Se você chegou até aqui, mas não sabe o que é um funil, aconselhamos você a ler primeiramente o nosso artigo “O que é Funil de Vendas?”

Quais os principais erros cometidos, quando falamos de estratégias de marketing de conteúdo?

A seguir, listamos o que NÃO devemos fazer.

1. Não definir a sua persona

Não definir sua persona é um erro gritante e que vai desestruturar toda sua estratégia de funil. A linguagem, produção de imagem e conteúdos, serão focados com base nas necessidades da sua persona, se você não a define e se baseia em achismos, a probabilidade de você ter uma estratégia fracassada é praticamente 95%.

Persona é a definição do seu cliente ideal, ou seja, quando se pensa em um produto que sua empresa vende, deve-se pensar qual será o público que você deseja atingir e assim, fazer a análise de uma pessoa real,  apontando suas dores e desejos de forma individual. Agora imagine não organizar todas essas informações…

Obviamente não conseguirá atingir seu público e todo seu investimento será em vão!

2. Usuários acreditam que conteúdo deve ser feito só para blog

Quando há um tráfego no site, precisa haver uma coleta de informações dos visitantes e depois é necessário se relacionar com estas pessoas para que se encaminhe para aquilo que chamamos de funil de vendas, ou seja, é feito um mapeamento deste funil, de quando elas estão descobrindo um produto e coletando mais informações, avaliando as possibilidades, até enfim tomar uma decisão final de compra.

Podemos concluir que deve-se sempre alimentar o blog, com conteúdo relevante que tenha a ver com o seu negócio, pois somente escrever para o blog não é fazer marketing de conteúdo, é simplesmente fazer postagem…

3. Não definir um objetivo para o seu conteúdo

Conteúdo não pode ser somente gerado para entreter as pessoas, pois se este conteúdo não estiver de acordo com os interesses do usuário, consequentemente o seu produto irá “cair”, ou seja, é necessário que se aprenda com aquilo para que possa se aplicar no negócio.

4. Indefinição das métricas de sucesso do conteúdo

Geralmente quando se faz marketing de conteúdo, pode-se observar que a visitação do site vai subindo, porém somente visitas não geram lucro, não fazem a sua marca ser tornar mais conhecida. Se não há uma métrica de sucesso e um objetivo, o conteúdo consequentemente não servirá para nada, ou seja, conteúdo sem nenhum resultado, nada mais é do que uma publicação grátis. Logo, é importante que você acompanhe qual o resultado que seus conteúdos estão tendo, seja em conversão, seja em engajamento.

5. Não acompanhar as métricas e fazer ajustes

Se está publicando o conteúdo para gerar audiência, está enviando um material que julga ser de qualidade e não está tendo resultado, provavelmente tem algum ponto que não está bem amarrado, tem algo na sua estratégia que não funciona corretamente para as suas personas.

E se eu já definir bem a persona, acredito que os conteúdos estejam de acordo e mesmo assim ainda não houve resultado? Isso quer dizer que falta algo consistente que faça a sua estratégia evoluir, um desses fatores pode ser algo que iremos explicar no próximo item.

6. Usar call to action de forma incorreta

É importante saber usar bem o call to action, pois é a ordem que se emite para o usuário, ou seja, a famosa chamada de ação para ele realizar algum procedimento dentro do seu site. Então há um direcionamento para que o usuário baixe um infográfico, um novo E-book, assista um vídeo, baixe um folder; neste caso, o conteúdo está sendo disponibilizado em troca de informação, que posteriormente será utilizada para alimentar os leads até que decidam fazer um bom negócio com a sua empresa.

O material tem por objetivo acelerar  este processo e fazer consequentemente que as vendas ocorram mais rápido, com clientes bem informados e que já sabem o que querem comprar, só que ao utilizar uma call to action ruim, estará sujeito a obter uma taxa de conversão baixa.

7. Criar conteúdo e não ter uma audiência

Por exemplo, quando postamos algo no Facebook, muitas vezes não alcançamos a todos os fãs que nos seguem. Por exemplo, no caso de haver aproximadamente 1.000 amigos, uma publicação alcançará cerca de 100 pessoas no máximo. Agora, se publicarmos um texto e esperar o rankeamento no Google para depois gerar tráfico, estaremos sujeitos a um processo que pode durar semanas e até meses se o site não estiver bem estruturado.

