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Dia do consumidor: Não dependa de promoções e encante seus clientes

O dia do consumidor vem se renovando a cada ano e, com ele, o sentimento de quem consome e quem vende também vai se desenvolvendo da melhor forma possível.

Estamos em uma época onde o crescimento econômico está no patamar mais alto da história. Nunca tivemos tanto dinheiro, recursos, facilidades e conforto para comprar e vender.

Pelo fato de nascermos em uma época, de forma geral, consumista, vamos adentrar no que realmente é o dia do consumidor e qual é o seu verdadeiro significado – tão deturpado por crenças populares.

Dia do consumidor: O que é e quando surgiu

Veja também: 7 Pilares do Marketing Digital que você deveria saber

Errou – na verdade, passou longe – quem pensa que o dia do consumidor foi feito para os vendedores.

O dia do consumidor não é apenas um dia qualquer para que possamos consumir mais, gastar mais dinheiro e ter acesso a mais ofertas. Nada disso.

Acontece o mesmo que em qualquer outra data histórica: como o dia dos namorados, dia das mães, dia das crianças, Natal… Ou seja, pegam algo que tem um valor histórico importante e, a pretexto de economia, criam um cenário de vendas altíssimo.

Isso é ótimo tanto para a economia quanto para o valor da data. Veja abaixo o exemplo do Natal:

O primeiro Natal, por exemplo, foi uma pobreza. Seu significado é, nada mais nada menos que, o nascimento de Jesus – a personagem histórica mais importante para a cultura ocidental – quer sejamos cristãos ou não.

Com o passar do tempo, surgiu a figura de um bispo católico, chamado Nicolau de Bari, que, por possuir muitos recursos financeiros começou a comprar inúmeros presentes e distribuir entre os mais carentes.

Por fim, hoje, temos a figura do papai noel e suas renas.

No contexto mais simples do Natal, não há motivo algum para que não se busque dar presente para as crianças, sobretudo as mais carentes e necessitadas. Isso é bom!

No entanto, perdemos o símbolo principal e passamos a acreditar que o Natal se resume a somente compras e presentes.

Mas não é somente o Natal. Muitas outras datas, como havíamos mencionado, deixaram de ter o seu sentido profundo e passaram a ter um sentido econômico.

A melhor coisa é juntar os dois, o sentido da data, sua importância e oferecer algo que seja favorável economicamente.

Como não estamos no Natal, deixaremos para falar sobre ele mais pra frente. (Talvez em 24 ou 25 de dezembro rs).

Então, o que é o dia do consumidor?

O dia do consumidor foi comemorado pela primeira vez no dia 15 de março de 1983, nos Estados Unidos.

Sua história começou através de John F. Kennedy (35º Presidente dos Estados Unidos) que, em 1962, fez um discurso de grande impacto sobre os direitos do consumidor.

Até então o tema não tinha provocado nenhum desenvolvimento na área do direito para que pudesse ser garantido os direitos do consumidor.

E foi, a partir de Kennedy, que foi lançado o dia Mundial do Consumidor (no dia 15 de março de 1983).

Existe muitas coisas que antigamente, sem termos estabelecidos aos direitos do consumidor, favorecia quem prestava um serviço que, muito das vezes, era desonesto.

E essa desonestidade não estava vinculada apenas com o fato de cometerem infrações, mas também com tudo aquilo que fosse desqualificado na boa troca entre consumidor e vendedor.

Na era digital esse direito está mais do que nunca sendo firmado e também passa por patamares ainda maiores devido ao desenvolvimento da tecnologia.

E não adianta. Se você realmente quer ter sucesso como vendedor (seja de produtos físicos ou intelectuais), é necessário que você siga esse código, essa conduta leal com o consumidor.

Você sabia? O Código do Consumidor Brasileiro é um dos melhores códigos para consumidores do mundo. Tanto que a Suécia, adotando-o como referência, o utiliza como base de seu código de consumidores.

