Não, não vai dar certo… Dizia eu para um amigo que dava aulas de violão e queria anunciar no Facebook. Na época, eu topógrafo, marcando terrenos em um loteamento, mal sabia a influência que a tal ferramenta iria causar na vida das pessoas. E quem era eu na fila do pão???

Depois de alguns anos, por ironia do destino, mudei de trabalho. Fui de topógrafo para gestor de anúncios na internet em uma empresa de automação de marketing. E lá estava eu, tentando entender aquela coisa estranha que antes dizia ao amigo que ele iria se danar se usasse rsrsrsrsrsr.

Ainda pensei: “Mas o Facebook não é só para postarmos fotos de amigos, da família, depois as pessoas curtirem e fica tudo certo?”

Se ficasse nisso, eu não estaria aqui escrevendo a experiência e conhecimento que adquiri estudando e executando na prática o Marketing no facebook.

Antes de tudo, vou me apresentar: sou Flávio Zamprone, Ex Topógrafo, Analista de Marketing e Gestor de Tráfego na G Digital. Continue aqui comigo para entender como foi esse processo de aprendizagem.

Como Funcionam os anúncios no Facebook

Tá, mas como funciona? As empresas pagam pro Facebook mostrar suas propagandas no meio das postagens pessoais de jantar em família, viagem com os amigos, aniversário da vovó? SIM!

O nosso amigo Mark Zuckenberg – Proprietário da p…toda – não criou a rede social mais famosa do mundo pensando em entretenimento, muito menos em rentabilidade. Ele o criou para sanar um problema de comunicação interna de uma empresa, mas a eficiência do programa foi tamanha a ponto de chegar na proporção que chegou. E então, não restava outra saída a não ser cobrar de empresas a divulgação na plataforma habitada por bilhões de sedentos por informação.

Os anunciantes acreditavam que o simples fato de realizar uma publicação sem investir, iria trazer resultados. Na época, há 5 anos, ainda era possível sim, quando o Facebook permitia que uma publicação chegasse a praticamente toda sua lista de amigos, mesmo que fossem mil ou 2 mil pessoas. 

Hoje, as coisas mudaram. A entrega de postagens na linha do tempo não é a mesma. E isso ocorre tanto com a publicação de perfil pessoal quanto a empresarial (Fanpages). Será que é porque eles tinham o intuito de “forçar” as pessoas a pagarem? Fica a reflexão rsrsrsrs.

Agora, vamos pensar pelo lado do meu amigo violonista…

Ele tinha apenas alguns amigos interessados em suas aulas. Eram os que já o conhecia e estavam no campo de amigos do Facebook. E o que ele faria para chegar às outras pessoas que também queriam aprender a tocar violão e ele não conhecia? Como atingir? Pagando…

Ponto final. Então, de um jeito ou de outro o dinheiro iria trazer mais dinheiro.

São bilhões de pessoas que você pode alcançar com os anúncios no Facebook, porém, a maioria não está no momento da compra e nem todas vão se interessar por seu produto. É praticamente impossível colher bons resultados sem segmentar e focar só em quem vai gostar do seu produto ou serviço.

Com esse problema, a equipe de Mark, que já era monstruosa, desenvolveu basicamente duas formas de anunciar no Facebook…

O Impulsionamento e Gerenciador de Anúncios.

O impulsionamento é o mais simples e prático. O Gerenciador é mais complexo e cheio de recursos.

“Ah Flávio, vou pelo mais prático e simples”…

Se você quiser vender bem menos e ser menos efetivo na sua divulgação, pode escolhê-lo então.

Conheci pessoas que obtiveram sucesso com o impulsionamento, mas eu garanto que poderiam triplicar suas vendas pelo simples fato de mudarem a forma de exibirem e controlarem seus anúncios.

Vou justificar isso com toda propriedade: Já investimos mais de 500 mil em anúncios aqui na G Digital e posso validar que a maneira mais certa, rentável, correta, analítica é através do gerenciador, sem dúvidas!

Nele, você tem milhares de recursos a mais:

  • Análise detalhada
  • Segmentação precisa
  • Otimização
  • Gestão dos anúncios
  • Centenas de funcionalidades comparado ao impulsionamento.

Vou explicar melhor abaixo a diferença do painel do Impulsionamento e o Gerenciador de Anúncios:

anúncios no facebook
Gerenciador de Anúncios

Como pode ver na imagem, no gerenciador de anúncios, há uma riqueza de detalhes. É possível analisar o pós anúncio e verificar o quanto aquele investimento te trouxe de retorno, qual o perfil de pessoa você atingiu e onde estas pessoas estavam. Também é possível ver a quantidade de homens, mulheres, se eles vieram do facebook, do instagram, e qual foi a ação final deles perante seu anúncio.

anúncios no facebook
Impulsionamento

Nesta imagem do impulsionamento, aparecem apenas as métricas de 1 anúncio. Ele mostra a quantidade curtidas, comentários e compartilhamentos que tiveram sua publicação. É muito vago pra análises decisivas. Então, fica nítido que no gerenciador, o seu poder de decisão para ações se torna muito mais forte e confiável. Já o impulsionamento, você joga seu dinheiro suado no lixo, pois será difícil tomar uma decisão com base nos poucos dados que ele te mostra.

Para melhor te explicar, há um vídeo abaixo, onde faço a comparação de um e de outro, aí você tira melhor suas conclusões.

O conselho que deixo pra você amigo(a) leitor(a), que já anuncia ou vai começar anunciar seu negócio na internet, é este:

Quando anunciar, utilize o Gerenciador, dedique um tempo a mais para estudá-lo que vai valer muito a pena!

Em breve eu voltarei aqui com um material ensinando como construir anúncios pelo gerenciador. Já deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que eu vou respondê-las no próximo conteúdo.

Ah, o meu amigo violonista já tem 50X mais alunos do que na época que eu disse a ele que anunciar no Facebook era babaquisse hahahahaha.

Abraços!

#growtogether