Toda empresa quer aumentar seu faturamento, independentemente da área em que está. Isso provavelmente se refere à situação da sua marca também. Se você está em busca de uma alternativa eficaz, já encontrou: o marketing digital.

Há empresas que já deram seus primeiros passos nessa área e não tiveram muito sucesso, certamente porque faltou experiência para adotar a estratégia correta. O marketing digital é bastante poderoso, mas somente quando usado adequadamente.

Com uma quase infinidade de canais à disposição e mecanismos que permitem impactar precisamente o perfil ideal de público da sua empresa, o marketing digital tem muito de valor a oferecer para você. E eu vou mostrar exatamente como.

Veja a seguir as melhores formas de aumentar o faturamento da sua empresa através do Marketing Digital. Confira!


Funil de vendas

O funil de vendas é baseado na ideia da jornada de compra do cliente, tendo um estágio inicial de aproximação superficial até se aprofundar em relação à decisão da compra, algo decisivo para aumentar o seu faturamento. No marketing, o conceito ajuda a posicionar as suas peças promocionais adequadamente.

Afinal, não faz sentido tratar da mesma forma quem está pronto para comprar de você e quem nunca ouviu falar do seu produto. Essas pessoas precisam de tratamentos diferentes e a melhor forma de organizar a sua estratégia para isso, está no funil de vendas.

Ele serve como uma estrutura básica para receber os seus esforços de diversas áreas do marketing digital, desde publicações em um blog até envios de e-mail marketing. O primeiro passo para usá-lo consiste em entender as características do público que se encontra em cada estágio.


Marketing de conteúdo

Com cada vez mais marcas buscando sua atenção por meio da publicidade tradicional, o público já está saturado. Isso deu origem à tendência que fortaleceu o marketing de conteúdo: há cada vez mais procura por informação de qualidade sobre diversos temas diferentes.

Trabalhar com marketing de conteúdo significa colocar a sua empresa na posição de referência e autoridade sobre o seu respectivo assunto. Ela precisa passar a ser autora de materiais de qualidade que as pessoas queiram consumir porque solucionam seus problemas.

Elabore uma estratégia de conteúdo pensando nas principais necessidades do seu público-alvo. Crie um blog e comece a publicar artigos nele, não se esquecendo de promover esses materiais com a ajuda dos seus demais canais de marketing.


Automação de marketing

Nem todo trabalho de marketing precisa ser feito manualmente. Aliás, é possível ter resultados surpreendentes com a ajuda da tecnologia. A automação de marketing é um exemplo disso. Ela consiste em plataformas capazes de automatizar determinados processos desse meio.

Por exemplo, o envio de e-mails estratégicos para os seus leads pode ser automatizado. Os critérios para disparo podem levar em conta o comportamento da sua audiência, possibilitando que o envio tenha relação com o contexto em que o lead se encontra.

Isso é altamente valioso porque permite entregar um conteúdo personalizado, com muito mais chances de conversão. Mais aspectos da sua estratégia também podem ser automatizados, como a veiculação de anúncios, posts em redes sociais, entre outros.


Otimização de conteúdo

Se o seu público não encontra o seu conteúdo, é como se ele não existisse. Felizmente, existem técnicas no meio digital que permitem ampliar a exposição das suas peças promocionais e do conteúdo criado em suas campanhas.

As técnicas de SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de buscas) consistem em ajustes que devem ser feitos em suas páginas para que o algoritmo dos sites de pesquisas, como o Google, possa encontrar seu conteúdo e classificá-lo adequadamente.

Isso será decisivo para que o seu site suba de posição no ranking do Google. Atrair esse público é essencial, já que as pesquisas podem revelar a intenção de compra e colocar a sua marca em contato direto com um lead altamente qualificado com alta rapidez e, assim, contribua para o seu aumento de faturamento.


Mídia digital

Já se foi o tempo em que somente se podia viver da mídia tradicional, como anúncios na TV ou em revistas. Hoje, temos a força do marketing digital para entregar muito mais resultados de qualidade por uma fração desses custos.

A automação de marketing é o motor por trás da mídia digital, sendo encarregada de otimizar as suas campanhas para alcançarem o seu potencial máximo em relação ao orçamento definido por você e a fatia de público marcada como alvo.

O principal diferencial disso está em poder anunciar apenas para o perfil de público certo. Por exemplo, no Google Ads, o seu anúncio aparecerá somente para o segmento escolhido, independentemente do site ou blog que o usuário estiver acessando. Isso ajudará você a vender mais, aumentando o seu faturamento.


Aplicativos móveis

Os smartphones tomaram conta da atenção das pessoas em diversos segmentos. Uma das formas que o marketing digital oferece para impactar essas pessoas está na forma de aplicativos móveis, ou apps. Você já pensou em criar um para a sua empresa?

Um app permite ter um ambiente totalmente seu dentro do celular do seu cliente. Dependendo da sua área de atuação, é possível oferecer funcionalidades inovadoras e, claro, direcionar essas pessoas para os seus produtos.

O uso de notificações é um ótimo recurso de comunicação para levar ofertas personalizadas aos seus usuários. Ao permitir que essas pessoas façam compras pelo app, você acaba criando uma nova via de faturamento bastante promissora.


Análise de dados em tempo real

Ainda não tem segurança sobre a eficácia de todas essas ideias? Não tem problema, já que um dos principais diferenciais do marketing digital para o seu aumento de faturamento está em permitir que você acompanhe seus resultados em tempo real.

Ou seja, durante o curso das suas campanhas, você já pode analisar como a sua audiência está respondendo à sua estratégia. Caso perceba algum problema ou erro, basta fazer o ajuste na hora. Isso também pode ser feito caso você note alguma oportunidade a ser aproveitada.

Relatórios de campanhas de marketing digital também ajudam a entender melhor o perfil do seu público-alvo. Pode ser que você tenha uma ideia errada a respeito das preferências e características dessas pessoas.

O marketing digital compreende uma série de canais altamente eficazes que conseguem ajudar você a aumentar seu faturamento e ter resultados cada vez melhores em diversos segmentos. Basta aproveitar os recursos que citei acima para começar a trabalhar do jeito certo. Aproveite!

Quer aprender mais a fundo a respeito do funil de vendas que sugeri acima e começar a entender como trazer esse conceito em sua empresa? Então aproveite para saber mais sobre como o funil ajuda PMEs aqui no blog.