No Marketing Digital, existem muitas maneiras de produzir conteúdo, em diferentes formatos, e neste artigo iremos auxiliar você a produzir conteúdo de diversas formas, ensinando qual linguagem utilizar, para que consiga cada vez mais um engajamento maior com os seus clientes.

 

A importância de Criar conteúdos no Marketing Digital

Criar conteúdo para a sua empresa sempre foi importante, principalmente quando falamos em Marketing Digital, onde o material serve como uma espécie de munição para os usuários nas redes sociais.

Hoje temos um forte de abastecimento de conteúdo, onde em cada uma é preciso adotar uma estratégia diferente e focar a na qualidade do conteúdo produzido.

Porém a maior recompensa que uma empresa pode obter a partir de posts nas redes sociais, são os internautas valorizando aquilo que foi postado e compartilhando este conteúdo nas redes deles.

Seth Godin, que é um dos maiores pensadores do Marketing atualmente é um exímio exemplo da valorização do conteúdo postado em redes sociais, ele não possui conta em nenhuma das redes, mas a partir de postagens em seu blog ele consegue milhares de retweets, curtidas e seguidores (facebook), ou seja, mesmo sem possuir um perfil nas redes ele explora muito bem as redes sociais, por meio de seu blog.

Podemos imaginar a seguinte situação:

Tenho um blog de esgrima, esporte pouco conhecido no Brasil e a partir da qualidade do conteúdo, consigo interações das redes sociais, o que faz com o que esporte se torne cada vez mais reconhecido através de compartilhamentos, e ao mesmo tempo o meu trabalho como redator pode também ser reconhecido, através da qualidade da produção de texto.

Conteúdo relevante gera links, que é um fator essencial quando falamos de técnicas de SEO, pois quando analisamos os resultados de uma pesquisa, consequentemente as páginas serão analisadas pelo Google sob dois aspectos: um deles é a compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página, o segundo aspecto é a credibilidade do site, o quanto ele é confiável ou não. Temos alguns sites de vendas online que não passam esta confiança para o cliente, porém o Mercado Livre não deixa dúvida para o internauta, por causa de um fator chamado de experiência do usuário.

Só a produção de conteúdo própria pode fazer com que a sua empresa se torne uma referência, pois quem está acostumado a produzir conteúdo, está pondo os seus conhecimentos à prova a todo o momento.

O trabalho de curadoria do conteúdo é apontado como uma prática interessante do Inbound Marketing, que atrai seguidores, porém se sua empresa é bem conceituada no mercado, será interessante que ela produza o próprio conteúdo, para mostrar o seu real conhecimento no assunto.

 

 

A importância de conhecer as personas antes de produzir conteúdo

Definir um público-alvo antes de produzir um conteúdo, sempre foi um fator crucial para sua estratégia. A seguir listamos alguns motivos, pelo qual NUNCA devemos esquecer de uma PERSONA ao produzir conteúdo:

– Sempre tenha uma persona em mente;

EX: Se vou produzir um evento com o Patati/Patatá para o dia das crianças, preciso saber quem preciso atingir. serão somente crianças ou ou pais delas também que serão quem as levarão…

 

– Procure saber o real problema da PERSONA e tente resolvê-lo durante o artigo;

EX: Sou técnico de informática e criei uma vídeo-aula de como consertar a placa mãe de notebooks, deste modo irei procurar no vídeo ensinar o telespectador a como achar uma solução para o problema.

 

– Devemos sempre nos preocupar com a busca

EX: Quando realizar uma busca em qualquer site, preciso verificar de acordo com as técnicas de SEO, como e de que forma o meu conteúdo está ranqueado, para que consiga dar a ele maior visibilidade.

Ou seja, para um conteúdo se encaixar dentro de uma estratégia de marketing, ele precisa de um direcionamento.

 

 

Qual a melhor forma de escrever artigos que dão resultado?

Como falamos acima sobre rankeamento, podemos dizer que um dos principais fatores para o seu conteúdo estar no topo é a qualidade dele, pois a forma  que ele é estruturado e replicado, influencia diretamente no sucesso de uma página nas buscas  do Google.

Então, concluímos que um artigo que está voltado para apenas uma persona e que não leva em conta as otimizações por motores de busca, dificilmente conseguirá obter um bom resultado, assim como também aquele que é focado em técnicas de SEO sem se preocupar com leitor, também não terá um bom rankeamento.

Para se obter sucesso, é necessário elaborar uma estratégia onde você consiga produzir as melhores peças de conteúdo, sem deixar de lado as técnicas de SEO, que no Marketing Digital é muito importante.

