Neste artigo iremos ensinar como construir um bom artigo em vídeo, fique de olho nas nossas dicas que irão ajudar você a melhorar o seu negócio através deste formato.

Qual a importância do conteúdo em vídeo?

O vídeo é um formato que consegue transmitir dois fatores muito importantes que nem todos os formatos de conteúdos conseguem: EMOÇÃO E PROXIMIDADE. Esse é um dos pontos que você mais pode explorar nas suas produções.

Sem contar que o vídeo pode ser usado tanto para prospecção, qualificação e retenção e pessoas.

Para explanar sobre a importância de um conteúdo em vídeo, podemos usar o próprio Youtube como referência. O acesso contínuo é tão alto, que só ele perde em número de buscas para o Google. Devemos lembrar também que existem muitos resultados obtidos no Google que trazem links para o Youtube, ou seja, o alcance dos vídeos é enorme!

Então quando se produz um conteúdo em vídeo há um maior engajamento, pois de acordo com Youtube, o número de usuários inscritos ultrapassa o número de 1 bilhão. O que significa que mais de um terço da internet possui acesso a esta ferramenta. E consequentemente, você tem esse campo de pessoas que consomem muitos vídeos para explorar.

 

 

Como fazer uma boa pré-produção?

Criar um bom roteiro para o seu vídeo é fundamental para alcançar os seus objetivos.

Então, os componentes de uma boa pré-produção são:

 

1. Responder as dúvidas do seu público-alvo
Podemos utilizar o Google e as famosas “sugestões de busca”, pois ali haverá uma solução dos assuntos mais procurados pelas pessoas. Então, quando for preparar seu roteiro, faça essa pesquisa e reúna as informações mais procuradas para enriquecer seu material.

É interessante também, você fazer pesquisa com seus clientes antecipadamente para ver quais as dúvidas que eles mais têm. Isso é uma ação que vai te gerar muitos insights de conteúdos que você pode abordar. Você precisa ter em mente que ouvir os feedbacks das pessoas que estão próximas a você, que usam e conhecem o que oferece, é a chave do sucesso. Isso com certeza se aplica às produções de vídeo!

 

2. Criar vídeos curtos
O ideal é procurar evitar vídeos longos, com 10 minutos ou mais, por isso elabore vídeos curtos!

Mais de 60% da audiência do Youtube é acessada através smartphones. Os usuários podem estar no metrô, no ônibus, no trânsito ou em movimento, então vídeos longos podem fazer com que o visitante desista de ver o vídeo até o final, e com isso a sua audiência ficará comprometida.

Uma dica, é que se você tem um conteúdo muito bom e sabe que a informação será mais longa, divida esse vídeo em partes. Faça uma sequência e avise seu público. As pessoas também costumam gostar de sequências de vídeos abordando um assunto em específico.

 

 

Como produzir um bom tema?

Temos diversas formas de produzir um tema pensando no nosso público, dentre as principais estratégias, podemos produzir:

1.Tutoriais
Os telespectadores quando não sabem algo utilizam o Google para captar uma informação, então para estas PERSONAS que não possuem nenhum conhecimento no assunto, podemos fazer vídeos Tutoriais sobre um determinado assunto.

 

2.História ou case
Você pode realizar temas com histórias ou cases para enriquecer seu conteúdo, trazendo exemplos para que as pessoas entendam melhor sobre determinado assunto. Você também pode usar esse tema para quebrar objeções e entregar prova social. Através do case, conseguem ter uma noção do que você oferece,  concreta e prática de um fato ocorrido.

 

3.Sequência de Vídeo
Quando adotamos este tema, o seu público-alvo ao entrar no Youtube irá assistir um conteúdo que está em lista, uma sequência. Neste caso temos uma organização do conteúdo, onde o visitante não fica “perdido”.
Se faço um conteúdo sobre as eleições, irei produzir um vídeo com uma ordem sobre a campanha de todos os candidatos a presidência sobre o tema eleição, por exemplo.

 

4.Entrevistas
Entrevistas também são boas técnicas para se conseguir um engajamento, pois irei trazer a visão de um especialista sobre algum assunto. Por exemplo, seria interessante trazer uma médica para a campanha do Outubro Rosa, onde o foco é conseguir atrair mulheres para a prevenção do câncer de mama.

 

 

Como Produzir um Bom roteiro de vídeo?

