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O que é Storytelling? E como Aplicar em Minhas Estratégias de Marketing Digital?

Storytelling é um termo usado para definir ‘a arte de se contar histórias’. Com ele, é possível se expressar de uma maneira mais rica, com maiores possibilidades de engajamento e, claro, aquilo que toda marca deseja: conexão com o leitor.

Um conteúdo bem desenvolvido, bem contado, te fará sair na frente de muitas pessoas na internet.

E não se engane! Textos são ótimos para transmitir conhecimentos, histórias, poesia, etc. No entanto, melhor ainda, é de se saber que o storytelling também faz uso de outros recursos – tais como áudio, imagens e vídeos.

Com o storytelling, sua conexão emocional com o leitor ganhará um vínculo muito mais forte, a ponto dele querer fazer o que está sendo indicado (comprar, contratar um serviço, tomar uma atitude, etc.)

Conheça o método de contar histórias

Ainda: ‘Marketing Digital: Checklist para começar do absoluto zero’

O storytelling não foi criado no Brasil. Bem, até ai todos nós já sabemos, afinal, se fosse criado no Brasil teria um nome parecido com história contada. No entanto, utilizar storytelling como um termo nos remete, justamente, ‘A arte de contar histórias’, algo muito mais direcionado.

Storytelling foi criado e desenvolvido por Joseph Campbell, em seu livro: O Herói de Mil Faces. Publicado em 1949. Nele o autor conta com mais precisão sobre a ‘Jornada do Herói’ e mostra, com isso, como é feito todo o processo e desenvolvimento das narrativas.

Sempre existiu o hábito de se contar histórias no mundo.

Sejam elas registradas (Livros Sagrados, Livros, Peças de teatro, músicas, etc) ou não (como os vikings, camponeses e outros que não tinham habilidade na escrita).

Todas elas, evidentemente, buscam falar a linguagem de quem está ouvindo para que possa criar um entendimento ainda melhor na comunicação.

E todos nós dependemos disso! Sobretudo quando somos mais novos e estamos sendo apresentados as mais variadas formas de se expressar.

Mas, mais ainda, quando chegamos em uma certa idade (entre a juventude e a vida adulta) onde nos deparamos com uma das ferramentas mais poderosas do mundo: a comunicação.

Benefícios de usar o storytellig em sua empresa

Veja também: ‘como atrair mais clientes sem precisar contratar muitos funcionários’

Entre seus benefícios, podemos considerar alguns que são excelentes e trazem, em um curto espaço de tempo, vantagens fantásticas.

O primeiro deles é a conexão e o encantamento do público para com o material, de forma que, ao ter tudo bem apresentado, se revelará um certo encanto, onde tudo o que está sendo exposto ganha muita importância.

Ainda, o reconhecimento que você terá será ótimo, pois uma vez identificado com a marca, é muito mais fácil de se ter uma abertura para ela – diferentemente de uma com a qual mal identificamos ou reconhecemos como ‘nossa’.

A ideia de pertencimento a um grupo

Isso, evidentemente, está muito ligado com a ideia de que todos nós queremos pertencer a algum grupo (seja o grupo dos esqueitistas, dos que superaram as barreiras financeiras, do grupo da academia, do estilo musical, etc).

E, certamente, quem a procura e o encontra, passando, então, a estar num grupo, se sente muito mais recompensado por isso.

Aliás, esse é um ótimo gatilho mental que pode ser usado para gerar maior conexão com o seu cliente.

Vamos adentrar nesses benefícios e conhecer, por dentro, cada um dos pontos mais importantes, são eles:

Aumente sua conexão e engajamento com o público

Imagine a situação em que você tem de vender algo ou convencer as pessoas de que tal coisa é certa – o que acontece com mais frequência do que imaginamos, não é mesmo?

O que normalmente acontece quando se quer apenas vender ou convencer alguém de algo? Sem o mínimo de esforço de indicar um caminho…

Por exemplo, tente vender algo dizendo: ‘compre!’ Ou, então, ‘estou certo, faça isso!’. Além de soar arrogante, é algo que não gera conexão com quase ninguém.

