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Saiba Como Aplicar as Regras da LGPD na G Digital

A LGPD, Lei geral de proteção de dados pessoais, é uma norma Federal sancionada em 2018 na qual estabelece regras para a coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

O objetivo é proteger os direitos de liberdade, segurança e privacidade dos usuários com relação ao uso de suas informações em empresas privadas ou públicas.

E desta forma, os usuários terão o direito de consultar e retirar os dados que a empresa possui sobre os mesmos.

E fizemos um material com o passo a passo de como aplicar as configurações na G Digital para cumprir com a lei. Continue abaixo para ver!

Como aplicar as leis da LGPD em seu negócio com a G Digital

Com o objetivo de que todos os nossos clientes estejam com sua estrutura digital cumprindo com a LGPD, a G Digital realizou atualizações para que possam atribuir as ações necessárias solicitadas pela lei.

Com essa nova atualização é possível que os leads:

Veja a seguir como realizar na prática estas ações na G Digital.

1- Configure sua página para aparecer o modal com a confirmação de uso dos cookies

Este recurso é para que você insira em suas páginas a informação e confirmação do uso de Cookies.

Para ativar é bem simples, basta ir às configurações da página, logo verá abaixo a opção “padrões LGPD”. Ao clicar, selecione o checkbox para ativar e clique em “salvar”.

Para que o aceite dos cookies funcione de maneira adequada, é essencial que a “Otimização de Scripts”, que fica nas configurações da página, também esteja ativa.

Dessa forma, iremos executar scripts de terceiros que possam utilizar cookies (Facebook, Google Analytics, Hotjar, etc…) caso o usuário clique em “continuar”. 

Caso a otimização esteja inativa, apenas teremos controle sobre os cookies da plataforma.

Ativando e salvando todas as configurações, ao acessar a página, você verá a solicitação de autorização para o uso dos cookies, como na imagem abaixo.

2- Insira checkbox de autorização para uso dos dados do usuário no formulário

Esta etapa é para que você informe ao usuário a confirmação que ao se cadastrar em algum de seus formulários, você fará uso dos dados.

Para executar, é só ir ao seu formulário criado na G Digital, ir às configurações e ativar a chave “LGPD”.

Assim que realizar essa configuração, no formulário da sua página aparecerá um checkbox para que o usuário o selecione e concorde com o uso de suas informações.  Vale ressaltar que esta configuração deve ser feita em cada formulário individualmente.

Como pode ver acima, a caixa de seleção é para confirmar com os “termos de uso” (No próximo tópico do artigo, mostraremos onde você personaliza esta mensagem dentro da G Digital).

3- Configure seu painel LGPD

Agora, nesta parte, é onde você vai conseguir personalizar 2 itens:

#O painel principal da LGPD

Este painel é o local em que seus leads terão acesso aos dados sobre eles que estão salvos em sua base. E terão liberdade de executar ações conforme seus direitos seguindo a lei. Vamos apresentar melhor no decorrer do artigo.

#As notificações dos Cookies e o Checkbox do formulário

Como te mostramos nos tópicos anteriores, fizemos as ativações dos Cookies e do checkbox que fica abaixo do formulário de cadastro. Agora, nesta etapa, é onde você pode personalizar as mensagens.

Para começar, em seu painel da G Digital, vá em seu nome, no canto superior direito e clique em configurações.

Após isso, clique na aba LGPD para ter acesso às configurações como está nesta tela abaixo.

Configuração do Painel

Assim como ilustrado na imagem acima, aqui é o momento de personalizar como ficará o painel principal da LGPD para seus usuários terem acesso aos dados.

A personalização é bem simples, pois o painel já vem praticamente pronto, aqui você apenas adapta para ficar com a identidade da sua marca.

Insira o logo e o nome da sua empresa e também já escolha o tema (cor) para essa página. Temos temas: padrão, dark, vermelho, azul e roxo. 

Configuração das mensagens e notificações

Ao rolar para baixo, nesta mesma página, você vai encontrar os campos para personalizar as mensagens de notificação do cookies e do checkbox do formulário.

Você pode colocar a mensagem que desejar e também é possível colocar links neste texto, para fazer referência a um documento de Termos de uso, por exemplo.

Caso você não configure nenhuma mensagem para o modal do cookie e o checkbox de acesso, será gerada automaticamente uma mensagem padrão pela G Digital.

