Iniciando a nossa sequência de posts sobre Funil de Vendas, o ToFu tem um papel muito importante nesta estratégia, pois é aqui onde você fará os primeiros contatos com o seu Lead e dará início a fase de relacionamento.

Entenda sobre o topo do funil

Esta etapa também é conhecida por Tofu (top of the funnel), onde os visitantes descobrem que tem um problema a ser resolvido. Logo, é o momento de educar o máximo essas pessoas, e despertar um interesse real pelo o que você está contextualizando para ele.

Dentro de uma estratégia eficaz de topo funil de vendas, devemos educar o visitante do seu site, isto pode ser feito da seguinte forma

Como construir um bom conteúdo para essa etapa?

  • Identifique qual sua persona.
  • Faça um roteiro da Jornada de Compras, pois o primeiro passo para entender melhor essa etapa, é conseguir saber exatamente como essa pessoa compra
  • Colha informações com maior número de possíveis de pessoas que já se tornaram clientes, para entender quais as dificuldades que se encontrarão ao longo da jornada.
  • É importante definir quais os principais pontos e dúvidas que nesse passo da descoberta de um problema.
  • Deve-se realizar um planejamento dessa etapa do funil, entregando um conteúdo de valor necessário para o provável cliente avance as próximas etapas.

 

Cuidado com a Linguagem

Devemos tomar muito cuidado com a linguagem que nos referimos ao prospecto, pois comunicação é entendimento, e um bom relacionamento é fundamental neste processo.

Se disser algo que o cliente não entende, consequentemente o mesmo não se sentirá seguro e muito menos conseguirá entender que ele possui um problema.

Você precisa de clareza e apresentar a informação de forma direta, já apontando um problema.

Exemplo:

– Por que não “fazer isso”

7 Importantes Motivos para não Demorar para Arrumar uma Peça do Seu Carro

 É extremamente necessário que se construam abordagens que venham de encontro as suas necessidades e não as ideias que passam pela sua cabeça. Utilize uma linguagem personalizada e que seja a cara do seu possível cliente.

 

Não Mencione Sua Empresa

Precisamos lembrar que nesse momento de contato, o que seu prospecto quer menos ouvir é você falando da sua empresa e o quanto ela pode contribuir para ele. Se fizer isso, o máximo que irá conseguir será uma rejeição.

O que você precisa entender é que é o momento de realmente ajudar quem estiver nesse processo. Uma ajuda com seu conteúdo “Sem pretensão” nenhuma.

Mostre que a pessoa possui um problema e não que você é a solução para o problema dela. Isso você fará ao fim do funil, não é o momento.

Quais Conteúdos Produzir e em quais Canais Enviar

 

Blog

O blog é o canal mais usado e de principal referência para produzir conteúdos em topo de funil. Você consegue, com ele, exemplificar exatamente o problema do prospecto e apontar tudo de forma clara.

Um grande potencial do blog, é o poder de linkar os conteúdo s uns nos outros. Digamos que você tenha uns dois conteúdos que se completam e que estejam alinhados com a proposta do topo do funil, você pode fazer menção desse segundo post levando seu prospecto ao novo artigo o envolvendo mais ainda nessas informações.

Veja uns exemplos de títulos:

– Por que…

Por que meus links patrocinados não dão certo?

– 12 incríveis dicas de __________ que vai te ajudar a ­­­___________

12 incríveis dicas de empreendedorismo que vai te ajudar alavancar sua empresa

– Se você não _______ corre o risco de __________

Se você não montar uma estratégia de funil de vendas está predestinando seu negócio a regressão

Vídeos

Vídeo te dá o alicerce necessário para desenvolver todo o conteúdo que deseja transmitir.  Eles são tão eficientes quanto o blog, se não mais ainda dependendo do seu público. Muitas pessoas confirmam preferir receber informações através de uma comunicação falada e direta ao invés por texto.

Uma afirmativa disso são as estatísticas que apresentam que o consumo de conteúdos feitos em vídeos só vem aumentando gradativamente.

Além disso, ele te permite explorar sua criatividade e modular o formato da sua informação, te permite se conectar através da voz, expressão corporal e olhar.

Os tipos de conteúdos em específicos podem ser os mesmos temas que citamos no blog, já que nos dois você consegue passar uma mensagem por completo.

Redes Sociais

Redes sociais é onde as pessoas passam a maioria do tempo. É um ótimo lugar para você trazer informações de topo de funil, já que não se trata da venda e sim da informação apontando um problema.

É um ambiente no qual você não consegue passar totalmente a informação, porém, consegue distribuí-la para que as pessoas possam posteriormente acessar. Você pode utilizá-la para ser um parceiro dos outros canais, blog e vídeo.

  • Poste em suas redes sociais os artigos do blog
  • Publique seus vídeos
  • Faça teste com imagens desses conteúdos em específico e as direcione através de um link para o conteúdo completo.

Ebook

O e-book vem com um formato mais profissional para transmitir a informação. Por a mensagem ser compilada em um arquivo em específico, por ele vim carregado com a estrutura de um livro, pessoas podem ficar bem interessadas em ler.

Sem contar que também é uma outra forma de explorar seu lado criativo. O design que você cria na diagramação do seu e-book fica atrativo e interativo para o leitor.

O conteúdo que pode explorar são os mesmos do artigo no blog.

“– 12 incríveis dicas de __________ que vai te ajudar a ­­­“

Webnário

Acredito que você mesmo já tenha sido convidado a uma aula ao vivo com algum conteúdo de interesse. Essas aulas são ótimas pois trazem a interação entre os usuários instantaneamente.

Por ser ao vivo, você consegue ir respondendo perguntas e respostas básicas dos prospectos, o que aumenta sua autoridade como um entendedor do assunto.

E melhor, as pessoas já se conectam com você naquele momento, o que provavelmente se gostarem de como você se expressa e transmite as informações, as deixará mais propensas a continuar te acompanhando nas próximas etapas do funil.

 

Conclusão

Se você chegou até aqui e já realizou alguns desses métodos para produzir e distribuir seu conteúdo, não se feche as outras opções ok? O correto é você fazer mais testes e ver o que traz mais resultados.

Tente fazer em outro canal, ou usar mais de um ao mesmo tempo. As otimizações e testes nunca devem parar. Na verdade, muitas vezes uma estratégia se satura para seu público e o mercado pede que você realize novos métodos.

Gostou do conteúdo? Tiver alguma dúvida ou quiser trazer algum conhecimento, experiência que está tendo com sua estratégia de topo de funil, compartilha aqui nos comentários abaixo ?

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