Então, se você criar um conteúdo bom, mas não promovê-lo , não haverá sucesso para gerar audiência, portanto é preciso ter uma estratégia muito bem segmentada e bem estruturada  que consiga fazer com que esta temática chegue com qualidade para estas pessoas. Envie o conteúdo através de vários canais para que as pessoas tenham contato com ele.

Se há a publicação de um conteúdo que ninguém vê, é como se ele nem existisse.

8. Não ter consistência

Quando não há um planejamento para aquilo que está sendo produzido, onde você não consegue oferecer informação com uma frequência adequada, volume suficiente e direcionamento para as pessoas certas, consequentemente não há uma consistência, o que acontece é que fica muita informação solta que não conversam entre si.

9. Focar apenas na conversão

Para fazer uma boa estratégia de Inbound Marketing, é importante que se tenha um processo de alimentação> Isso é indispensável para ter leads qualificados e que posteriormente possa haver uma melhora no desempenho da empresa, porém um erro muito comum  dos gestores é focar apenas no processo de conversão.

É necessário que se invista na frequência e na assertividade da comunicação para que facilite na hora de se tomar uma decisão, antes mesmo que o time de vendas precise entrar em ação. O principal foco aqui é deixar o seu público seguro e acima de tudo, bem informado.

10. Se descuidar no pós-venda

Outro erro que ocorre muito comum em um funil de vendas é acreditar que a etapa de venda se encerra após o cliente realizar o pagamento.

Um bom gestor se preocupa em dar mais atenção ao seu público, pois um cliente satisfeito não apenas compra mais vezes, mas também, faz uma propaganda do seu produto, principalmente nas redes sociais onde o alcance é maior.

Manter um consumidor ativo no seu network parece ser mais vantajoso do que captar novos, porém é importante que se estabeleça estratégias de relacionamento que valorizem os mesmos que possuem maior potencial e também aqueles que são mais rentáveis.

A Importância de um Funil de Vendas Bem Realizado

Um funil de vendas bem realizado não é somente importante para compreender a lógica dos clientes, mas sim para entender como a sua empresa aborda o cliente diante de suas necessidades pontuais.

Por exemplo, é importante pensar em um bom modelo de negócio para oferecer ao comprador quando ele detecta um problema. Além disso, podemos afirmar que este processo quando bem realizado deve exigir uma abordagem diferente  a cada grau de estágio que o cliente evolui, por isso o funil deve sempre ter o propósito de indicar o seu conteúdo para que se alcance uma boa audiência.

E principalmente, porque todo este procedimento colabora para um alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas, que consiste em outras palavras, em aperfeiçoar o papel do marketing e qualificar os leads.

  • Como otimizá-lo?

Esta é uma tarefa que deve passar diretamente pelos indicadores de desempenho e taxas de conversão em cada etapa do funil, pois a partir deles, quando focados em desempenho , é possível que se compreenda o nível de atividades para que atinja as metas, o que consequentemente permite que se organizem melhor as estratégias.

Feito isso, temos a análise das taxas de conversão, que identifica o que está ou não sendo realizado corretamente, dentro das estratégias. Conforme necessidades, a empresa poderá optar por revisar o processo e investir em treinamentos para a equipe.

Os Erros Mais Comuns Cometidos por Empresas

Na imagem acima, temos representado o Topo do Funil (TOFU), Meio do Funil (NOFU) e o Fundo do Funil (BOFU), a partir disso veremos os principais equívocos das grandes empresas.

  • Não mapear o conteúdo

É importante que antes de produzir um texto, se faça um roteiro dos temas que irei abordar em cada uma destas etapas do funil.

EXEMPLO:
Quero viajar nas minhas férias de trabalho para a Europa.

Porém não sei como fazer. Logo, é necessário que se tenha um planejamento antes de realizar a viagem e resolver algumas questões como quando irei tirar as minhas férias, em qual período irei para a Europa, quantas pessoas vão comigo, em qual local ficarei hospedado, verificar a questão de passagens aéreas e ter um budget pré-definido para a viagem para os gastos não extrapolarem o meu orçamento.