No entanto, é muito mais fácil de convencer alguém – seja pelo motivo que for – se já há uma narrativa construída do fato.

Isso vale para tudo o que possuímos em nossa vida, em todos os setores:

A narrativa criada para poder ter um relacionamento melhor com a família, a narrativa feita para desenvolver uma paixão por alguém, para convencer que seu time é melhor do que o outro, para se explicar de certos acidentes…

É tudo mais normal do que se parece. E se, ainda, temos elementos para gerar essa conexão com as pessoas, nada mais justo do que usá-los.

Aumenta o impacto da divulgação

Aumentar o impacto da divulgação é equivalente a dizer que ele diminui os gastos e desperdício feitos durante toda uma campanha de publicidade.

Veja, você pode tentar convencer todo o mundo, utilizar técnicas que realmente sejam feitas para agradar o máximo de pessoas possíveis.

Porém, quantos, de verdade, estão engajados? Quantos estão, decididamente, comprometidos com sua proposta? Certamente o número cai por terra.

E se você tem um público-alvo, ou uma persona, na qual é de se esperar que atinja os pontos mais importantes dela, é necessário que sua conexão com ela seja ainda mais precisa e direta.

O impacto na prática será ainda maior pois você estará com clientes ainda mais comprometidos. E, caso você ache que o storytelling não traz lá tanto benefício, conheça sua estrutura. Tenho certeza de que irá se surpreender.

Qual é a estrutura de um storytelling

Receba minhas boas-vindas! Você agora irá fazer um grande percurso. Esse percurso se chama :”A jornada do herói”.

A jornada do herói é uma das formas mais utilizadas de storytelling. Resumidamente, ela consiste em contar uma história em que o herói sai de seu estado confortável para enfrentar desafios e buscar a resolução de um problema.

Reunimos os 12 passos simples para você seguir para engajar o cliente em vários estágios diferentes.

Consciência limitada: Passo 1

O primeiro passo é onde está 90% dos clientes. Pode-se dizer que é o local mais abrangente, onde todos ali vivem suas vidas normalmente e tem a consciência de um problema limitado. Ou seja, na história, ainda não foi apresentado para o personagem nenhum problema, nenhuma zona de desconforto.

Aumento da consciência: Passo 2

Aqui é onde o seu público já conheceu um problema e busca, portanto, resolvê-lo. Você já apresentou para ele o problema e agora fez um chamado a seguir. Um caminho a ser feito. Desse modo, agora que ele está incomodado com o problema, há uma abertura.

Resistência à mudança: Passo 3

A abertura, no entanto, não traz uma mudança imediata. Ela gera muita resistência e relutância por parte de quem acabou de conhecer o seu problema. Então, em sua história, aqui o personagem inventa desculpas e se recusa a seguir o caminho a ser feito – mesmo sabendo que ele é bom.

Superação de si: Passo 4

A superação de si se dá, sobretudo, através de um mentor, onde ele irá, de alguma forma, ajudar na superação dessa relutância. É nesse momento, então, que seu personagem vê que há algo maior e mais presente, algo que verdadeiramente aconteceu e pode acontecer com ele também!

O ideal é você levar o seu cliente do 1 ao 4 o mais rápido possível.

Comprometimento: Passo 5

E o que temos agora? Um comprometimento público. Alguém que está comprometido com a mudança, onde já não se há barreiras, resistência ou relutância e também está mais recíproco com o seu mentor.

Experiência: Passo 6

No passo 6 é natural que quem desejou essa mudança se sinta mais forte, mais destemido, mais corajoso. Ao experimentar essa primeira fase de mudança aparecerão alguns testes para realizar a jornada, aliados que ajudarão ao longo do caminho e inimigos que buscarão de parar de algum modo.

Mas não pense que, ao falarmos de inimigos, estamos nos referindo apenas às pessoas. Mas única e exclusivamente com o individual de cada um – que é o verdadeiro inimigo nosso.

Indo mais além: Passo 7

Ainda sentindo-se mais forte, destemido e corajoso, a pessoa do passo 7 se encontrará em uma situação de desejo para uma grande mudança – uma mudança maior ainda. Ela já não se contenta com o que possui e quer se adentrar a mais ir mais além.