Para produzir um bom roteiro de vídeo, devemos ter em mente uma estratégia interessante para engajar o leitor. Produzir um vídeo não é uma tarefa difícil, porém também não deve ser feito de qualquer forma. Há muitas pessoas que nem ao menos planejam seus roteiros e depois se frustram por não terem alcançado resultados com o material.

Trouxe abaixo algumas dicas rápidas para te ajudar a produzir seu roteiro:

  • Faça um planejamento
  • Faça uma pesquisa de outros vídeos que estão sendo produzidos
  • Entenda um processo que precisa ser resolvido ou otimizado
  • Imagine o problema e encontre quais os processos que terá que percorrer para chegar à solução.
  • Identifique formatos adequados e produza de acordo os mesmos (vídeo na vertical, horizontal, quadrado)
  • Alinhe a um custo compatível, ou seja, tem que haver um potencial de lucro maior de retorno do que de produção.

 

Fatores que Influenciam na Duração de um Vídeo?

Os principais fatores que influenciam na duração de um vídeo são:

– Roteiros longos com muita informação

– A emoção que você quer transmitir no vídeo. Se vai produzir vídeo persuasivo que precise de muitos gatilhos mentais e argumentação, consequentemente o tempo se estende.

– 50% dos usuários buscam por vídeos antes de realizarem a compra, por isso é necessário reduzir vídeos longos;

– 43% dos usuários querem assistir mais conteúdos em vídeo em 2018, por causa da facilidade de uso e entendimento; Logo é interessante buscar por tópicos e informações chaves rápidas para dinamizar a informação.

 

 

A Importância do Ambiente de Gravação

É importante escolher bem um local de gravação, pois você perde muito a sua audiência em caso de uma escolha errada.

 

Primeiro devemos escolher um local seguro para gravação, onde o foco deverá ser apenas o conteúdo que está passando.

Muitos repórteres de TV sempre tem esse problema em conseguir um bom local, já que em alguns locais pode estar acontecendo alguma coisa no fundo que pode tirar a atenção do visitante.

Em muitas reportagens da TV, já ocorreram casos de filmarem manifestações políticas e pessoas passarem atrás das câmeras e fazerem algum gesto, no Marketing Digital é a mesma coisa se tivermos produzindo um conteúdo sobre marketing de conteúdo, não iremos gravar em uma redação com uma pessoa falando ao telefone ao fundo, correto?

 

Além disso, devemos tomar cuidado também com o áudio dependendo do ambiente

Há alguns ambientes que emitem fortes sons vindos da rua, onde não conseguimos ouvir corretamente aquilo que estamos falando. Então devemos também escolher lugares seguros no diz respeito a sonoridade.

 

Se preocupe com a iluminação 

Nós temos um tipo de iluminação natural que mais nos apoia nos produções: A luz do sol. No entanto, ele pode se tornar seu principal inimigo se não souber o momento certo de aproveitar de sua luz. Sem contar também as nuvens, quando há muitas nuvens no céu, elas podem passar abaixo do sol e fazer sombras constantemente durante o vídeo, o que vai oscilar a cor e luz da imagem.

Os horários ideias para gravações externas são no período da manhã até às 10h ou 11h. E no fim da tarde pero do pôr do Sol, após às 17h.

E se sua gravação não for externa e você não tem equipamento de iluminação, faça a filmagem onde entre a luz do sol por uma janela ou porta e use a luz do próprio cômodo.

 

Onde Distribuir os Vídeos?

Podemos distribuir o vídeo em diversas ferramentas de audiovisual, dentre elas:

Youtube: é a principal ferramenta, pertence ao Google e possui uma maior visualização.

Vimeo: apesar de não haver tanta penetração, é uma ferramenta que se destaca pela qualidade dos vídeos, pois é recomendado para estratégias que queiram atingir um público específico.

Instagram: mais utilizado para complementar uma estratégia de um conteúdo, pois limita o tempo de duração de um vídeo.

Facebook: Ambiente onde tem forte recepção de vídeos e pode usar durações mais longas

Vine: apresenta vídeos muito curtos, e com imagens descoladas; estas ferramentas são consideradas cases de sucesso;

 

Essas foram as dicas para você produzir melhores conteúdos em vídeos. Leve em consideração todas essas dicas para suas próximas produções! Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!! 🙂