 

Formatos de conteúdo para melhorar a sua estratégia

  • Blog

Quando falamos de Inbound Marketing este é o formato mais utilizado para as estratégias que envolvem produção de conteúdo.

Os posts para blog são muito utilizados por passarem informações de forma dinâmica, pois podem ser não só através de textos, mas através também de vídeos, gifs, imagens.

 

Como produzir um conteúdo de Blog?

O conteúdo para blog pode ser feito através de diversas ferramentas, no blog da G Digital, você tem a oportunidade de  deixá-lo personalizado. Consegue inserir imagens, vídeos, infográficos, mídias que deixem a leitura mais interativa e agradável! 

A linguagem para o blog vária de acordo com a sua persona se estiver falando com um público de economia, utilizaremos uma linguagem formal, então para este formato, a linguagem deve ser adaptada a um determinado tipo de público.

O conteúdo para blog pode ser encontrado gratuitamente na Internet.

 

Exemplo:

Tenho um blog onde escrevo artigos com crítica, sobre as peças de teatro e os filmes, esses são posts com caráter mais argumentativo, opinativo sobre aquilo que foi visto, e ao mesmo tempo educativo, pois cinema e teatro sempre tem alguma coisa por trás de todo o enredo para ensinar o público na vida real.

 

  • Vídeos

Os vídeos estão entre um dos formatos de conteúdo mais consumidos na internet, pois são fáceis e rápidos de serem visualizados.

Hoje temos diversas plataformas, dentre elas, o Facebook, Youtube, Snapchat, Periscope, Netflix , que alimentam a audiência diariamente com vídeos.

Sabe aquele conteúdo difícil de ser compreendido em um texto? Podemos transformá-lo em um vídeo explicativo do Youtube , para ficar mais fácil  de se entender.

Como produzir um conteúdo de vídeo?

A linguagem que devemos utilizar neste formato não precisa ser totalmente formal, pode ser uma linguagem que aproxime o visitante do seu conteúdo. O vídeo te possibilita abusar da criatividade e transmitir a mensagem de maneira inédita. Porém, também te traz a opção de mostrar a seriedade e responsabilidade da sua empresa. 

Exemplo:

Aqui no Marketing Digital, muitas empresas utilizam muito desta técnica, de fazer uma vídeo-aula. A Rock Content, uma das grandes empresas do nosso país especializada em Marketing Digital, se utiliza desta técnica para passar de forma eficiente o seu conteúdo, e mais, após assistir as aulas você pode testar os seus conhecimentos que foram aprendidos na aula, através de uma prova online que é feita dentro da própria plataforma.

 

 

  • Podcasts

Primeiro você pode se perguntar, o que são os Podcasts?

Podscats são nada mais do que programas de rádios que são gravados e compartilhados com o público pela internet, este que é um formato que tem se popularizado cada vez mais aqui no Brasil, aliás, hoje temos alguns canais que tem se popularizado  como o Jovem Nerd, que  tem a plataforma Nerdcast.

 

Como produzir um conteúdo para Podcast?

 Este formato é interessante para debater temas e realizar entrevistas com algumas personalidades relevantes do seu universo temático.

Os podcasts podem ser produzidos através de alguns programas de editores de vídeo, um dos programas indicados para criar um podcast é o Garage Band e também temos o SoundCloud,  neste formato devemos usar uma linguagem coloquial, pois  neste formato estamos dando explicações e debatendo assuntos que geralmente são muito importantes e de interesse do público.

Podemos encontrar este conteúdo nos sites de grandes emissoras na internet, são disponibilizados também pelo Youtube.

 

Exemplo:

Principalmente durante o período eleitoral muitas rádios debatem com candidatos, ideias relacionadas a propostas de cada um até mesmo para dar a visão de especialistas sobre os candidatos.

A utilização de podscasts é muito comum em algumas rádios, como por exemplo, Jovem Pan, CBN.

 

  • GIFS

Os gifs geralmente são muito utilizados para dar um tom de humor a determinado conteúdo, mas diferentes dos memes eles podem passar informações valiosas, e ter aquele fundo de verdade se é assim  que podemos dizer.

Tudo depende do recorte do trecho de vídeo que poderá ser transformado em GIF, sendo que este formato também pode servir para ilustrar as mensagens contidas em um post de texto.

 

Como produzir um conteúdo de GIF?

 Os GIFS podem ser produzidos através de softwares de produção de vídeo, podemos utilizar o Premiere, o Final Cut para esta finalidade.

