, compartilhamentos… Enfim, conquistar cada vez mais um público engajado.

Há pessoas, e não são poucas, que até conseguem um grande número de seguidores no Instagram, no entanto, elas não conseguem transformar esses seguidores em clientes.

Por outro lado, o mesmo acontece com páginas que possuem muitas curtidas no Facebook mas, mesmo assim, não conseguem converter todo esse engajamento dos seguidores em clientes, deixando, dessa forma, uma boa oportunidade escapar.

Como resolver esse problema? Antes de prosseguir, é preciso que você faça uma pequena avaliação: O que eu estou buscando é verdadeiramente novos clientes ou apenas seguidores?

É possível não ter tantos seguidores assim e converter sua grande maioria em clientes, ao passo que também é possível ter muitos seguidores e não converter quase nenhum. E, aqui, é a tomada de decisão que você irá fazer.

Porém, por que não aumentar os dois? Tanto o número de seguidores quanto o número de clientes? Veja a solução completa abaixo:

Marketing Digital: A solução completa para aquisição de novos clientes!

O Marketing Digital vai muito além das redes sociais. O termo, que é uma verdadeira área de estudo para profissionais, possui muitas técnicas essenciais para desenvolver qualquer negócio.

Iremos introduzir as principais técnicas e você, caso queira conhecer mais a fundo sobre elas, poderá conferir mais nos nossos artigos sobre cada uma delas.

De certo, é impossível uma empresa sobreviver sem estar conectada ao mundo da internet. Cada vez mais as pessoas reconhecem o valor de um trabalho mais eficaz e eficiente através, principalmente, do Marketing Digital.

1. Conheça seu cliente

Facebook e Instagram

Esse é o passo mais importante na aquisição de novos clientes pois é com base nas informações de seus clientes que você irá buscar meios de conquistá-lo.

Você terá então duas formas básicas para conhecer o seu cliente:

  • Público Alvo;
  • Persona.

Público Alvo: Na definição de um público alvo você irá considerar todas as características principais, de um determinado grupo de pessoas, em que deseja conquistar (Ex.: Jovens, entre 16-24 anos, que estudam e desejam passar em vestibulares e concursos).

Persona: Já a persona, por sua vez, é uma pessoa fictícia criada justamente para representar, de maneira mais objetiva, o seu cliente (Ex.: João, 19 anos, cursa direito há 1 ano e deseja passar em concursos para ser um diplomata no Itamaraty).

Assim, conhecendo o seu cliente será muito mais fácil buscar os meios necessários para conquistá-lo.

Inbound Marketing

Facebook e Instagram

Inbound Marketing, a grosso modo, são os anúncios feitos de forma orgânica, anunciando para a pessoa somente aquilo que ela tem interesse. Sendo assim, é um conteúdo voltado para o que ela realmente quer e não coisas aleatórias.

Você provavelmente já se deparou com a situação de estar vendo algo e vir uma propaganda totalmente aleatória não é mesmo? O Inbound Marketing, por outro lado, são as propagandas daquilo que realmente temos um certo interesse.

As buscas que fazemos online são sempre usadas para gerar propagandas. Assim, as propagandas, nesse caso, – feitas para informar ou persuadir você – estarão sempre voltadas ao que você já viu.

Claro, ninguém acessa um site, vídeo ou assiste a um programa de TV para ficar vendo propagandas. Todavia, imagine propagandas com os assuntos que você mais tem interesse (cursos, eventos, programas, tecnologia, esportes, etc.) seria muito mais confortável, não é mesmo?

Ainda porque, com o Inbound Marketing, não estaríamos interrompendo o fluxo natural dos anúncios para o cliente, não interromperíamos o conteúdo que ele está entretido, apenas iremos chamar atenção daquilo que já é o seu interesse.

Se as pessoas não tiverem o alcance de sua marca, dificilmente elas irão conhecê-la. O Inboud Marketing, portanto, vem justamente para isso: naturalmente oferecer algo que ele já estava buscando, de um modo natural – sem interrupções.

Redes Sociais

Facebook e Instagram

As redes sociais, por mais que não sejam suficientes na aquisição de novos clientes, não deixam de ter um valor fundamental. No entanto, deve-se saber usá-las da melhor forma possível.

Uma vez que você encontrou o seu tipo de cliente ideal, seja através da persona, seja através do público alvo, você precisa estar onde o seu cliente está. Sabendo onde ele está ficará mais fácil de conquistá-lo.

As principais redes sociais são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • YouTube; 
  • LinkedIn;

As facilidades dentro de cada uma delas são imensas e você poderá utilizar estratégias avançadas do Marketing Digital para usá-las a seu favor.

Site

O site, além de dar mais autoridade para o seu negócio, permite que você ganhe a possibilidade de direcionar o seu cliente para uma plataforma mais direta. Assim, toda vez que ele precisar encontrar o seu produto, ele terá um site com tudo o que ele precisa para facilitar a sua compra.

Ele também serve como indicador de vários links internos e externos (sejam eles contato, blog, redes sociais, loja virtual, captação de leeds etc.)

Assim, conforme você for desenvolvendo seus produtos, você terá um local especial para eles (o que facilita para os clientes terem maior intimidade com sua marca).

Blog

O blog é onde você irá educar o cliente. Nele você basicamente irá mostrar novidades e resolver problemas. É a melhor forma que você tem de ajudá-lo.

Por meio de uma estratégia de Marketing Digital você irá desenvolver as ferramentas necessárias para, cada vez mais, fazer com que o seu cliente esteja mais confortável com a decisão de compra de seu produto/serviço.

E-mail Marketing

Email network communication perforated paper letter

Aqui é onde você terá uma relação mais próxima com o seu cliente por meio da newsletter. Newsletter é um edital periódico que você envia aos seus clientes. Esse periódico, para o E-Mail Marketing, possui algumas particularidades:

  • E-mails promocionais: São e-mails nos quais você manterá seus clientes atentos as promoções nos seus produtos/serviços.
  • E-mails de boas vindas: Onde você irá ter a receptividade, um contato inicial de abertura. Algo muito importante.
  • E-mails  esporádicos: São temas pré-definidos nos quais você deseja que o seu cliente esteja sempre informado (como notícias ou então algo educativo).
  • E-mails sazonais: Parecido com os e-mails promocionais, com datas comemorativas que sempre fará com que você dê algo de especial para o seu cliente (tal como uma promoção ou um agradecimento).

Temos um vídeo que ilustra os 4 erros que massacram qualquer estratégia de e-mail Marketing. Confira:

E muito mais!

Há ainda muito mais que pode ser abordado em relação ao Marketing Digital e fazer com que você conquiste mais clientes no Instagram e Facebook.

Confira:

Com Marketing Digital é possível obter relatórios e moldar suas campanhas de publicidade para o seu tipo de cliente. Com isso, você obtém muito mais resultado e eficiência na hora de conquistar novos clientes. Assim você não ficará limitado apenas a usar as redes sociais e, dessa forma, aumentará suas chances de sucesso! 😉