O dia do consumidor é a nova blackfriday?

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O dia do consumidor é a nova blackfriday? Evidentemente que não. Aliás, se formos considerar as datas como uma oportunidade única e exclusivamente comerciais, acabamos única e exclusivamente transformando todas as datas em blackfridays.

Como abordamos acima, o dia do consumidor vai muito além de ofertas, indo em um pensamento mais consciente na pessoa do consumidor.

Aproveite essa data e se destaque dos concorrentes

Ainda: A única forma do empreendedor crescer vendendo mais

A melhor coisa que você pode fazer para se destacar, juntamente com as demais datas, é aproveitar o timming, aproveitar o momento, e utilizar técnicas que engajem o seu público.

Muitas empresas sabem disso, inclusive, se preparam para a data dias antes para que tudo ocorra da melhor forma possível. No entanto, nem todas fazem isso, o que te permite sair na frente e, com o tempo, você aprimorando mais ainda datas futuras.

E-commerces já se anteciparam em suas ofertas

Através de todo um calendário estratégico as pessoas que trabalham com produto físico ou digital se antecipam com muitas informações a respeito de como será aproveitada a data em função tanto de quem vende quanto de quem compra.

Isso ajuda, sobretudo, a ter uma segurança maior em relação ao conteúdo abordado. É possível medir melhor todo o investimento feito e, ainda, aproveitar para corrigir tudo aquilo que precisa ser corrigido no decorrer das ofertas.

Uso de aplicativos para facilitar as vendas

Os aplicativos são ótimos para facilitar as vendas. Todo o processo fica mais simples, prático e rápido. Isso tudo sem contar que para quem está disponibilizando o serviço fica ainda melhor, pois, dessa forma, terá meios de trabalhar ainda mais com o seu público.

Dessa forma, ao baixar o aplicativo, além de ter mais facilidade na compra aproveita-se para aplicar o marketing em seus clientes.

Apenas no APP. Veja que jogada. Um benefício que mais da metade das pessoas procuram – o frete grátis – disponível pelo vendedor.

Por outro lado, quem não pode oferecer frete grátis por algum motivo – porque trabalha com um produto digital, por exemplo – pode experimentar oferecer gratuitamente algum serviço.

Que tipos de serviços podemos oferecer gratuitamente? Isto é, qual é a experiência nova que podemos evocar em nossos clientes? (logo abaixo temos 7 dicas que podem ser implementadas).

Interação nas principais Redes Sociais

Que o Brasil é um dos países onde a população mais se mantém conectada com a internet todos nós sabemos. Em média, são quase 9 horas e 30 minutos por dia de conexão.

Estamos entre os que mais utilizam redes sociais, os que mais comentam e interagem, os que mais gostam de opinar (mesmo assuntos que não conhecem) e, claro, os que mais fazem meme em todo o mundo.

Esse cenário é ótimo e ajuda, ainda mais, no desenvolvimento entre a relação de quem está na internet e sua marca preferida.

E o uso das redes sociais (sobretudo Facebook, Instagram e YouTube), além dos diversos aplicativos que permitem essa interação social, é uma prática constante entre negócios que querem crescer a visibilidade de sua marca.

Aproveitar o dia do consumidor para interagir com ele é ótimo, afinal, é o assunto mais falado do momento.

Note ainda que não é necessário falar apenas durante um dia na rede. Pode-se falar durante semanas sobre o assunto e ir criando um engajamento com o público (a famosa ‘semana do consumidor’).

Mas não se engane se você pensa que é só isso. Olhe só o exemplo da Ponto Frio: mês do consumidor.

As Redes Sociais, onde está seu público, também é uma ótima oportunidade de fazer um gancho ao aproveitar a data para, além de vender, divulgar mais ainda sua empresa.

Site com banner personalizado

O banner personalizado vem para divulgar a oferta do período. Isso se dá pelo fato de que fica mais evidente, para o leed da página, as ofertas especiais.