A linguagem de um GIF geralmente é mais descontraída, sempre procurando trazer um pouco de humor para o assunto, podemos encontrar os GIFS gratuitamente em alguns sites, e hoje até no whatsapp já temos GIFS prontos.

 

Exemplo:

Os GIFS são utilizados muito em blogs, onde podemos colocar uma pessoa tomando um tombo várias vezes, um personagem fazendo um joinha para câmera várias vezes, mas a utilização destes GIFS sempre deverá inserida dentro de um contexto, senão perderá o sentido.

No whatsapp temos uma proliferação de GIFS, hoje com o avanço da tecnologia, qualquer coisa é compartilhada através desse formato, tem até do ex-presidente americano Barack Obama.

 

  • Ebooks

Os ebooks podem ser definidos como materiais mais ricos e instrutivos, pois é um dos conteúdos mais utilizados pelas empresas que investem em marketing de conteúdo, quando o objetivo é gerar leads.

Os denominados livros digitais, muitas vezes possuem o tamanho de um blog post, a única diferença é que eles se aprofundam mais em diversos temas e favorecem a leitura, através de uma boa diagramação.

 

Como produzir um conteúdo para Ebook?

Os Ebooks, os nossos livros digitais podem ser produzidos através do Adobe Indesign, Page Maker que são softwares especializados em diagramação e design de um livro eletrônico.

A linguagem de um ebook deve ser formal e educativa, podemos pegar ebooks em sites de empresas não só que trabalham com Marketing Digital, mas também com empresas de diversos segmentos que disponibilizam um conteúdo online de qualidade.

Exemplo:

Os ebooks são interativos e muito fáceis de serem manuseados, geralmente um livro digital interessante, é elaborado com dicas de como fazer algo, podemos pegar alguns da área de gastronomia com dicas precisas na cozinha dos chefes Paola Carossella, Eric Jacquin, Carla Pernambuco e Olivier Anquier.

 

  • Lives

As Lives são transmissões ao vivo via streaming na internet, pois é um formato de vídeo que tem sido cada vez mais usados por usuários, pessoas de médio e grande porte, celebridades e principalmente nas estratégia dos empreendedores.

Você pode usar Lives para transmitir um evento, bate-papo com seguidores, tira dúvidas, apresentação de uma estratégia, de um novo conceito, alguma novidade…

 

Como produzir uma Live?

As Lives podem ser feitas através do Facebook, do Instagram, Youtube e o Whatsapp e Skype são as chamadas de vídeo instantâneas. 

A linguagem de uma Live pode ser não tão formal e ao mesmo tempo não deve ser só informal. deve haver um mix dos dois neste formato para que você não perca credibilidade e confiança do seu cliente.

 

Exemplo:

Hoje, vemos empresas fazendo transmissões de eventos em stands e batendo um papo com especialistas, sobre determinado assunto.

Hoje, temos inclusive clubes de futebol que fazem  Lives  no Facebook, com a chegada dos times ao estádio, sendo que em muitas das transmissões , quem está gravando até faz uma narração e fala  com os atletas e a comissão técnica do clube que passam pela câmera.

 

  • Audiobooks

O que são os Audiobooks?

São narrações de ebooks que permitem a audição, além das leituras dos conteúdos, ou seja, há maior interação, pois em muitos casos o leitor  que tem aquela preguiça de ler todo o conteúdo escrito  de um ebook, pode através de áudio adquirir conhecimento sobre um determinado assunto.

 

Como produzir um conteúdo de Audiobook?

O Audiobook pode ser produzido também em softwares de vídeo, o mais utilizado para esta finalidade chama Balabolka, mas para produzi-lo é necessário antes criar um roteiro, para enfim começar o processo de edição.

A linguagem de um Audiobook é instrutiva, ele pode ser baixado gratuitamente em MP3 ou podemos adquiri-lo, por exemplo, em uma livraria por um baixo custo, podendo custar até no máximo dez reais.

 

Exemplo:

Usuários que estão dirigindo ou não possuem tempo para ler um ebook, podem ouvir o áudio no carro.

 

  • Infográficos

Estes são formatos que quando produzidos dão mais dinamismo ao conteúdo, criatividade e melhor estética ao conteúdo.

Além de destacarem números e dados, permite com que os gráficos possam ser criados de diversas formas, em pizza, em barra e com diferentes cores…

A vantagem deste formato é que são altamente compartilháveis, e fazem sucesso nas redes sociais, principalmente em blogs e no Pinterest, além de serem ótimos gatilhos para gerarem leads qualificados.

 

Como produzir um conteúdo de infográfico?