Geralmente é nesse ponto que ela passará boa parte do tempo, até que se consolide com o que tem e possa, realmente, dar um passo mais além.

Provação: Passo 8

Para estar aqui, a pessoa vive muito com incertezas. Em geral, ela não saberá dizer se está fazendo algo certo em continuar ou parar por aqui. Ela ainda está querendo o passo além, mas encontra-se em um momento de maior provação.

Colhendo os frutos: Passo 9

Quem chegou no passo 9 e superou, dessa forma, todos os outros passos anteriores, estará mais amadurecido. Encontrará um grande repertório de tentativas desenvolvidas e acertos feitos. Com isso, ela sentirá uma recompensa por todo esse percurso.

É aqui que uma pessoa está pronta para ir mais além (o que significa investir mais tempo e dinheiro).

Fazer novamente: Passo 10

É natural que haja uma certa nostalgia, lembranças nas quais voltamos e queremos nos recordar com maior frequência e intensidade. Ao longo do caminho aconteceram coisas que foram dignas de serem feitas novamente.

Aqui, portanto, será feito uma dedicação nova, um novo gosto em saborear aquilo que já foi feito mas agora com uma pessoa diferente (uma pessoa que mudou através do processo).

Ápice: Passo 11

Existem poucos clientes capazes de chegar a esse estágio. É natural, não há o que possa ser feito. Porém, esses poucos clientes serão aqueles que estarão mais pré dispostos a mentoria e ofertas mais elevadas.

É aqui, também, onde encontramos uma última tentativa de mudança. Sem contar no fato de que, se o seu cliente tiver êxito, ele irá te reverenciar. Mesmo que você tenha menos seguidores e popularidade entre as demais pessoas.

E mais do que dinheiro, eles te fazem crescer: aumentam sua reputação, te defendem e estarão sempre trazendo boas recordações daquilo que passaram e foi superado.

Solução resolvida: Passo 12

Aqui temos o último passo. Temos uma expécie de exaltação. Pois além do domínio final do problema, temos também a grande recompensa de ter conseguido passar por toda a jornada do herói.

E note que todos os processos são assim. Mesmo que inconscientemente, as coisas costumam ser desse jeito. Há uma lógica por trás e ela é muito certeira – jamais falhou!

Essa é, portanto, a jornada do herói. Resumida e brevemente explicada em 12 passos simples, mas que mostra como o storytelling é trabalhado para engajar o cliente em vários estágios diferentes.

Todas as histórias que tiveram grandes sucessos passaram por essa jornada – seja no nível que for (como, por exemplo, o Senhor dos Anéis, casamentos bem sucedidos, negócios que deram certo, entre uma série de outros fatores).

Como posso utilizar em meu negócio

Assunto relacionado: ‘Os 7 pilares do Marketing Digital’

O storytelling pode ser usado de diversas formas e em diversos negócios. Não há, portanto, uma limitação em quem pode utilizar e quem não pode. Todos podem e devem – caso queiram esse vínculo mais próximo para com seu público.

Oferecer para o seu público uma maneira de conseguir lidar com as situações, sejam elas as mais variadas possíveis, no nível que for, é ótimo para mostrar a ele que há uma solução, uma saída, uma porta aberta.

O que, portanto, você deve fazer na prática?

Basta você pegar o modelo da jornada do herói e adaptá-lo às necessidades que você precisa. Se, por exemplo, seu objetivo é desenvolver seu storytelling na área da psicologia, apresente para o seu público um problema que se enfrenta, tenha a solução dele, etc…

É mais simples do que se imagina, mesmo que se tenha de trabalhar com dedicação para concluir cada passo. 😉

Veja agora alguns exemplos nos quais o storytelling pode ser aplicado na sua empresa ou, de maneira geral, se bem aplicados, em qualquer outro ponto de sua vida:

Vídeos institucionais

Através dos vídeos institucionais você terá uma ótima oportunidade de desenvolver todo o storytelling. Assim você conseguirá um grande engajamento para chegar ao fim do passo 12. Confira alguns vídeos institucionais de sucesso:

Lançamento de produtos/cursos

Esse também é um dos grandes meios pelo qual o storytelling pode se desenvolver. Um meio fantástico! E você não precisa gastar muito tempo, basta que você saiba trabalhar bem a narrativa quando for lançar o seu produto ou curso.