E não é porque diz banner personalizado que ele é personalizado a torto e a direito. Nada disso. Existem técnicas corretas que permitem com que a eficiência seja a mais acertada possível. Veja, por exemplo:

E claro, o site também fica com outra cara. A oferta, por ser dia do consumidor, fica ainda mais destacada
Cada banner possui a aparência e estratégia de sua empresa. Por isso nem todos são parecidos ou possuem os mesmos descontos – o que não é o caso da Ponto Frio e das Casas Bahia.

Muito semelhante, não é mesmo? Mesmo semelhante prova que é eficiente. Sem dúvidas, só sabemos que a forma com a qual é feito o design é muito parecido pelo fato de ser um modelo que geralmente faz sucesso.

Pesquisas indicam aquilo que o cliente mais procura

O que você, ao procurar um produto mais gostaria que tivesse disponível? A Google fez uma pesquisa com inúmeros varejistas e chegaram a seguinte conclusão:

A pesquisa foi realizada entre inúmeros clientes dos mais diferentes setores varejistas.

Veja, além de descontos especiais, o que uma pessoa mais procura é frete grátis. E eu, toda vez que vou comprar um livro, me questiono se vale a pena pagar pelo frete – quando poderia gastar o dinheiro comprando outro livro.

Essa pesquisa é interessantíssima porque nos mostra, mesmo se não formos varejistas, como podemos trabalhar em nosso negócio.

A ideia acima, do Ponto Frio, em colocar frete grátis para quem baixar e comprar pelo aplicativo é genial! Tenha, portanto, uma visão parecida com a das lojas Ponto Frio, analise o que seu público mais busca e veja como atendê-lo sem sair no prejuízo.

Utilize essa pesquisa como base sem se esquecer que há a possibilidade de realizar pesquisas dentro de seu próprio nicho – de seus próprios clientes.

7 ações eficazes que sua empresa pode tomar

Confira: Marketing Digital – Checklist para começar do absoluto zero

Existem inúmeras ações que podem e devem ser tomadas por aqueles que desejam, aproveitando a oportunidade do dia do consumidor, um crescimento ainda maior no faturamento.

Escolhemos as 7 principais ações que são muito eficazes para implantar em qualquer negócio. Todas elas dão ótimos resultados:

Esses resultados, por sua vez, não estão unicamente ligados com os lucros – embora seja importante – mas também com autoridade, divulgação e preferência entre os consumidores.

Muitas empresas adotam essas ações para se destacar no mercado. Inclusive em datas oportunas onde todo o mundo está voltado para o assunto e busca ainda mais as novidades de cada ano. Confira as ações a serem tomadas e veja quais mais combinam com o seu negócio.

1# Surpreenda o público em ambientes fora da empresa

Tudo dependerá muito do seu produto e do que você utiliza como proposta. Por exemplo, você dá palestras. Experimente oferecer para cada um dos ouvintes um produto novo (uma linha de tal produto que você está lançando; algum curso disponível somente para que esteve no evento; etc).

Essa ação torna a relação com o cliente muito mais próxima e amigável. E se for algo de valor – que todo nós esperamos que seja – os benefícios são maiores ainda.

2# Brindes, presentes e lembranças: Todo mundo gosta e aprova

Nem todos podem oferecer frete grátis, novas condições de pagamento, etc. Mas todos podem oferecer algum bônus, algum brinde, alguma lembrança que seja ou física (ao comprar tal produto ganhe de brinde tal outro) ou digital (ao adqiurir tal curso, ganhe acesso a outro tal).

Isso torna suas ofertas muito atrativas!

3# Oferecer uma nova experiência na vida dos clientes

Se engana quem pensa que só se favorecem aqueles que recebem a oportunidade de terem uma experiência nas empresas. Seja um cinema, salto de paraquedas, museu, um dia de spa, ingresso para uma partida de futebol, etc.