Os infográficos podem ser produzidos através de softwares como o Word, Excel, Power Point e podemos fazer uma exportação de um programa para o outro também. Um editor online muito famoso é o Canva, ele permite que faça edição de fotos e faça infográficos também.

A linguagem gráfica é baseada mais me números e dados que comprovam uma estatística, o custo benefício de um infográfico é enorme e podemos encontrá-lo também facilmente na internet.

 

Exemplos:

Muitos sites de economia, por exemplo, como o Exame/Infomoney se utilizam de gráficos, além de revistas científicas como a SuperInteressante, o que permite uma maior interatividade com o leitor, já que podemos encontrar informações dentro de uma imagem, e não só a partir de um texto corrido.

 

  • Webinars

Este tipo de formato funciona como uma conferência, e palestras para um grupo de telespectadores virtuais.

Os Webinars podem ser utilizados durante seminários, visando os interesses do público que assiste, além de que podemos afirmar que são materiais ricos, muito utilizados para qualificar leads, além de serem transmitidos em tempo real, os Webinars podem ser gravados e disponibilizados posteriormente para aqueles que não puderam acompanhar  em tempo real.

 

Como produzir um conteúdo Webinar?

Os Webinars podem ser produzidos através de uma apresentação no Power Point, que serve para realizar apresentações no mundo corporativo e você pode usar a plataforma de transmissão “Webnarjam”.

A linguagem de um Webinar geralmente é informativa e argumentativa, podemos encontrar Webinar em palestras, conferências de grandes empresas, que disponibilizam este conteúdo para baixar no formato gratuito na Internet.

 

Exemplo:

Vou fazer a apresentação para o meu cliente da conferência sobre o Protocolo de Kyoto nos EUA, então crio um seminário/webinar para apresentar para especialistas/ autoridades presentes no evento, quais são as  minhas visões a respeito a deste assunto.

 

  • Listas de transmissão no whatsapp

A Lista de Transmissão no whatsapp é uma lista de contatos salva para qual é possível enviar transmissões sem ter que fazer uma seleção de um contato por vez.

Para criar uma lista de transmissão é simples, basta abrir o app e tocar em  mais> listas de transmissão, depois  devemos ir em novo  e no final da tela selecionar a opção LISTAS DE TRANSMISSÃO.

Assim que fizer isto, você pode digitar o nome dos seus contatos, ou tocar no botãoADICIONAR, para escolher os destinatários das listas de contatos, após finalizar este processo, basta tocar no ícone criar  na base da tela.

 

Como produzir uma lista de transmissão de whatsapp?

As listas de transmissões, como o próprio nome já diz, só podem ser produzidas no próprio whatsapp, a linguagem utilizada neste formato deve ser a mesma que utilizamos em uma conversa escrita por whatsapp (não muda muita coisa). é importante que você lembre que ali é um ambiente mais pessoal, individual.

 

Exemplo:

A partir de uma lista de transmissão, por exemplo, é possível criar uma conversa em grupo com uma lista de contatos de pessoas que se cadastraram em sua landing page.

Basta seguir todos estes passos e criar uma conversa em grupo com eles.

 

  • Quiz

O Quiz ou Enquete são um dos formatos que permitem um maior engajamento na Internet.

Os internautas gostam de desafios, responder perguntas e fazer testes, isso faz parte do ser humano.

É possível fazer enquetes ou quizzes que estão ligadas a temas populares e fazer uma boa relação com seu segmento de mercado.

 

Como produzir um conteúdo de Quiz?

O Quiz ou Enquete pode ser produzido através de uma plataforma ou até mesmo de um site, que já disponibilizam esta opção.

A linguagem de uma enquete pode ser formal ou até mesmo uma enquete polêmica, com um tom de bom humor.

Podemos encontrar o Quiz gratuitamente na internet.

 

Exemplo:

Podemos entrar no site da Folha ou do Estadão e através das redes sociais criar uma enquete:

Quem será o campeão brasileiro de 2.018? E em seguida colocar as opções.

Temos na plataforma SYNAPSE de uma empresa de TI, a possibilidade de se criar um Quiz/ uma Enquete sobre qualquer tema/ assunto e desta forma, conseguir um maior engajamento com os clientes.

 

  • Posts em redes sociais

Temos neste formato a possibilidade de publicar vídeos, imagens, textos, enquetes e diversos outros formatos; porém podemos afirmar que o sucesso dos seus posts está de acordo com a relevância dos temas para o público que te segue, pois quanto mais engajamento melhor.

 

Como fazer um post para redes sociais?

Os posts em redes sociais são os que podem ser produzidos facilmente, pois é só compartilhar a sua ideia na linha do tempo.

