Os resultados custam a disparar, e os seus concorrentes ganham cada vez mais espaço em seu mercado? Está na hora de implementar a melhor escolha de estratégia de marketing para pequenas empresas. O caminho para isso está na automação de marketing.

O termo se refere a uma série de iniciativas que colocam softwares no controle de certas ações de campanhas. Pode envolver desde um recurso que publica conteúdo automaticamente no Facebook até um sistema que dispara e-mail marketing com base em contextos pré-definidos.

O segredo do sucesso de uma estratégia de automação de marketing não está no valor gasto em ferramentas, mas sim na elaboração da melhor abordagem que o algoritmo possa utilizar para funcionar e trazer retornos de qualidade.

A seguir, você entenderá os principais motivos para implementar a automação de marketing em sua empresa e como fazer isso da forma correta. Confira!

 

Por que trabalhar com automação de marketing?

A automação de marketing pode não só aumentar a eficiência da sua performance, como também contribuir para resultados melhores. Por funcionar de maneira automática, não requer uma constante interferência humana, e é capaz de se otimizar sozinha a fim de gerar retornos cada vez superiores.

Ainda não se convenceu? Então, veja a seguir as principais razões para utilizar a automação de marketing em sua estratégia.

Maior geração de leads

A automação de marketing consiste, especialmente, em maximizar os seus retornos. Envolve utilizar o mínimo de esforço para obter o máximo de retornos. Trata-se de uma ótima combinação de fatores para a sua geração de leads.

Essa ideia envolve apresentar as peças certas em cada etapa da jornada do cliente, o que é decisivo para que ele seja convencido da compra com os argumentos certos.

Mais produtividade para o time

Perder boa parte do tempo do dia com tarefas mecânicas não é nada eficiente. O seu tempo no marketing é melhor utilizado quando voltado à estratégia e ao planejamento, envolvendo o desenvolvimento de ideias inovadoras destinadas às suas campanhas.

Ao atuar com automação de marketing, é possível executar por meio de sistemas todas essas tarefas que ocupam tempo demais, liberando o seu time para atividades mais importantes.

Alta escalabilidade

Se uma iniciativa não é facilmente escalável, ela pode gerar prejuízo até quando está indo bem. Felizmente, a automação de marketing vai na contramão disso, sendo facilmente escalável sem custar mais por isso.

Por contar com uma estrutura modular, uma estratégia fundamentada em automação envolve o mesmo esforço para impactar mil pessoas ou um milhão.

Diminuição do CAC

Por mais que você esteja tendo bons resultados com as suas estratégias, é muito importante ficar de olho no CAC (custo de aquisição de clientes). Afinal, se você está gastando demais para ter um retorno mínimo, algo precisa ser corrigido urgentemente.

A automação de marketing ajuda nisso porque funciona a partir da sua própria otimização de custos, fazendo com que você tenha cada vez mais retornos sem precisar gastar mais com isso.

Redução do ciclo de vendas

Quanto mais tempo o seu time comercial passa em contato com um potencial cliente, menos produtivo fica o processo. O ideal é que esse ciclo de vendas seja o mais curto possível para que você possa se dedicar a um volume cada vez maior de conversões.

Essa é a premissa básica da automação de marketing: minimizar os esforços envolvidos com as vendas para maximizar os retornos. Será possível impactar mais gente e direcionar esse público à jornada de compra de forma eficaz.

 

Como adotar a automação de marketing na estratégia?

Agora que você já conhece os principais motivos para implementar a automação de marketing em sua empresa, o próximo passo é saber como fazer isso corretamente.

Veja a seguir as melhores formas de automatizar a sua estratégia de marketing para pequenas empresas.

Entenda a jornada do seu cliente

Para ter sucesso com a automação de marketing, você precisa compreender muito bem os processos pelos quais o seu público passa até se tornar cliente. Afinal, é necessário pensar em abordagens que se repliquem e funcionem automaticamente.

Para isso, estude o histórico dos seus clientes levando em conta quais vias utilizaram para comprar de você, quanto tempo demoraram e quais peças de marketing foram decisivas.

Utilize uma plataforma de automação

A automação de marketing é quase totalmente fundamentada na tecnologia, então é natural que seja importante contar com uma boa ferramenta para conduzir essa estratégia.

Com uma boa plataforma de automação de marketing, é possível criar páginas de conversão como landing pages, formulários inteligentes, funil de e-mails, fazer testes A/B, qualificar e nutrir leads. Para quem precisa otimizar tempo, é uma ótima ferramenta para compilar todas as etapas em uma única plataforma.

Use landing pages

Para que a sua estratégia de automação de marketing funcione, você precisa do apoio de landing pages especiais voltadas à conversão. Elas devem trazer todas as informações mais importantes e não conter distrações que possam tirar o visitante de lá.

As landing pages também são úteis porque se integram organicamente à maioria das plataformas de automação de marketing. Dessa forma, basta configurar o propósito de cada uma e monitorar os resultados.

Tenha CTAs eficazes

Nem tudo pode ficar a cargo de algoritmos e máquinas quando o assunto é automação de marketing. Cada peça veiculada precisa ter um bom CTA (call-to-action, em tradução chamada para ação) que aponte o público para a conversão.

A linguagem utilizada nesse CTA precisa gerar identificação no público-alvo, além de agregar valor a ele para convencê-lo a clicar.

Integre todos os seus canais

A automação de marketing não funciona se os meios utilizados pela sua marca não estiverem plenamente integrados. É algo que não só compromete os seus resultados como impede você de saber, de fato, se está tendo sucesso com as suas iniciativas.

Isso vale para todos os canais da sua empresa. Por exemplo, o seu e-mail marketing precisa apontar para uma landing page de conversão conectada à sua plataforma de automação.

A automação de marketing é uma ótima escolha de estratégia de marketing para pequenas empresas. Por meio dela, é possível alcançar bons resultados em suas estratégias, além de otimizar as suas iniciativas para ter o máximo de retorno sem que seja necessário um grande orçamento.

Aprenda mais sobre como tornar a sua estratégia ainda mais eficaz. Veja no blog quais são os melhores formatos de conteúdo para você utilizar.

E siga nossa fanpage para receber mais conteúdos sobre automação de marketing.