Com a evolução das campanhas de marketing modernas, também precisamos de atitudes mais estratégicas em relação à análise dos resultados delas.

O acompanhamento de resultados é uma parte fundamental da estratégia de marketing. É um processo que permite ter certeza de que as suas ações estão conseguindo trazer os retornos esperados e aproximar a sua marca cada vez mais das suas metas.

Por ser tão importante, esse trabalho precisa ser feito de forma cuidadosa. O primeiro desafio é conhecer as métricas do marketing digital que mais ajudam a compreender seu próprio sucesso. Em seguida, é necessário saber como extrair os diagnósticos certos desses números.

No artigo a seguir, vou mostrar para você a real importância de certas métricas do marketing digital e como mensurá-las corretamente para compreender sua performance. Confira!

Saiba o que são métricas no marketing digital

As métricas do marketing digital são indicadores ou números que apontam a eficácia de determinadas ações em suas campanhas. Elas são ainda mais valiosas quando comparadas a registros anteriores para que seja possível detectar a evolução delas ao longo do tempo.

Por exemplo, a taxa de conversão é uma das métricas do marketing digital que merecem a sua atenção. Ela é capaz de mostrar o quanto de novos negócios as suas peças estão conseguindo direcionar para você. 

Com tantas variáveis envolvidas no planejamento e na execução de uma campanha de marketing, é normal sentir confusão ao se ver diante de tantas métricas possíveis para serem analisadas. É por isso que você precisa conhecer bem as particularidades delas e sua importância.

Descubra quais métricas acompanhar no marketing digital

Saiba mais a respeito das principais métricas de marketing digital que você deve analisar em sua estratégia.

Retorno sobre investimento (ROI)

Todas as áreas da sua empresa devem realizar um levantamento periódico do “return on investment”, ou, retorno sobre investimento (ROI). Ele leva em consideração tudo o que foi investido em determinado setor e o retorno que ele foi capaz de devolver.

Trata-se de um número geral que ajuda a classificar a situação em que o seu setor de marketing se encontra. Se ele não está gerando retornos de qualidade, então é preciso soar o alerta e implementar soluções o mais rapidamente possível.

O cálculo do ROI é bastante simples. Basta subtrair os seus custos do retorno obtido, depois dividindo o valor resultante pelos custos. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem. Por exemplo, um ROI de 120% representa um lucro para a empresa.

Retorno dos gastos com publicidade (ROAS)

Assim como o ROI é uma métrica de marketing importante para avaliar a eficácia das suas ações, o ROAS é outro indicador que consegue ajudar ainda mais a visualizar seu sucesso. A sigla significa “return on advertising spend”, ou retorno dos gastos com publicidade.

Dessa forma, essa métrica atua como um ROI específico do seu orçamento de mídia. Isso permite ter total domínio a respeito da eficácia das decisões estratégicas tomadas a respeito das suas campanhas.

O ROAS também pode permitir que você detecte problemas com as suas escolhas e possa ajustá-las antes da campanha terminar. Afinal, esse é um dos principais diferenciais de uma estratégia de marketing digital: você pode fazer modificações durante o curso da campanha.

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Um dos principais objetivos de uma campanha de marketing consiste em captar clientes para a empresa. Assim como é importante monitorar a eficácia dessas estratégias, você especificamente também precisa compreender os custos associados a esses esforços.

O CAC engloba todos os gastos que a sua empresa teve para captar um cliente, indo desde investimentos em mídia até o salário da equipe encarregada da estratégia.

O resultado pode apontar que a sua empresa está gastando demais para captar um cliente. Ao aliar essa análise ao conceito do ticket médio, você poderá entender se os seus esforços estão realmente valendo a pena ou prejudicando o seu negócio. Você já pensou nisso?

Taxa de conversão

Cada peça de marketing veiculada por você precisa ter a sua performance medida. Essa é a única forma de ter certeza de que estão trazendo bons resultados e ajustá-las caso seja necessário. A taxa de conversão ajuda muito nisso, pois mostra a real eficácia desses recursos.

Por exemplo, imagine um e-mail marketing disparado para uma base de contatos contendo uma oferta especial. Por mais que seja interessante analisar indicadores como a taxa de abertura do e-mail, os cliques que a oferta recebeu e os compartilhamentos dele, a taxa de conversão em vendas é muito mais valiosa.

Ela mostrará quantas pessoas realmente adquiriram aquela oferta a partir do e-mail em relação ao total. Ou seja, uma taxa de conversão de 50% significa que metade dos seus destinatários compraram de você a partir daquele e-mail. 

Então aqui você pode fazer taxas de conversão em várias formas:

  • Taxa de conversão em vendas;
  • Conversão de leads cadastrados;
  • Taxa de conversão de acordo com as fases do funil de vendas.

Ticket médio

É imprescindível saber a média de gastos de seus clientes ao interagir com a sua empresa para ter uma ideia real do seu potencial de retornos. O ticket médio é um indicador que representa exatamente isso, também podendo servir para validar suas decisões em outras frentes.

Por exemplo, quando falei acima, o CAC precisa estar em equilíbrio com o seu ticket médio. Em essência, você não pode gastar muito para captar clientes que não gastarão o suficiente com você. Não faz sentido, certo?

Esse é o papel da análise de métricas de marketing: apontar problemas que necessitem de solução em sua estratégia ao mesmo tempo em que apontam oportunidades para serem aproveitadas em meio aos seus resultados.

Métricas de Campanhas Pagas em Anúncios

CPC
CPC são os custos por clique. Cada clique, em um anúncio, possui um custo e esse custo deve ser avaliado para ver realmente está valendo a pena investir mais, investir menos, ou investir de outra forma.

CPM
São os custos a cada mil impressões. Ou seja, a cada mil impressões, quanto foi gasto? Isso é tão essencial quanto o próximo item da lista o CPL.

CPL
Custo por lead. Aqui é calculado o quanto cada lead custou para a empresa. Certamente, esse lead é alguém que já possui um interesse na marca – afinal, ninguém lê, na internet, aquilo que não se tem um interesse.

CPV
Custo por view. O mais conhecido entre os que produzem vídeos. É uma maneira muito interessante de saber se algo precisa ser melhorado em relação ao próprio conteúdo ou estrutura.

Métricas de e-mail marketing

Nos dá todas as informações necessárias a respeito de como estão os nossos desempenhos relacionados aos e-mails. Você pode acompanhar:

  • Abertura dos e-mails
  • Cliques dos e-mails enviados
  • Taxa de Conversão
  • Descadastro da sua lista

Métricas de Acessos nas páginas

Essas métricas te ajudarão a saber como está o desempenho das suas páginas e, principalmente, se a estrutura está eficiente cumprindo com o objetivo principal, como coletar leads ou a própria venda.

  • Número de Visitantes
  • Tempo gasto na página
  • Visitantes únicos
  • Retenção dos visitantes

Uma ótima ferramenta gratuita para você utilizar para mensurar esses dados, é através do Google Analytics.

Comece já a analisar as suas métricas de marketing

Levando em conta as métricas de marketing que destaquei acima, você já tem tudo o que precisa para começar a trabalhar de forma mais estratégica com as suas campanhas.

Está na hora de validar as suas decisões com base em números concretos e passar a enxergar oportunidades valiosas em seus resultados para aprimorar sua atuação cada vez mais.

A sua análise de métricas de marketing não deve ser um esforço único. Em vez disso, precisa ser contínuo. Nunca deixe de analisar seus números e extrair diagnósticos a partir deles, já que essa é a única forma de garantir bons resultados para o presente e o futuro.

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