Se for uma página de uma empresa, a linguagem utilizada deve ser objetiva e coloquial e quando for usar do humor, saber dosar. Agora caso seja um post pessoal, não precisa haver tanta formalidade, de certa forma você tem mais liberdade pra explorar a linguagem.

 Os posts são gratuitos em qualquer rede social.

 

Exemplo:

Se eu posto nas minhas redes sempre algo sobre SURF e consigo muitos likes, comentários, a solução é continuar cada vez mais e mais fazendo estes posts, para conseguir consequentemente atrair seguidores deste segmento.

 

 

  • Conteúdos em e-mail

Os conteúdos em e-mail servem para se estabelecer uma boa relação com o cliente, é necessário sempre enviar a ele conteúdo informativo, gerar valor através de dicas e sempre se oferecendo a disposição. Quem ler o seu material por e-mail se sentirá seguro em realizar os serviços com a sua empresa.

 

Como fazer um conteúdo de e-mail?

Os conteúdos em e-mail podem ser feitos usando o construtor de email da G Digital, É válido lembrar que seu email precisa estar sempre conversando com a pessoa individualmente. é o momento onde você tem aproximação direta com seu lead, então converse com ela como uma pessoa, não como um robô!

 

Exemplo:

Você precisa enviar um conteúdo para uma pessoa que não conhece a sua empresa, mas quer conhecer, então é necessário que você gere valor com alguma dica, passe a ele informações necessárias sobre como funciona a empresa, e claro produzir um conteúdo com qualidade, pois quando você envia um conteúdo para o cliente por e-mail, estará testando a si mesmo. É importante que receba um feedback daquilo que foi enviado.

 

  • Estudo de casos

Este formato que pode ser denominado também de cases de sucesso são materiais para serem usados especificamente no fundo do funil de vendas.

Isso porque neste formato geralmente é retratado, uma história real de um cliente, em que sua empresa ajudou a superar e que ajudou a conseguir resultados  perante a um problema.

Motivados por reações positivas da sua empresa, os clientes podem se sentirem entusiasmados a fecharem negócio com a sua empresa, por exemplo.

 

Como fazer um conteúdo de estudos de caso?

Os estudos de casos geralmente são produzidos no site de uma empresa, então isso pode ser encontrado em sites, blog ou até mesmo em comentários de posts do cliente. Você pode produzir os cases em texto, imagem  + texto, vídeos e até áudios.

Exemplo:

Podemos pensar em um caso hipotético de ter o cliente Villandry Hotel, que durante a temporada de inverno de Campos do Jordão 2018, conseguiu um dos menores números de reservas da história para a temporada. Ele podeira dizer  que a empresa pensou em uma solução eficiente para atrair de volta os hóspedes para o hotel, usou a G Digital e informou promoções através do email, fez landing pages e as divulgou, gerou engajamento com seus leads. Com a empresa, se tornou uma rede de hotéis reconhecida, assim como era antes, conseguindo lucrar com as reservas.

Isso é o que chamamos de um CASE DE SUCESSO

 

 

  • Notícias

Empresas que trabalham sempre com novidades para mostrar ao público, podem utilizar da notícia para apresentar estes conteúdos, pode ser através de uma nota rápida, uma reportagem mais completa com fontes que podem enriquecer o seu material ou até mesmo com entrevistas em formato ping-pong.

O que interessa neste formato é passar uma notícia pontual e de interesse da sua audiência no momento em que a notícia foi produzida.

 

Como fazer um conteúdo de notícia?

As notícias podem ser produzidas por qualquer veículo de comunicação que necessite passar informações todos os dias, a linguagem depende do tipo de conteúdo que está sendo produzida, uma nota, um artigo, um release, uma crítica; alguns possuem um tom mais opinativo, outros um tom mais crítico, outros um tom mais persuasivo.

Muitas notícias são disponibilizadas gratuitamente, mas algumas dependendo do ineditismo, o chamado furo de reportagem (os valores dependem do tamanho do furo), pode ter um valor a ser cobrado para a divulgação.

 

Exemplo:

Com a variação na pesquisa eleitoral, temos o dólar que opera em alta e em baixa a todo o momento, então podemos produzir uma alta falando sobre este tema.

 

Esses são alguns dos formatos que você pode usar para distribuir seu conteúdo para sua audiência. Faça uso deles viu!! É importante você testar novos formatos do que já usa hoje para ver se seu público adere melhor as informações! Tem algum desses formatos que você usa hoje e que já te proporcionou grandes resultados?? Conta aqui pra mim nos comentários!!!