Veja como o Marketing Digital para o empreendedor tornou-se muito eficaz no cenário atual brasileiro.

O Marketing Digital para o empreendedor nunca se tornou tão necessário. Sua eficácia é uma garantia que o mundo sem a internet não daria. Ele alavanca as vendas, expande o crescimento de novos clientes, te deixa com mais autoridade e, o mais importante, te dá tempo e dinheiro.

Muitas empresas são criadas ao longo dos anos. Todas elas, evidentemente, buscam ser bem sucedidas e sólidas no mercado. Desse modo, o crescimento e as vendas são os dois pontos mais importantes.

No entanto, nem todas as empresas conseguem crescer e alavancar suas vendas, e ficam, cada vez mais, abaixo de seus concorrentes (isso quando não fecham as portas logo cedo…)

Se analisarmos, vemos que a vontade de empreender do brasileiro é algo cada vez mais crescente. A América, como um todo, sempre foi bem vista para quem deseja enriquecer – daí que surgiram tantos imigrantes e investidores. Porém, como fazer um negócio crescer, da maneira correta, e superar as dificuldades com as vendas?

As dificuldades de crescimento e vendas do empreendedor

Marketing Digital para empreendedor

Segundo dados do SEBRAE, no Brasil, 58% das empresas conseguem se manter em até 2 anos. Um número muito assustador. Em média, 6 à cada 10 empreendimentos, não conseguem se manter, e isso, evidentemente, é um sinal de que precisamos estar atentos.

Se, por outro lado, considerarmos o Micro Empreendedor Individual (MEI), o quadro melhora bastante. Sendo assim, de 58%, o número passa a ser de 78% – algo muito significativo.

O MEI encontra facilidades de baixo custo para se desenvolver, sobretudo quando está atento à internet e sabe o que precisa fazer.

4 fatores que fazem qualquer empreendimento dar errado

Além disso, o próprio SEBRAE aponta 4 fatores principais que fazem com que as empresas brasileiras venham a fechar as portas logo de cara. São eles:

  • A situação do empresário antes da abertura;
  • O planejamento dos negócios;
  • A capacitação em gestão empresarial e;
  • A gestão do negócio em si.

1. A situação do empresário antes da abertura

Marketing Digital para empreendedor

De fato, a situação do empresário antes da abertura é o principal ponto de partida. Essa situação, contudo, não é uma situação meramente financeira – embora quanto mais recursos melhor – mas uma situação de forma geral. Dentre elas, um dos aspectos, é a capacidade em resolver problemas.

Com isso, o empresário precisa manter-se sempre firme para encarar tudo o que vier a acontecer (possíveis falências, percas, dificuldades, falta de recursos etc). Quando o empresário não leva isso em consideração certamente ele corre grandes riscos de fechar antes dos 2 anos de atuação.

2. O planejamento dos negócios

Marketing Digital para empreendedor

Planejar um negócio é algo fundamental. Não podemos fazer aquilo que apenas passa por nossas cabeças quando se trata de negócios. Se o fizermos, certamente falharemos, e a realidade não mente.

Todavia, é claro que se for algo único, inovador ou genial, as pessoas irão se interessar. Porém, em 99% dos casos, todo o trabalho é composto de 5% de inspiração e 95% de transpiração. Não tem como fugir disso. E mesmo que seja algo fantástico, você perderá muito dinheiro caso não consiga desenvolver bem seu negócio – e isso é um risco muito grande.

3. A capacitação em gestão empresarial

Marketing Digital para empreendedor

Não adianta. Se iremos administrar uma empresa, fazer toda a sua gestão, nos é necessário conhecer como funciona os processos empresariais. Precisamos, ainda, saber quais são os nossos deveres e obrigações para com o Estado e como iremos proceder mediante o cenário atual.

Com isso, capacitações são muito necessárias para manter o negócio de pé. E, claro, não se esqueça de que: teoria sem prática se torna inútil. Muitos acham que podem se guiar pela intuição, no entanto, ter conhecimento ajuda, inclusive, ampliar sua capacidade intuitiva.

