“72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.” — MarketingSherpa
Usar os canais certos para alcançar o seu público é o melhor caminho para ampliar o alcance da sua marca. E saber como criar e-mail marketing e usá-lo ao seu favor, é uma ótima solução para atingir este objetivo.
O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais eficazes que existem. Não é só de redes sociais e anúncios no Google que vivem as estratégias de marketing. Trata-se de uma necessidade da sua empresa que deve ser satisfeita o quanto antes.
No artigo a seguir, explicarei em detalhes os principais benefícios de uma estratégia de e-mail marketing e como criar a sua própria campanha de maneira fácil. Confira!
Por que o e-mail marketing é tão importante?
“99% dos consumidores checam suas caixas de email diariamente” —DMA Insights
Você provavelmente já ouviu falar de e-mail marketing e pode imaginar que se trata de algo meio “antigo” para utilizar, certo? Como pode ver com esse dado acima, as coisas não são bem assim. Esse canal de marketing pode trazer muito sucesso à sua marca devido às suas características únicas.
Dessa forma, podemos resumir as principais vantagens de ter uma estratégia de e-mail marketing a seguir.
Excelente custo-benefício
Está em busca de um canal de marketing com ótimo ROI? Esse é o caso do e-mail marketing. Por ser uma solução que possibilita o relacionamento contínuo, você consegue educar e qualificar pessoas que ainda não estão preparadas para comprar seu produto ou serviço.
E após gerar autoridade sobre sua empresa, as chances de um fechamento de compra acontecer, são muito maiores. De acordo com a pesquisa realizada por SaleCycle – 59% dos usuários ouvidos em pesquisas dizem que os emails influenciam suas decisões de compra.
Meio totalmente sob o seu controle
Você já parou para pensar que a presença da sua empresa nas redes sociais ou nos anúncios no Google não pertence totalmente a você? É como se a sua marca estivesse “emprestando” espaço nesses canais de marketing, então você precisa se adaptar a eles.
Quando o assunto é e-mail marketing, porém, a situação é outra. É você quem tem total controle sobre o conteúdo, o layout, a lista de contatos, o timing dos envios, entre outros.
Acesso a dados de performance
A melhor forma de ter certeza da eficácia da sua estratégia é acompanhar seus resultados em tempo real. Felizmente, essa é uma das várias possibilidades do e-mail marketing.
Você pode saber:
- Quantas pessoas abriram seus e-mails;
- O números de cliques;
- Se estão sendo conquistados novos inscritos;
- A quantidade de pessoas que cancelaram o cadastro, entre outros.
Primeiros Passos Para Criar uma campanha de e-mail marketing
Quer aproveitar esses e mais vários outros benefícios? Então você precisa iniciar agora mesmo o planejamento da sua campanha de e-mail marketing. Não se preocupe, já que vou ajudar você a cada momento desse caminho. Vamos lá?
Veja os passos mais importantes que você deve seguir para garantir qualidade em sua campanha de e-mail marketing.
Defina quais são seus objetivos
Por que você quer criar um e-mail marketing para a sua empresa? Você quer alcançar mais clientes em potencial? Anunciar algum lançamento? Fortalecer a sua marca?
Seja o que for, esse objetivo precisa estar muito bem definido antes de você começar. Afinal, ele será muito importante para várias decisões que você terá que tomar durante a criação da sua estratégia. Não pensar nisso significa deixar a sua campanha bem menos eficaz.
Segmente o seu público
Você não precisa mandar o mesmo conteúdo para toda a sua lista de contatos. É possível aumentar consideravelmente o grau de identificação do leitor ao criar um conteúdo que apele para os interesses dele. A melhor forma de fazer isso é segmentando sua audiência.
Isso pode ser feito a partir das informações que você já tem sobre os inscritos, como gênero ou a marcação de alguma área de interesse. A partir daí você pode planejar envios focados nesses grupos com um conteúdo muito mais específico.
Crie conteúdo de qualidade
Não importa o quão bem amarrada seja a sua estratégia. Se o seu conteúdo não é bom, ninguém vai ler nem se inscrever. Então, vamos partir do básico: você precisa levar em conta o que sabe a respeito do seu público-alvo para criar um material de qualidade que atraia essas pessoas.
O segredo está em entender as dores e necessidades da audiência. Por exemplo, um cliente tem o dia a dia corrido e não consegue se informar direito veria muito valor em um e-mail marketing que traz pílulas de informação específicas para o que ele está buscando.
Faça Títulos de e-mails Atrativos
Não adianta passar por todo processo de compreender o que seu público quer, produzir conteúdo de valor, se as pessoas não clicarem em seu e-mail e o lerem.
O título de um e-mail é a porta de entrada para o leitor decidir se quer ou não saber a respeito do que sua empresa tem a dizer. E para isso, você precisa compreender como criar títulos (headlines) mais persuasivas e quase impossíveis de ignorar!
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Desenvolva um layout funcional
A parte visual do seu e-mail marketing é bastante importante para que o conteúdo seja absorvido adequadamente pelo destinatário. Mais do que ter um layout bonito, você precisa garantir que ele tenha qualidade e se encaixe ao restante do conteúdo.
Lembre-se também de ter um design responsivo. Com cada vez mais gente usando e-mail pelo smartphone, você tem que se certificar de que o seu conteúdo abra corretamente nesses aparelhos.
Monitore os seus resultados
Depois de disparar o seu e-mail marketing, isso não significa que o seu trabalho terminou. Na verdade, ele está apenas começando. O próximo passo envolve acompanhar de perto os seus resultados para que possa aprender mais sobre as reações do seu público e aprimorar os seus envios seguintes.
Fique de olho especialmente em quais tipos de conteúdo foram capazes de aproximar a sua empresa dos objetivos dela. A sua taxa de conversão precisa estar sempre crescendo, se não há a necessidade de rever as suas decisões.
Quais os próximos passos?
Como já deu para perceber, o seu trabalho com e-mail marketing deve ser constante. Se a sua empresa ficar estagnada, os resultados dela também ficarão paralisados. E isso não será nada bom para os seus objetivos.
Então comece a colocar em prática e vá aprimorando cada vez mais a sua estratégia. Assim, aprenderá com os seus resultados e terá mais ideias de como entregar valor ao seu público para melhorar ainda mais a qualidade do seu conteúdo.
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