As pessoas que buscaram participar de tais experiências já são ótimos concorrentes para disputar as experiências quando as vagas estiverem abertas novamente.

Isso faz com que a pessoa continue seguindo, acompanhando, comprando e, na oportunidade certa, busque sua oportunidade.

No entanto, seu público jamais irá se interessar se você não dá a oportunidade de promover essas experiências.

Abaixo listamos as 5 principais. Porém, não deixe, de buscar cada vez mais novos meios de promover a sua marca, tudo dentro daquilo que a sua empresa pode propor e a possibilidade de realizar tais experiências.

Cinema

Tudo bem que hoje em dia as pessoas busquem mais a filmes em casa. Mas há filmes, sobretudo os ganhadores de grandes prêmios internacionais, que dificilmente dá pra assistir em casa (ou porque a Netflix não tem, ou porque a internet não é muito segura pra ver os filmes piratas em sites cheios de anúncios).

Promover a esses filmes dignos de grandes prêmios é muito interessante, e você poderá aproveitar muito com a experiência deles – assistindo também, claro.

Salto de paraquedas

Quem não gosta de um bom salto de paraquedas? Saltar de paraquedas é tudo de bom… Sim, nem todos nasceram para isso e é por conta disso que o seu público alvo deve estar de acordo com as experiências que você quer proporcionar. Fique atento também a isso.

Museu

O Museu é algo mais voltado por questões culturais. Você não vai disponibilizar uma visita ao Museu alguém que vai à um Fast Food, por exemplo.

Avalie, ainda, qual será o Museu. Se você tem um projeto de idiomas ou cultura francesa e tem a oportunidade de dar a chance de alguns de seus alunos a irem no Louvre certamente valerá muito a pena!

Um dia em um Spa

Um dia no spa traz inúmeros benefícios para, preferencialmente, uma mulher (O homem se contenta mais com uma simples massagem nas costas ou um sofá).

A mulher, além de se sentir mais saudável, com um ótimo bem estar físico e mental, também se sente muito mais bonita – porque de fato ela sai mais bonita do spa.

Não é preciso dizer muito, não é verdade? E se seu público for mais feminino, você terá ainda mais engajamento.

Ingresso para um jogo de futebol

Vivemos respirando futebol. Pode parecer que não, mas somos atacados o tempo todo por essa febre que já virou, desde muitos anos, paixão nacional.

Dificilmente você encontrará um brasileiro que não goste de futebol, então, dificilmente você deixará de encontrar alguém que queira um ingresso especial de jogo de futebol.

Sendo assim, você poderá promover uma experiência que acabe atingindo muitas pessoas – mesmo se não forem seus clientes, já aumentarão a notoriedade da marca, o que é ótimo!

E porque não combinar mais de uma experiência?

A Heineken, por exemplo, teve uma promoção que permitiu a ida de duas pessoas para assistir a final da Champions League, edição 2018/19, em Kiev na Ucrânia.

[Se fossem dois homens, suas respectivas mulheres poderiam ter ganhado um dia de spa – se solteiros, suas mães. E se eles curtissem o local, uma visita guiada ao Museu Nacional da Ucrânia cairia bem…]. Há muitas possibilidades!

4# Materiais de valor que possam agregar a todos

Esses materiais normalmente estão em um nível mais intermediário e avançado. Eles consistem no mesmo seguimento do seu negócio, mas com particularidades a mais. Vejamos os exemplos.

E-books

Os E-books, além de serem grande fonte de autoridade em seu site, proporciona muitas vantagens. Um e-book grátis com um guia de como fazer tal coisa ou um manual de qualquer assuntos (direcionado ao seu público) vem ajudando muitas pessoas.

Quais são as dores do seu cliente e que podem ser trabalhadas, desenvolvidas e solucionadas? Ofereça um e-book gratuito que o ajude e certamente sua marca ganhará uma importância ainda maior.

