Antes de entrarmos nas dicas de como fazer uma boa copy para e-mail marketing, precisamos entender o que é o termo Copy. Então, o que é Copy?

Copy é arte de desenvolver bons conteúdos, com a intenção de motivar o seu leitor a tomar uma decisão que você deseja. Esta técnica é utilizada em todas as etapas do funil de vendas, desde a preparação até o momento final de compra.

E para tornar o seu negócio mais lucrativo, podemos realizar este processo através de e-mails, porém é importante que o seu conteúdo de e-mail seja relevante para o leitor.

Então vamos às dicas preciosas!

Por que é Importante Escrever um Bom E-mail?

Antes de se planejar e escrever uma copy, é importante que tenha um objetivo claro.

  • O que você deseja que o cliente faça após ler o seu e-mail?
  • Para onde você quer direcionar o leitor? Para um link de uma matéria explicativa sobre um conceito citado no e-mail, para um link de vídeo?

Então é necessário definir tudo antes da produção!

Todo conteúdo de copy deve ter uma estratégia bem definida, pois quando não há esta definição, consequentemente você não irá conseguir obter os resultados esperados e levar o cliente para onde realmente quer.

Para fazer uma boa call to action, é importante ter ciência daquilo que está sendo proposto na venda do seu produto,  por exemplo, se estiver propondo algo fora das expectativas do cliente e que não traz nenhum diferencial no mercado, sua estratégia  será falha.

É aí que entra a estratégia do planejamento, e ela é importante para tudo, inclusive para o e-mail marketing profissional.

Além de que a linguagem utilizada para fazer um call to action deverá ser sempre no imperativo: clique, faça, insira!

Vamos citar o exemplo:

Eu te enviei um e-mail e te convidei a ler esse artigo. A headline do artigo é:

“Copys que Convertem: Aprenda a Criar os Melhores E-mails para o Seu Funil de Vendas”

Ao invés de só fazer a call to action com a chamada “LEIA O ARTIGO”, desenvolvo algo mais próximo e mais direto, exemplo:

“CRIE E-MAILS QUE CONVERTEM PARA SEU FUNIL”.

Notou a diferença? A probabilidade de clique pode aumentar e seu lead irá ler seu conteúdo.

Com o que Devemos nos Preocupar?

Ao fazer um copy, devemos nos preocupar em fazer headlines fantásticas, é importante sempre pensar nos melhores títulos para as suas mensagens e devemos nos atentar a  escrever os que chamem a atenção, podem ser também atrativos, polêmicos e curiosos.

Um exemplo das eleições:

“Bolsonaro cresce entre as mulheres e Haddad cresce no Nordeste”

Segundo a pesquisa do Ibope, publicada no Globo.com afirma que “Jair Bolsonaro, quem diria, o candidato do #elenão crescendo entre as mulheres que sempre o odiaram, há uma curiosidade neste fato.”

Então, podemos concluir que devemos nos preocupar quando redigimos um copy, em criar uma boa CTA e uma headline atrativa.

Qual Linguagem Utilizar?

É importante usar uma linguagem clara e objetiva para a produção de um copy de e-mail marketing, pois o texto não pode passar para o leitor uma mensagem confusa.

Se coloque na posição do leitor e seja você mesmo o condutor da mensagem, passando as suas ideias de forma clara.

Além disso, por se tratar de um contato direto e pessoal, é importante que você dialogue com seu lead de diversas maneiras, não seja um robô digitando, há pessoas que vão ler e se conectar com você.

Segue abaixo alguns exemplos que usamos em nossos e-mails aqui na G Digital.

Quais São os Títulos que Geram Mais Resultados?

Alguns títulos são infalíveis para que o leitor prossiga na leitura de seu e-mail.

Títulos bons são aqueles que ensinam o leitor ou dão uma informação com estatísticas:

#1 Exemplo no caso do futebol:

“Palmeiras lidera o campeonato e surge com 80% de chances de ser campeão, Inter com 20% e São Paulo com 10%”

Analisando este título:

  • Todo leitor gosta de estatísticas
  • Ao longo do texto possivelmente será descrito quais os adversários de cada um, até o final do campeonato.

#2 Exemplo do marketing digital:

“7  passos e dicas  infalíveis para gerar mais tráfego para o seu site”

Analisando este título:

  • Todo mundo adora listas e “sete” é um número místico.
  • “Você” é uma palavra poderosa, pois aproxima o leitor do texto, no caso estamos no referindo diretamente a ele.
  • “Gerar mais tráfego para o site” é importante frisar esta ideia para o leitor, já que este é um benefício que interessa fortemente.

Por que Você deve Personalizar E-mails?

Personalizar e-mails é importante sim, mas qual o principal motivo para fazer isso?

1. Um e-mail personalizado serve como um cartão de visitas para o leitor.

Um exemplo é ter o endereço de e-mail profissional, pois ao se deparar com um e-mail com o nome da empresa “nome@gdigital”, o destinatário se sentirá seguro  para fazer negócios, isso passa mais confiança do que enviar um e-mail para o endereço eletrônico pessoal, por exemplo, um e-mail pelo Gmail, Yahoo, BOL ou qualquer outro tipo de provedor  que não esteja com  o nome da sua empresa.

2.Um ponto muito forte da personalização de e-mail é a visualidade!

Uma estrutura bem elaborada, com um design pensado, encanta e interage com sua lista de leads. Você pode enviar imagens, gifs, fazer call to actions personalizadas. Veja o exemplo de e-mail aqui da G Digital. Você pode sair de um e-mail só com textos comuns para uma estrutura mais interativa:

3. Você pode disparar as chamadas no e-mail em departamentos específicos, por exemplo, posso criar um e-mail da área financeira de uma empresa (financeiro@gdigital.com.br), o que faz com que as mensagens sejam encaminhadas diretamente para o setor responsável.

O Construtor de E-mail da GDigital

GDigital possui um construtor de e-mail marketing eficiente no que diz respeito a resultados a curto prazo.

A ferramenta permite que se construa um e-mail qualificado.

Dentre os recursos utilizados neste construtor de e-mail estão a caixa de texto, que permite que você se comunique com o seu lead, a opção de blocos e imagens que faz com que a leitura do e-mail fique organizada, auxiliando no processo que chamamos de Escaneabilidade, facilitando a leitura e entendimento rápido do lead.

A opção de duplicar e mover também é um diferencial do construtor da GDigital, que permite a visualização como se fosse um espelho de uma imagem, onde você pode movê –la para onde quiser.

E por último, temos o botão Call to Action, que permite um comportamento diferente do lead que será direcionado para clicar e realizar e realizar a ação.

Tem interesse em saber mais sobre este excelente construtor?

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ARTIGO onde ensinamos como fazer tudo isso que citei acima na prática com nosso apaixonante construtor de e-mails.

Agora após esse merchan básico, me conta, gostou dessa artigo, fez sentido pra você e te ajudou de alguma forma?  E já aproveita e compartilha comigo aqui nos comentários quais as estratégias de copys de e-mails que você vem usando e que têm dado certo!!