Para qualquer negócio é muito importante buscar maneiras eficientes de como converter leads em vendas. Porém, para as pequenas e médias empresas (PMEs) isso é crucial, uma vez que cada oportunidade perdida pode pesar muito nos planos e futuro.

Se você ainda não sabe como aproveitar essas oportunidades e aumentar o número de vendas, este conteúdo o ajudará bastante. Darei algumas dicas que você poderá começar a aplicar hoje mesmo e a vislumbrar os resultados. Confira!

Como traçar estratégias eficientes para as PMEs?

Para que a sua empresa tenha bons números em vendas, primeiro você precisa criar uma boa lista de leads.

Esses leads são os potenciais clientes, aqueles que já sinalizaram a intenção de comprar seus produtos ou serviços e deixaram alguns dados de contato, tais como nome, e-mail ou telefone. Eles precisam ser trabalhados para que concluam a compra.

Para isso você pode criar diferentes estratégias, como mostraremos no próximo tópico. O que é necessário pensar agora é que cada ação precisa ser mensurada e acompanhada, afim de verificar o desempenho.

Nem sempre o que dá certo em uma empresa ou mercado será eficiente para a sua organização. Por isso a importância em sempre avaliar, adequar e propor novas ações.

Além disso, observe o comportamento e características do seu público-alvo. Por exemplo, quais redes sociais o seu público utiliza? Qual é o tipo de linguagem? Quais são as principais necessidades e objetivos? Essas informações ajudam a criar estratégias realmente eficientes para as PMEs.

Quais são as melhores dicas de como converter leads em vendas?

Agora, listarei boas maneiras de como gerar vendas a partir dos leads. Confira!

Invista em campanhas no Google Adwords

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Nela você encontrará diferentes opções para investimento, como a rede de pesquisa, rede de display e até mesmo anúncios no YouTube.

As campanhas no Adwords representam uma boa maneira de como converter leads em vendas porque podem ser usadas em qualquer momento da jornada de compra, desde as primeiras buscas até o fechamento da compra.

Uma ideia é criar anúncios direcionando os visitantes para uma landing page, ou página de conversão. Assim, ao preencher os dados, o visitante passará a ser um lead.

A landing page pode oferecer um conteúdo exclusivo, uma promoção ou até demonstração de um produto ou software. Isso aproxima a chance de concretizar a venda.

Explore o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais tendências do mercado. Pequenas, médias e grandes empresas estão investindo na criação e divulgação de materiais ricos em informações. Você pode educar o mercado e ganhar credibilidade, além de ser uma ótima maneira de converter leads em vendas.

Criando um blog relevante haverá um fluxo interessante de visitantes nas suas páginas. Seus leads terão acesso a um conteúdo de qualidade e aumentarão o interesse nas soluções propostas.

Com os conteúdos, sua empresa gerará valor para aquilo que oferecem, tirando as dúvidas e destacando os diferenciais.

Monitore o custo de aquisição de clientes

Quando falamos sobre maneiras de como converter leads em vendas é sempre necessário manter um acompanhamento do custo das estratégias.

No Google Adwords, já mencionado, você é quem determina o custo dos cliques, mas é preciso manter uma avaliação do custo por conversão.

Essa análise deve ser replicada para cada estratégia tomada. Faça um levantamento de todo o custo da ação e divida esse valor pela quantidade de clientes gerados.

É indicado criar essa análise individualmente, para cada estratégia. Assim você poderá comparar o custo de aquisição de clientes (CAC) de cada técnica aplicada e encontrar aquelas mais eficientes, priorizando-as.

Estabeleça seus indicadores de desempenho e faça o acompanhamento

Além do CAC há outros indicadores importantes para conhecer as melhores formas de como converter leads em vendas. O ROI, Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, é um deles.

Esse indicador relaciona o valor total aplicado na estratégia e o que foi retornado por ela. O ROI é um dos indicadores mais utilizados no mercado, uma vez que comprova a rentabilidade de uma ação.

Outro indicador de desempenho importante para as PMEs é a taxa de conversão. Essa pode ser uma relação entre a quantidade de clientes convertidos e o número de leads. Ou seja, você saberá o percentual de oportunidades que foram aproveitadas.

Da mesma forma que o CAC, aqui é importante isolar as estratégias, calculando a conversão de cada uma para encontrar o que se mostra mais eficiente.

A taxa de conversão pode ser aplicada em vários momentos, como nas landing pages, comparando o número de leads com visitantes, número de vendas com o número de visitantes de um site, entre outros.

Crie rotinas de automação de marketing

O marketing digital possui diferentes ferramentas e estratégias que devem ser usadas pelas PMEs. Há soluções de automação de marketing que permitem criar uma rotina de ações para seus leads.

Por exemplo, você pode criar uma sequência de e-mails com conteúdos para um lead que se cadastra no site. No final desse fluxo pode colocar o contato de um vendedor para fechar a venda. Essa é só uma ideia do que pode ser feito.

A automação é interessante porque otimiza o trabalho da empresa, e isso é fundamental quando tratamos de pequenas e médias empresas. Otimização e melhores resultados nas vendas!

Não se esqueça do e-mail marketing

Por fim, não podemos nos esquecer do e-mail marketing. Uma das mais antigas e eficientes ações de marketing, o envio de e-mail permite manter seu público atualizado e ainda criar um relacionamento verdadeiro para levá-los até a compra. E claro, você também pode enviar promoções, lançamentos e novidades.

Neste conteúdo eu te mostrei como converter leads em vendas. É importante que você comece a colocar tais ações em prática para fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade e credibilidade no mercado.

Avalie cada uma das dicas que listamos. Você pode começar a aplicá-las hoje mesmo e eu garanto que os resultados serão surpreendentes!

Para ter ganhos realmente expressivos, além de criar as estratégias é necessário o uso de ferramentas de automação, como mencionamos durante o artigo. Se você também quer alavancar os resultados do seu negócio, entre em contato com nossa equipe para uma apresentação!

Abraço!
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