Sabemos que suas primeiras frases de abordagem de venda pelo whatsapp, tem papel essencial no sucesso de uma negociação.

E é natural lidar com alguns desafios como, o que dizer para conduzir seu potencial cliente ou qual a melhor maneira de estimular para receber uma resposta e não ficar no vácuo, por exemplo.

E como o Whatsapp tem sido cada vez mais utilizado como principal canal para essas negociações, coletamos Feedbacks do nosso próprio time de vendas, sobre suas abordagens em diferentes situações.

Dessa forma, compilamos aqui algumas mensagens de venda pelo whatsapp para que você possa utilizar em suas negociações diárias. 

Prepare seu bloco de notas para copiar e colar os modelos. Vamos lá!

Modelos de Mensagens no Whatsapp Para Potencializar Suas Vendas

Em primeiro lugar, lembre-se sobre o mais importante: você está se comunicando com uma pessoa, os modelos abaixo são para que você possa ter uma base e adaptar à sua realidade.

Você pode também personalizar ao seu tipo de linguagem, mais descontraído ou mais sério, por exemplo. Conforme for utilizando, perceba o comportamento dos seus clientes e depois otimize suas próprias frases de abordagem de venda pelo whatsapp.

Veja também: 7 Dicas de Como Vender mais Usando o Whatsapp

Modelo #1: Primeiro Contato Para Conhecer a Empresa

Neste exemplo abaixo, selecionamos uma abordagem de pós-cadastro em uma landing page para conhecer sobre a empresa, ou seja, o prospecto já teve um contato com a marca de alguma forma, e agora houve a ação para buscar conhecê-la. 

Pode até ser usado não apenas pós-cadastro, mas também quando a pessoa tiver realizado a ação de buscar conhecer sua empresa, basta personalizar a mensagem.

Opção 1:

“Olá, (nome da pessoa) Carla . Como você está?
Meu nome é Jaqueline e faço parte do time comercial da (nome da empresa).

O motivo do meu contato é referente ao cadastro que recebi com seu e-mail para conhecer mais sobre (o que sua empresa oferece) nossas soluções Podemos conversar?”

Opção 2:

“Olá, (nome da pessoa) Carla, bom dia! Com você está?
O meu nome é Marcelo, faço parte do time comercial da (nome da empresa) e eu recebi o seu cadastro através do formulário que preencheu… 

Acredito que esteja buscando (a necessidade do cliente) uma solução definitiva para aumentar as oportunidades de venda através da internet, correto?”

Esta segunda abordagem também é eficiente, pois você se apresenta, mostra que está retornando um contato e, além disso, já aponta uma dor/necessidade do seu público. E finaliza com uma pergunta simples no final, dessa forma, abre espaço para um diálogo.

Modelo #2: Visualizou a Mensagem, mas não respondeu.

Opção 1:

“Olá, aqui é a Jaqueline da (empresa), novamente.
Recebemos uma solicitação para conhecer nossa (o que sua empresa oferece) ferramenta. Tentamos contato mas não tivemos sucesso. 🙁

Quero saber se você realmente tem interesse ou se posso desconsiderar o seu cadastro. Agradeço imensamente o feedback, ele é muito importante para mim, acredite!”

Opção 2:

“Olá, (nome) José, bom dia! Como você está?
O meu nome é Marcelo, time comercial da (empresa)… eu tentei o contato pela primeira vez, mas por algum motivo eu não recebi sua resposta… Está tudo bem?”

Trouxemos essa sugestão, pois nessa situação, vale a pena um segundo contato. Lembre-se que a pessoa realizou uma ação para conhecer sua empresa, para ter realizado esse comportamento, houve interesse.

E veja que nessas frases de abordagem de venda pelo whatsapp, você estimula o contato sem ter uma comunicação invasiva e de maneira leve. É uma forma assertiva para iniciar um diálogo.

Modelo #3: Pessoa respondeu, mas não deu continuidade.

“Olá, aqui é a Jaqueline da (empresa), novamente.

Podemos agendar uma conversa  referente às suas necessidades e sobre funcionalidades de nossa (produto/serviço) ferramenta e em como ela pode (benefício do seu produto/serviço) apresentar soluções práticas a você?