Não deixe de ler, estudar, acompanhar o que há de melhor! Sobretudo, hoje, com a internet, é impossível arranjar desculpas para não se qualificar melhor – a não ser que realmente não queira.

E, ainda, sabe aquela imagem de um cara estudando tranquilo, no campo, sossegado? Pois é, não se preocupe com esse fato: muito das vezes teremos que criar o próprio ambiente de estudos (metrô, ônibus, parte do horário de almoço…)

4. A gestão do negócio em si

Marketing Digital para empreendedor

Fazer a gestão de um negócio não é para qualquer um. Além do empreendedor precisar estar sempre disponível, trabalhando muito, ele precisa fazer as coisas acontecerem. Assim, ele recorrerá aos meios necessários e, com isso, saberá como fazer a gestão corretamente.

Muito mais do que a gestão do negócio – e por gestão de negócio incluímos a gestão de pessoas – ele terá de fazer uma gestão de si mesmo, com muita disciplina, para gerar resultados.

Ainda, os meios que ele precisa para gerar resultados deverão ser os mais eficientes possíveis para que, de fato, o empreendedor não perca clientes, notoriedade, autoridade, dinheiro e, o mais importante, tempo.

Mas, não se preocupe: o cenário que um empreendedor possui hoje é um dos mais favoráveis – sobretudo se o empreendedorismo estiver voltado para o mercado brasileiro.

Como superar as dificuldades encontradas no crescimento da empresa e, principalmente, vender mais?

Marketing Digital para empreendedor

Hoje, é impossível um negócio sobreviver sem usar a internet. A internet, de fato, abriu portas para o mercado que antes eram inimagináveis!

A internet facilitou nas vendas, no controle, na educação, nas informações… Realmente é algo incrível e de fácil acesso para qualquer um, seja na situação financeira em que se deparar.

O que é Marketing Digital e por que ele é tão importante para o empreendedor?

Talvez você já saiba, ou tenha reparado facilmente que: as empresas de hoje em dia, para se manterem cada vez mais firmes, utilizam estratégias de Marketing Digital muito bem trabalhadas. E, detalhe: com um ótimo custo x benefício para o empreendedor.

O Marketing Digital, como o próprio nome já diz, é, para o empreendedor, todo o Marketing realizado em uma empresa através das plataformas digitais. Isso inclui não somente sites, mas também redes sociais, e-mail, blogs, podcast, plataforma de vídeos etc.

São inúmeras possibilidades e várias formas que o Marketing Digital encontra meios de atuar. E, é por isso, que é tão eficiente. Você não precisa se limitar a um público próximo, poderá vender para todo o Brasil e exterior, divulgar para as pessoas que realmente são seu público alvo e ganhar cada vez mais autoridade tanto na internet quanto fora dela.

O Marketing Digital, para empreendedor, nunca se tornou uma realidade tão viva e tão precisa! E, se o MEI consegue se manter muito mais do que as empresas é pelo fato da praticidade em implementar o Marketing Digital em seu negócio.

E não só o MEI – visto que o MEI foi feito para crescer cada vez mais – mas, todos aqueles que encaram o Marketing Digital como principal ferramenta de vendas possuem muito mais chances de chegar nos seus clientes, gerando assim mais lucro e autoridade para o negócio.

As pessoas estão conectadas, e o tempo todo, e o Brasil é o 5º país onde mais se encontram pessoas passando horas a fio na internet – segundo a Internet World Stats. Por isso que o Marketing Digital para empreendedor brasileiro nunca se tornou tão certeiro!

Para mais informações sobre internet no mundo, acesse:
https://www.internetworldstats.com/top20.htm

Se você quer ser como as empresas que estão utilizando a internet para alavancar seus resultados, clique aqui e leia o artigo onde ensinamos o que é Funil de Vendas, uma das principais estratégias dentro do marketing digital que está ajudando as PME’s.

Abraço!
#growtogether