Vídeos exclusivos

Vídeos exclusivos são ótimos. Toda pessoa que escuta a frase: “você terá acesso a plataforma com vídeos exclusivos” fica se perguntando o que será que deve ser falado lá de tão exclusivo?

O tipo de conteúdo, o modo como ele é distribuído, é diferente, mas contém quase que as mesmas características que um e-book ou um artigo mais longo. Ele vem para ajudar a pessoa com aquilo que ela precisa, e é necessário, para que ela se desenvolva em determinado aspecto.

E, mesmo que você tenha produtos físicos, não é comum notarmos o desenvolvimento de conteúdos em vídeo que acabam gerando muito valor.

Infográficos

O infográfico é um dos tipos de conteúdo que propõe uma das experiências mais impactantes em quem está observando. Não sei se é pelo fato de que, quando crianças, gostamos muito de ver mapas, países, bandeiras, etc., mas é algo que vem de forma natural.

Claro que exige um ótimo trabalho de um designer. Mas se for um trabalho bem feito é possível conquistar muitos novos seguidores da marca.

5# Palestra ou congresso com convidados especiais

A palestra ou congresso com um convidado especial nos faz sentirmos gratos com a empresa. Isso se dá porque conhecemos alguém que é especialista em um assunto e podemos ter a oportunidade de encontrá-lo graças a esse mediador.

Veja quem são aqueles que, no mundo, você gostaria de conhecer. Imagine como seria ótimo se tudo fosse favorável para esse encontro graças a uma companhia. Isso seria demais! É o mesmo que acontece nos grandes festivais como o Rock’n’Rio que é sempre um sucesso porque traz sempre os sucessos do povo.

Seja esse intermediário. Não precisa ser com pessoas internacionais – se for, é claro, melhor ainda – mas veja quem são as referências de seu público e busque fazer as coisas acontecerem.

Presencial

Presencial é, muito das vezes, muito melhor. Por vários motivos. Só de estar na presença de quem é, para nós, uma referência, já vale por si só. O contato direto é muito mais eficaz e a comunicação muito mais eficiente – embora o custo seja um pouco mais alto.

Online

Já online, por outro lado, permite que o acesso seja remoto, de onde quer que haja conexão com internet.

Embora presencialmente seja melhor, nem todos dispõe de tempo e recursos para tal. Por isso, acabam buscando os vídeos (uma vez que, mesmo sem aproveitar o momento presente, podem ser vistos novamente em um tempo oportuno).

6# Personalize o espaço de sua empresa

A Google é ótima neste aspecto. Existem lugares espalhados pelo mundo todo com grande área de encontros proporcionadas pela Google.

A própria Google possui um espaço descontraído, o que faz bem aos seus funcionários que gostam de trabalhar nesse tipo de local.

Cada vez mais que o tempo passa as empresas vão buscando se tornar cada vez mais ambientes familiares. E os motivos são bem interessantes. Mas deixaremos para aprofundar esse tema numa próxima oportunidade.

O que vale ressaltar é que as pessoas gostam e aprovam esse tipo de interação. É um modo muito inteligente de lidar com novas perspectivas do mundo moderno.

7# Consultoria

Ainda, complementarmente, uma consultoria pode representar algo ainda mais positivo em relação a marca. Agora, melhor que uma consulta é uma consulta grátis.

Imagina você poder estar frente a frente com quem pode te resolver um problema do qual você precisa de ajuda? Ainda mais se há inúmeras dúvidas particulares e inerentes ao seu negócio e você precisa comunicá-las a quem sabe? Uma consulta, neste caso, é perfeita.

Se você promover uma consulta grátis e abrir uma vaga para isso – semelhante às bolsas de estudo – quem realmente tiver interesse vai buscar consegui-la e, para aqueles que não conseguiram, fica o desejo de conseguir em uma próxima ocasião.

#growtogether