Quem está à frente de um negócio está sempre buscando como aumentar as vendas com o marketing. Esse departamento é responsável por criar as oportunidades, aumentar o conhecimento da marca, agregar valor aos produtos, tudo o que reflete na lucratividade da marca.

Um dos grandes conceitos que surgiram nos últimos tempos foi o de Inbound Marketing. Ele transformou a maneira das empresas se portarem diante de seus consumidores e isso alterou também o processo de vendas. O Inbound Sales é uma ótima maneira de como aumentar as vendas com o marketing.

Se você também quer conhecer mais sobre esse assunto, confira o conteúdo que preparei para você. Boa leitura!

O que é Inbound Sales?

Para falar do Inbound Sales eu preciso, primeiro, conceitualizar o Inbound Marketing. Esse conceito representa o conjunto de estratégias capaz de atrair os potenciais clientes por meio de conhecimento, criando um caminho lógico, desde o reconhecimento de um problema até a decisão de compra.

Quem nunca teve que atender uma ligação de um vendedor insistente e invasivo, tentando a todo custo lhe empurrar produtos que você não solicitou? Felizmente esse tipo de prática já não gera mais efeitos e as empresas enxergaram isso (ou deveriam!).

Agora, tudo parte de conhecimento. O público se tornou bastante exigente e cobra das marcas que invistam em uma boa experiência para os clientes, com ambientes agradáveis, seja online ou offline.

Se os vendedores não devem mais fazer aqueles contatos invasivos, como eles tratarão os leads, então? Com o Inbound Sales!

A ideia é que os leads são atraídos por materiais relevantes e, desde os primeiros contatos, deixam informações relevantes, que ajudem o vendedor a ter uma tratativa bem mais certeira e específica quanto a necessidade daquela pessoa.

O vendedor no Inbound Sales não entra às cegas ou sai atirando para qualquer lado! Antes de fazer contato com o alvo ele já tem informações ricas e, muitas vezes, já sabe o que indicar, as melhores ofertas para resolver o problema daquela pessoa específica. Um tratamento individualizado e personalizado.

Viu que o Inbound Sales é uma ótima solução sobre como aumentar as vendas com o marketing?

Quais são os benefícios para a empresa?

Além dos benefícios que já ficaram claros no último trecho deste conteúdo, vou abordar algumas outras vantagens que uma empresa tem ao implantar o Inbound Sales. Confira!

Aumento da proximidade com o público

Se aqueles vendedores antigos deixavam uma má impressão das empresas, com um tratamento frio e às vezes até rude, empurrando os produtos ou serviços, no Inbound o efeito pode ser inverso.

Uma das regras no Inbound Marketing é sempre oferecer a melhor experiência possível aos clientes. Isso gera uma aproximação do público, que vê na marca uma preocupação com seu público, não só pensamento em lucro.

Essa maior aproximação leva a um aumento nas vendas, mas não só isso. Você pode conquistar fãs da marca, promotores que divulgam a boa experiência e atraem novas oportunidades. Além disso, a credibilidade da empresa cresce no mercado.

Auxílio aos vendedores

O Inbound Sales é de grande ajuda para os vendedores! Afinal, eles são alimentados com dados altamente relevantes sobre seus potenciais clientes. Isso acelera muito as vendas, aumenta a taxa de conversão e otimiza o trabalho desses profissionais.

O esforço de vendas no Inbound é muito menor do que no modelo tradicional e isso reflete em menores custos de aquisição e tempo até o fechamento da venda.

Estratégias mais eficientes

Cada ação de como aumentar as vendas com o marketing no Inbound Sales é muito mais eficiente do que no modelo tradicional de vendas. As estratégias podem ser facilmente acompanhadas e mensuradas, analisando as técnicas que mais geram resultados com o seu público.

Você pode utilizar o marketing digital para fazer a atração dos clientes, assim como a nutrição dos leads até que eles estejam prontos para receber o contato de um vendedor no Inbound Sales.

Maior quantidade de oportunidades

Por fim, outro ponto muito importante do Inbound Marketing é que as ações no ambiente digital conseguem atingir um alto número de pessoas, ou seja, seu leque de atuação é elevado. Usando os recursos digitais você cria segmentações de público, até chegar naqueles que realmente são interessantes.

Quanto os leads chegarem até os vendedores, eles já terão passado por filtros, deixando só aqueles que realmente são qualificados para a venda.

Como implementar o Inbound Sales na sua empresa?

Agora, vou lhe mostrar como implantar o Inbound Sales. Veja só!

Desenhe toda jornada de compra

O primeiro passo de como aumentar as vendas com o marketing é desenhar toda a jornada de compra. Ou seja, faça um caminho lógico que seus clientes devem percorrer, desde os primeiros contatos com a marca até o fechamento dos pedidos.

Essa análise ajuda a identificar as etapas que devem ser feitas de forma automatizada, com automação de marketing, e onde devem entrar o Inbound Sales.

Pense sempre na experiência

Nunca perca o foco na experiência dos seus clientes. É muito importante sempre pensar em como tornar isso mais agradável, só assim os bons resultados serão alcançados.

Faça pesquisas de satisfação, busque a opinião de seus clientes e faça testes para gerar uma melhor experiência.

Compartilhe (e use) os dados

Todos os dados dos potenciais clientes devem ser compartilhados entre a equipe envolvida. Marketing e vendas devem trabalhar juntos no Inbound, com um só objetivo que é gerar uma boa experiência aos clientes e converter isso em lucro.

Então, mantenha esses dados compartilhados e faça uso deles de forma consciente.

Tenha um time focado no sucesso dos clientes

Por fim, treine e capacite sua equipe para que ela sempre busque o sucesso dos clientes. Se as necessidades forem atendidas e as expectativas superadas, certamente a empresa conseguirá bons promotores da marca, solidificando a empresa no mercado.

Portanto, neste artigo eu mostrei como aumentar as vendas com o marketing e como funciona o Inbound Sales. Tenha em mente que o comportamento dos consumidores mudou e sua empresa precisa se adequar a isso.

Eu sei que todas essas estratégias não são simples de aplicar e têm grande importância. Por isso, contar com a ajuda profissional faz toda a diferença. Aqui na GDigital nós ajudamos outras empresas a aumentar a eficiência de suas estratégias e buscar melhores resultados.

Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e veja como podemos lhe ajudar!