Uma das principais vantagens de atuar com tecnologia é poder aproveitar recursos inteligentes que torna o trabalho melhor e mais fácil. Você já pensou em usar ferramentas gratuitas de Marketing Digital?
Diferentemente do que você pode estar pensando, não é preciso gastar muito com ferramentas de Marketing Digital. Existem diversas opções gratuitas que ajudarão você a alcançar os seus objetivos.
No entanto, o desafio é justamente achar esses recursos em um mar de opções. É nisso que vamos ajudar!
Conheça a seguir as 12 melhores ferramentas gratuitas de Marketing Digital para ajudar você a iniciar a sua estratégia do zero. Confira!
1. Google Analytics
O principal papel do Google Analytics é mensurar todo tipo de métrica relacionada ao seu site, indo desde número de visitas até dados demográficos a respeito da sua audiência.
Essa é uma das ferramentas gratuitas de Marketing Digital, já que não tem custo para ser usada. Basta conectar o seu site ao Google Analytics para que ele comece a analisar a performance das suas páginas.
2. Buffer
Para que a sua marca tenha uma boa presença nas redes sociais, ela precisa de publicações regulares nessas plataformas. Torne o processo mais fácil e rápido usando uma das ferramentas gratuitas de Marketing Digital: o Buffer.
Com ele, basta criar uma fila de posts e configurar os dias e horários. O sistema se encarrega de publicar tudo nos períodos corretos, além de oferecer informações sobre alcance e engajamento.
3. Canva
Para melhorar o visual das suas publicações nas redes sociais ou em e-mail marketing, você pode contar com o Canva. Fácil de usar até para quem não entende de design, ele traz uma série de recursos para criar formatos bem diferentes.
É possível escolher vários fundos, imagens, fontes e demais efeitos visuais. A partir da própria interface do Canva, você pode exportar as imagens criadas para as redes sociais de sua preferência.
4. Google Trends
Ficar por dentro de qual é o assunto do momento na internet é essencial para que o conteúdo da sua marca seja relevante. Para ajudar nisso, uma das ferramentas gratuitas de Marketing Digital que você precisa usar é o Google Trends.
Com ele, você consegue ver os assuntos mais buscados e falados na web em qualquer país e período. Você também pode buscar pelos termos que desejar para acompanhar a popularidade deles.
5. Social Mention
O Social Mention é uma evolução do Google focada em redes sociais. Com ele, você pode procurar por palavras relevantes para a sua empresa e ver se as pessoas estão falando sobre eles.
O algoritmo do Social Mention também procura analisar o tom das menções aos termos buscados, tentando detectar se são positivos ou negativos. Trata-se de uma informação muito importante para a imagem da sua marca.
6. WordPress
Torne o processo de publicação e atualização de conteúdo em seu site muito mais fácil usando uma das ferramentas gratuitas de Marketing Digital: o WordPress. Totalmente gratuito, ele exige apenas um domínio registrado e espaço para hospedagem.
Com o WordPress, você pode criar páginas e posts de blog, instalar layouts prontos a partir de templates, monitorar comentários, entre outros. Além disso, é possível contar com ainda mais recursos ao instalar plug-ins.
7. Yoast SEO
Um dos plug-ins de WordPress mais úteis, o Yoast SEO atua como um verdadeiro inspetor de otimização para o seu conteúdo. Você certamente sabe da importância de usar técnicas de SEO para melhorar sua posição no Google, mas sabe toda as regras de cabeça?
Esse é o papel do Yoast SEO. A partir da palavra-chave definida por você, ele analisa seu conteúdo para apontar erros que necessitem de correção. Ele também faz várias modificações em segundo plano para garantir a melhor otimização para os seus posts e páginas.
8. Máquina de Títulos
Quando a inspiração custa a chegar e você tem um prazo a cumprir, basta aproveitar uma das ferramentas gratuitas de Marketing Digital: a Máquina de Títulos.
O uso dela é bastante simples. Basta inserir os termos que você quer utilizar que ela trará sugestões de títulos relacionadas a eles. Você não só tem acesso a ótimas ideias de pauta como também já conta com o título otimizado para SEO.
9. HootSuite
Administrar os vários aspectos da sua estratégia de redes sociais pode ser bem desafiador, especialmente se você não tiver a ajuda das ferramentas certas. Para tornar esse trabalho mais prático, considere usar o HootSuite.
Com ele, é possível ter várias colunas lado a lado com feeds diferentes relacionados ao seu negócio, como respostas do público, posts agendados, mensagens recebidas, buscas por determinados termos, entre outros. Além disso, você pode criar grupos de colunas e multiplicar ainda mais esse potencial.
10. LanguageTool
Bateu aquela dúvida se o texto que você escreveu está livre de erros? Basta usar o LanguageTool para fazer uma varredura em busca de problemas que necessitem de ajustes.
Com pleno suporte ao português brasileiro, o LanguageTool aponta erros de gramática, ortografia e até certas passagens que não soam bem e podem ser corrigidas.
11. MindMeister
Fazer mapas mentais é uma ótima forma de descobrir novas abordagens em sua estratégia de marketing (e é algo benéfico para outras áreas da sua empresa). Para fazer isso a partir do navegador de internet com hospedagem na nuvem, use o MindMeister.
Fácil de usar e visualmente atrativo, o MindMeister possibilita a criação de mapas mentais da forma que você precisar. Ele tem templates prontos e possibilita vários tipos de conexões diferentes.
12. Online Broken Link Checker
Essa ferramenta gratuita tem um único propósito e ele é bem importante: ela busca por links quebrados em qualquer site especificado por você. Se as suas páginas estão passando por esse problema, você precisa saber e corrigir o quanto antes.
Você também pode usar o Online Broken Link Checker para captar oportunidades a partir do monitoramento de concorrentes. Se outra empresa tem um link quebrado para determinada página, você pode tentar emplacar um conteúdo semelhante no seu site.
Agora que você já descobriu as melhores ferramentas gratuitas de Marketing Digital, está na hora de aprender com mais profundidade em como realizar suas estratégias. Acesse nosso conteúdo completo sobre os 7 Pilares do Marketing Digital.