Entende a quantidade de conteúdo que você pode gerar para essa fase do prospecto? E são conteúdos relevantes para ele o que irá gerar autoridade para sua empresa.

  • Errar na proporção de conteúdo

Isso ocorre muito quando não se acredita no marketing de conteúdo, que basicamente é o caso de falar demasiadamente da empresa, isto é muito comum quando o gestor não entende que um conteúdo pode lhe trazer valores, gerar um bom relacionamento e consequentemente “educar” o público antes de gerar novos negócios.

Nesse caso, falar só do seu produto não é garantia de venda, às vezes é necessário que se contextualize sobre o mercado e que se esclareçam todas as dúvidas para que o usuário confie na sua marca, a conheça, descubra o problema e encontre uma solução para  resolvê-lo para depois finalmente escolher o produto. Muitas empresas utilizam como métodos, 80% daquilo que elas consideram como topo de funil e outros 20% ficam para o meio e o fundo.

EXEMPLO:
Isso pode ser exemplificado através do futebol, não adianta o presidente ou o dono de um clube gastar uma fortuna em um atleta e só utilizá-lo para fazer uma propaganda, a partir do momento que houve a contratação, o jogador está lá para demonstrar dentro de campo todo o seu potencial, ajudar a equipe , trazer títulos e justificar  todo o retorno investido!

Não serve também para uma entidade, o atleta ser contratado e o treinador não utilizá-lo em nenhum momento, a torcida precisa conhecer o trabalho do novo atleta, mesmo caso de um goleiro que falam que fecha o gol, mas que você nunca viu jogar são necessárias provas que ele é bom mesmo, além disso, há casos  que são contratados muitos jogadores, quase um time inteiro e que nenhum deles conseguem dar um retorno bom para o clube, só fica mesmo no boca a boca e o negócio não sai do papel.

  • Não levar o cliente a próxima etapa

Esta é uma regra máxima do marketing de conteúdo, pois toda etapa tem que ter por objetivo levar o cliente à próxima etapa do funil, pois se há um blog post no topo do funil, no final da publicação podemos colocar um link de E-book de meio de funil. Este caminho há sempre de existir pelo fato de ser uma ótima oportunidade de ir educando os visitantes.

EXEMPLO:
Um exemplo clássico do cotidiano é quando vamos ao caixa eletrônico sacar dinheiro. Ao inserir o cartão na máquina, somos redirecionados para uma nova tela que pedirá para que se retire o cartão e que inicie o procedimento. Assim que escolher o valor no qual iremos sacar, em seguida  aparecerá outra tela para digitarmos a senha e assim por diante. Isso é como no funil, você precisa conduzir para diversas etapas do processo.

  • Não documentar

Pesquisas do exterior e de grandes faculdades online de marketing digital comprovam que quem documenta o conteúdo tem o dobro de resultados. Neste caso é deixar mesmo registrado, se estiver fazendo um blog post é bom que se faça um Checklist antes ou um brainstorm daquilo que está fazendo para que este post seja bem executado e que o direcione para a próxima etapa do funil.

EXEMPLO:
Mesma coisa quando estudamos, seja na escola ou na universidade, é necessário que além de prestar atenção e absorver todo o conteúdo passado pelo professor, o aluno faça anotações pontuais durante a aula para que consiga se sobressair na hora da prova, pois é quase que impossível se decorar absolutamente tudo que o professor ensina.

Então, é importante que se tenha registrado o conteúdo da prova no caderno, até mesmo em casos de prova com consulta, onde você pode se sobressair sobre aquele que não tem nada anotado. A partir disso, podemos concluir que não devemos confiar somente na memória, mas sim também naquilo que temos documentado.

Conclusão

Viu quantos detalhes você deve se atentar para que não erre em suas produções de funil?

Muitas vezes, nos deparamos com detalhes considerados “básicos” mas que influenciam diretamente no resultado das campanhas. Uma estratégia de funil eficiente, precisa ser como uma análise clínica, fazer exames e diagnosticar os males que estão influenciando na estrutura e saúde do funil!!

Mas e você, me conta, quais foram os erros que já cometeu em sua estratégia de funil e que quase causaram um desastre em seu negócio?