E mais abaixo, terá a opção de determinar o tema do modal da notificação do cookie, tema padrão ou dark. E também, definir quais botões aparecerão, se será apenas um botão “Continuar e Fechar” ou dois botões, “botão continuar e botão cancelar”.

Após tudo configurado clique em “salvar”.

E seguindo estes passos, finalizamos as configurações do seu painel.

Visualize como ficará o Painel

Agora, para visualizar como ficará o painel principal onde os leads terão acesso aos dados, em que você colocou o logo, o nome da empresa e determinou o tema, clique em “preview”.

Você será redirecionado para esta página abaixo. Esta será a experiência pela qual seu lead irá passar para ter acesso às suas informações.

Para validar se o usuário realmente tem cadastro com você, ele precisará passar por uma validação. É solicitado que insira o e-mail de cadastro.

E, logo em seguida, será enviado no e-mail um código de verificação para inserir no campo da página, assim como está abaixo.

Depois da autenticação do Lead, ele terá acesso à tela que permite que realize diferentes ações com seus dados:

#  Remover seu e-mail de uma campanha

Se ele se cadastrou em 3 campanhas criadas por você, aparecerão as 3 na qual ele está cadastrado. Por exemplo: “Campanha de e-book de como criar landing pages”, “Campanha Live de marketing digital”, “Campanha Venda pelo instagram”. E poderá definir em qual destas quer descadastrar.

# Remover seu cadastro de leads na LGPD

Esta opção, é para já se descadastrar de todas as campanhas e sair da sua base de contatos por completo.

Se selecionar uma destas opções, será redirecionado a tela abaixo, em que possui uma chave de “ativo”, que é a confirmação da ação, e a opção de salvar.

# Fazer Download de Seus dados

Ao selecionar a opção de fazer o download dos seus dados, será exibida uma tela para o usuário, já com o seu código e apenas solicitando que ele digite o mesmo.

Após isso, será enviada para o e-mail do Lead uma cópia dos dados que você possui referente a ele.

Quais dados que o Lead receberá?
Todos os dados que foram coletados. Desde o nome, e-mail, telefone, informações adicionais que você tenha solicitado no formulário de cadastro, as informações de quais e-mails ele abriu e quais e-mails clicou (que hoje são informações que você tem acesso dentro do CRM da G Digital). Enfim, todos os dados que você tem acesso utilizando a plataforma.

O único item que não vai neste documento, são as notas que você inseriu no CRM ou no Gwhats da G Digital, pois estas anotações são informações que você inseriu e não o usuário. São suas informações internas de organização e não um dado do lead.

# Excluir todos os seus dados

O Lead também pode apagar todos os dados que você possui. Ao clicar nesta opção, aparecerá uma página parecida com a anterior pedindo para repetir o código e assim se desvincular totalmente.

Como meus Leads terão acesso a este Painel?

#Através dos seus e-mails enviados

Quando você envia um e-mail pela G Digital, sempre vai no rodapé a opção do seu lead se descadastrar da sua lista. E quando ele clicar nesta opção, ele vai até o painel da LGPD.

Porém, ele terá acesso somente as seguintes funcionalidades como na imagem a seguir:

Em Seu Site Oficial

Uma sugestão que damos para que ele tenha fácil acesso ao painel completo, é que você coloque no rodapé do seu site oficial o tópico “LGPD”.

Basta copiar o link que disponibilizamos no final das configurações, e linkar em sua página.

Lembrando que esta é uma sugestão, você pode disponibilizar este link onde acreditar ser interessante para sua empresa.

 

Por que é importante Respeitar e Compreender a nova Lei?

Além de ter penalizações e ser um direito das pessoas, é importante compreender que ao valorizar e cumprir com esta lei, é muito positivo na sua relação com o usuário.

Reflete no seu posicionamento enquanto marca ao apresentar que está se preocupando em garantir um ambiente onde possa dar informações que possui sobre ele.

As pessoas prezam cada vez mais por privacidade e segurança, principalmente na internet. E se sua empresa cumpre com este papel e dá liberdade, isso será revertido em confiança.

Espero que tenha gostado de como ficaram as mudanças! E se você é cliente, quaisquer dúvidas que tiver, basta chamar nosso time de apoio ao cliente no chat online dentro da plataforma. Estarão de prontidão para te ajudar. 🙂