Cerca de 30% dos clientes da G Digital, são corretores imobiliários. Temos acompanhado minuciosamente as estratégias necessárias para conseguir vender e escalar neste mercado. 

Rafael Wisch, CEO da G Digital, compartilhou sua visão de como os corretores podem se movimentar para aproveitar as oportunidades online, junto às tecnologias disponíveis e ferramentas práticas que apoiam na execução das estratégias.

Continue abaixo para ver a entrevista completa.

1 – Como podem funcionar as vendas de imóveis por meios virtuais?

São mais de 15 milhões de buscas no Google por mês em imóveis, hoje praticamente toda compra de um imóvel tem contatos com o digital, às vezes o fluxo é iniciado no digital e finalizado no presencial com uma visita e também assinatura de contratos.

Para divulgação, utiliza-se portais de imóveis, site, redes sociais, anúncios patrocinados e conteúdo estratégico para trazer o contato interessado.

Em seguida, a gestão acontece em ferramentas de automação e CRM que vão tratar esse lead e possibilitar pontos de contato.

Para etapa de finalização e visita no modelo híbrido, o digital encerrou aqui, para os mais ousados que chamamos de corretor 3.0, esses vão até o fim, explorando ferramentas de assinatura eletrônica, envio de documentos pela internet, vídeos criativos e/ou interativos que proporcionam ao interessado clareza e uma experiência mais simples do que ter que se deslocar para uma visita, temos um case que conseguiu aumentar em 400% as vendas, sem ter que levar para uma visita.

2 – No que é preciso estar de olho ao adquirir um imóvel virtualmente?

É importante entender que os mesmos processos que você faria no ambiente físico, que geram segurança em você, tem que ser levado em consideração no digital.

O ambiente virtual existe para gerar comodidades como evitar deslocamento, evitar trânsito, evitar centenas de impressões, automatizar processos para ambos os pontos, vendedor e comprador.

Agora, o comprador não pode negligenciar as verificações básicas, registro do imóvel, estado dele, projeto estrutural, avaliação técnica e sobre o corretor ou imobiliária que está intermediando. Como por exemplo: reclame.aqui, CNPJ, processos da empresa e afins.

Todas essas informações são públicas e de fácil acesso. Se for um empreendimento, há a necessidade de verificar a reputação da construtora e reviews de outros compradores.

Não é vergonha pedir referências, então ligue, fale com mais pessoas.

Tendo todo cuidado possível, ainda não estará imune a fraudes, mas no físico elas também existem. O que podemos fazer é respeitar todo o processo e ter cuidado com promessas “boas demais pra ser verdade”. Este é um bom ponto de partida.

3 – O que é preciso fazer para poder vender um imóvel no universo digital?

O 1º passo é estar presente em portais, redes sociais, anúncios, site e tudo que for possível. Criar uma presença digital é o start.

Em seguida, o próximo passo é criar um funil de vendas em ferramentas como a G Digital que você consiga criar uma trajetória baseada em um mapeamento de persona (público-alvo). Para que a pessoa saia de um desconhecido, para um potencial cliente altamente interessado em um imóvel.

E para fechar, deve-se usar as tecnologias para ajudar em todos os processos, como: gestão de leads, CRM e encantamento. Estes são recursos em que ferramentas, como a G Digital, tem.

4 – Como a tecnologia ajuda na venda de imóveis por meios virtuais?

A Tecnologia provê segurança, facilidade e comodidade para a negociação.

Hoje, existem diversas empresas, em diferentes frentes, tentando ajudar o mercado imobiliário a se “digitalizar”.

Frentes como a da G Digital que abre vertentes de presença digital, produtividade e gestão. Há também a Ingaia, que possibilita uma integração e centralização de informações de todos os portais, ou ainda, o Docusign, que possibilita prover segurança em assinaturas digitais.

Existe uma previsão que até 2040 mais de 50% dos imóveis serão vendidos 100% pela internet. Eu arriscaria dizer que até 2030 já teremos superado essa marca. 

5 – O que ainda pode evoluir neste segmento?

Eu aposto todas as minhas fichas na realidade aumentada, assim como tivemos a ascensão da internet nos anos 2000, 10 anos depois vem o mobile mudando nossas vidas com conectividade e mobilidade em um nível que nunca sonhamos.

Hoje, estamos vivendo a revolução dos dados, com mapeamento de pessoas, personalização de informação, inteligência artificial, internet das coisas e uma grande preocupação de legislação.

A próxima onda que virá com tudo é a realidade aumentada impactando todos os setores com novas formas de interagir, jogar, provar roupas, analisar objetos e, por que não, ver um imóvel da sua casa como se você estivesse dentro dele?

Ou melhor ainda, caminhar por um imóvel, analisar cada detalhe do espaço, qualidade, materiais, acabamentos, decoração sem precisar se deslocar?

A realidade aumentada já é uma realidade nativa nos novos iPhones e sendo desenvolvida fortemente para vários setores como o imobiliário.

Estas foram as visões do Rafael sobre o mercado imobiliário e as estratégias de marketing digital. 

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