Ou neste momento está apenas (cite uma situação comum que seu público estiver passando) em fase de pesquisa para um futuro projeto e quer estudar um pouco mais sobre o mercado?”

Modelo #4: Após Apresentação dos Valores/Oferta.

“Muito bem, Carla. Agora que já te mostrei todo o potencial do nosso produto e também revelei a oferta que está em seu e-mail, aguardo até amanhã às 15h uma resposta para efetivarmos a contratação.”

Veja que nessa abordagens pelo whatsapp, há uma escassez que é o prazo de validade da oferta. Mostre a pessoa que essa oferta foi realizada de maneira personalizada a ela.

Modelo #5: Apresentou Valores/Oferta e no Dia Seguinte não Obteve Resposta.

“Boa tarde, Carla. Infelizmente o horário combinado entre nós já extrapolou… peço que entre em contato comigo o quanto antes para eu tentar validar uma nova oferta como esta!”

Novamente, você apresenta escassez que foi prometida anteriormente, e se dispõe a realizar uma nova oferta.

É válido lembrar que a escassez, é um gatilho mental muito utilizado nas vendas. Clique para ler nosso material com e aprender 12 Gatilhos Mentais para Tornar a Sua Comunicação Ainda mais Persuasiva E Potencializar Suas Vendas.

Modelo #6: Cliente Sumiu! Uso do Conteúdo Para Recuperar Negociação

Este exemplo abaixo, é uma maneira de você utilizar um conteúdo como aliado para retomar uma conversa.

Você tenta a recuperação através de conteúdos relevantes que não fazem menção à vendas. Esse conteúdo pode ser uma dica em texto + imagem, um vídeo que gravou, um ebook.

“Olá, Marcelo. Como você está? Aqui é a Jaqueline da (empresa), novamente.

E o motivo do meu contato hoje é te deixar um (conteúdo) treinamento para que possa conhecer mais sobre funil de vendas e os benefícios que ele oferece para seu negócio. São 3 aulas sobre funil de vendas. Um material muito importante e gratuito.

(insira o material em imagem/texto ou o link)
https://gdigital.com.br/workshop-funil-de-vendas

Caso tenha alguma dúvida, estou a disposição e também estamos com ótimas condições em nossos planos. 🙂”

Se você não possuir nenhum conteúdo próprio produzido, (o que indicamos que passe a desenvolver), utilize uma dica rápida que seja interessante ao seu público e que tenha relação com seu produto/serviço.

Utilize uma imagem de inspiração que encontrou na internet, por exemplo, complemente com um texto curto e compartilhe com essa pessoa no Whatsapp

Acesse aqui para ver os Melhores Formatos de Conteúdo [15 Exemplos]

Dicas do Time G

  • Finalize Suas Conversas com Perguntas

Nunca deixe uma mensagem em aberto, busque uma maneira de sempre finalizar com pergunta para estimular a conversa.

  • Nas Finalizações de Apresentações envie os valores

Quando encerrar um Call de apresentação em vídeo, ou até mesmo uma conversa via telefone, já reforce a oferta enviando pelo whatsapp um material com valores dos planos.

  • Obtenha o feedback do cliente

“Faz sentido para você?”

Faça uma pergunta que pode ser realizada para identificar se é o que seu potencial cliente está buscando e já colher o feedback do que ele necessita, para saber como conduzir a conversa.

  • Como lidar com o “Eu vou Pensar…”

Fazer perguntas como:
Pode me passar uma data para voltarmos a conversar?

O que te impede de fechar nesse momento?

  • Use o Gatilho da Escassez

Como mencionamos nos exemplos anteriores, use a escassez ao seu favor seja com prazo de validade da oferta com dia e horário.

Pode ser também a quantidade em estoque de um produto ou a quantidade de vagas disponíveis de um curso, por exemplo.

Agora que possui os modelos, é o momento de colocar em prática e ir otimizando suas abordagens. E nos conte, você gostou do material? Possui sugestões de uma abordagem que dá certo para você? Compartilhe nos comentários abaixo. 😉