Quem faz muio bem o uso disso, é o portal MeuSucesso.com. Quando lançam novos estudos de caso, uma das estratégias que realizam é a criação de teasers contando brevemente a história do empreendedor.

O exemplo abaixo ilustra bem como tudo já tinha sido trabalhado, com uma promessa, uma história e um desafio a ser cumprido. Além do mentor, da provação que terá e todos os outros pontos do projeto:

Cases de sucesso da empresa

Esse também é um modo fantástico que atrai muito! Além de ser um gatilho mental, se for bem aplicado ao storytelling traz ótimos resultados. Seja por vídeos ou textos, as declarações de quem teve sucesso na empresa em torno de sua história, serão muito mais envolventes.

E-mail marketing

Um outro local de muitas histórias é o e-mail. Às vezes você se pega sem ideia sobre como apresentar novamente um conteúdo ou um novo projeto. Que tal inserir histórias nesse processo?

Aqui você encontrará diversos modos de poder dizer uma história diferente. Sempre, claro, respeitando aquilo que o cliente mais desejaria ler – o que vai de encontro com as características da persona.

Redes Sociais

As Redes Sociais dispensam apresentações. Elas são ótimas para um trabalho eficiente de Storytelling pois você poderá apresentar o que de melhor pode ser desenvolvido. Podemos dizer que as Redes Sociais são uma espécie de diário aberto.

Como você pode utilizar? Dentro das legendas dos próprios posts há como usar a estratégia de storytelling. No Instagram, por exemplo, quando há uma foto, muitas vezes, há uma história por trás, aproveite este momento para propagar na legenda.

Continuando com exemplo do Instagram, você também tem os stories para explorar em sua comunicação. Como já vem sendo muito utilizado, as pessoas contam histórias de seu dia a dia, de experiências, tudo de maneira espontânea. Sua empresa deve usar isso a favor e utilizar do storytelling nesse momento quando for divulgar novidades ou conteúdos.

Palestras e apresentações

Uma apresentação exige mais. Se for ao vivo, mais ainda. Isso porque poucos são capazes de ter boa comunicação ao vivo de forma completa – isso exige muito treino.

E pode perceber, a maioria das palestras fazem uso do storytelling. É ótimo para fazer com que os espectadores se prendam em sua mensagem, se emocionem ali ao vivo e compartilhem da mesma energia em um único ambiente. Isso é poderoso!

Veja um vídeo em que Joni Galvao, fez uma palestra no E-talks da Endeavor, ensinando como utilizar o storytelling para fazer palestras.

Lives

Com as lives é parecido. Você irá engajar, comunicar, dialogar ao vivo, comentar o que estão dizendo… São inúmeras ferramentas. Porém, todas elas são muito importantes para ter um resultado sempre eficaz.

Não há outra alternativa. Todas as pessoas de sucesso no marketing usam as lives! Isso é muito importante.

Artigos em blog

Os artigos de blog podem ajudar em muitos níveis diferentes do storytelling. Principalmente se considerarmos que é através daqui que o cliente terá um primeiro contato com um problema (passo 2).

Saiba, portanto, utilizar os artigos em seu favor, e não deixe que nenhuma oportunidade de escrever – sobre qualquer assunto que convier – te escape.

Podcasts

E por fim, o podcast. O que se pode, então, ser feito com o podcast? Contar vários tipos de histórias, ter várias séries e inúmeros episódios que irão te deixar ainda mais conectado com o seu público.

E aí, o que achou? O storytelling nunca foi tão presente na história da humanidade, ainda mais agora onde há inúmeras informações à solta pela internet e dependemos muito de como o storytelling (escrita, vídeos, aúdios) está sendo trabalhado.

E de todas as histórias, você consegue identificar o storytelling bem aplicado em alguma? A que eu mais gosto é a do Senhor dos Anéis, onde toda a estrutura do Storytelling é fielmente desenvolvida. E você?

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