A tecnologia em marketing digital vem permitindo que pequenas e médias empresas disputem a preferência do público com organizações de maior porte. Se antigamente contar com ferramentas era caro e dependia de uma estrutura robusta, hoje isso não é mais uma realidade.

Neste conteúdo mostrarei como as novas ferramentas são úteis no dia a dia e podem gerar grandes mudanças nos resultados do seu negócio. Vamos começar?

 

Como a transformação digital impacta no seu negócio?

Com a expansão do acesso à internet as empresas ganharam um enorme poder de aumentar seu público e suas estratégias. Há alguns anos cada negócio era limitado pela sua região e cada ação, realizada para conquistar novos clientes, era cara e pouco eficiente.

Você já parou para pensar nas enormes possibilidades que um consumidor tem hoje no momento de comprar um produto? Ele pode optar por uma marca de qualquer lugar, mesmo a centenas de quilômetros de distância, de forma simples e rápida.

A maior conectividade se mostrou vantajosa para os dois lados: empresa e clientes. No entanto, com maiores possibilidades a competitividade aumentou, uma vez que você passa a concorrer com uma enorme quantidade de opções no mercado.

Por isso a necessidade de contar com a tecnologia em marketing digital se tornou muito forte. As estratégias permitem atrair, segmentar, nutrir, relacionar e fechar negócios com seus clientes, de forma otimizada e automatizada.

 

Quais são as vantagens da tecnologia para as PMEs nas estratégias de marketing digital?

Agora que já sabe a importância da tecnologia em marketing digital para as empresas de pequeno porte, conheça, a seguir, as reais vantagens que os negócios podem experimentar.

Aumento direto nas vendas

Depender apenas de marketing boca a boca ou das estratégias offline não é mais uma possibilidade. As empresas devem investir na tecnologia em marketing digital para buscar mais parceiros, de forma mais precisa.

Por exemplo, uma das boas opções de ferramentas são aquelas que permitem a automação de marketing. Você cria um fluxo de e-mails com conteúdos relevantes e seus leads o percorrem, aumentando o conhecimento sobre a solução ofertada e gerando maior possibilidade de fechar a venda.

Outro ponto interessante está nas redes sociais. Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e outras plataformas servem para diversas finalidades, como atrair novos clientes, estreitar o relacionamento, acompanhar as novidades do mercado, entre outras. Você pode usar ferramentas para gerir essas redes de forma mais organizada e simples.

Todas essas soluções geram um impacto bem positivo nas vendas!

 

Ampliação no número de clientes

Atualmente, qual é o número de clientes da sua empresa? Eu tenho certeza que se você começar a investir nas tecnologias de marketing digital esse número vai aumentar bastante! O melhor é que esse investimento não precisa ser alto!

Pense um pouco: quando você quer encontrar um produto ou serviço na internet, qual é o caminho a se fazer? A maioria das pessoas entra no Google e faz uma busca por um termo. Os cliques ficam concentrados entre as primeiras posições. Então, nada mais interessante do que ocupar esses espaços, certo?

Para isso há duas formas: a primeira é criando anúncios na plataforma do Google Adwords. O interessante nesse caso é que você determina o valor que deseja aplicar e só paga se houver cliques. A segunda forma é aplicando técnicas de otimização no seu site ou loja virtual, trabalho conhecido como SEO, Search Engine Optimization.

Essas opções podem gerar um grande aumento no número de visitantes no seu site e, por consequência, clientes. Caso seja uma loja física o resultado será o mesmo, já que o seu estabelecimento será mais visível ao público e receberá mais visitantes no local.

 

Maior organização e produtividade

Em pequenas empresas é bastante comum que os colaboradores acumulem diversas funções e atividades. Porém, é muito importante que sempre tenha uma busca pelo aumento da produtividade e organização, e a tecnologia em marketing digital pode também ajudar nisso.

Tarefas rotineiras e que ocupam uma boa parte do seu tempo são otimizadas com o uso de ferramentas digitais. É importante utilizar a tecnologia para aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

 

Estreitamento no relacionamento com os parceiros

Gerar vendas é ótimo, mas o bom mesmo é fidelizar seus clientes e conquistar recorrência nas compras. Para alcançar isso você deve pensar em toda a experiência que sua empresa está oferecendo ao cliente.

Cada ponto de contato deve criar uma boa sensação, mostrar que você está atento ao parceiro e deseja oferecer uma verdadeira solução.

As ferramentas de marketing digital permitem que a relação entre a marca e o público se torne mais próxima. Seja nas redes sociais, e-mail marketing ou mesmo a facilidade da pessoa em encontrar os dados de contato. A tecnologia veio para ajudar e deve ser explorada para criar ótimos relacionamentos.

 

Melhor comunicação entre os colaboradores

Por fim, você não deve se esquecer do seu público interno, aqueles que fazem o negócio girar a cada dia: seus colaboradores! A tecnologia também ajuda a criar e manter um bom ambiente de trabalho, além de, estimular que essas pessoas estejam sempre atentas às novidades e busquem oferecer um melhor atendimento e serviço.

A comunicação entre os colaboradores pode ser incrivelmente facilitada se utilizar ferramentas de comunicação interna. Com as pessoas compartilhando dados com maior velocidade e eficiência, toda a empresa poderá aproveitar melhor cada oportunidade e transformar isso em lucro.

Portanto, neste artigo eu lhe mostrei como a tecnologia em marketing digital pode ajudar as pequenas e médias empresas no objetivo de gerar mais vendas e lucratividade.

Atualmente as ferramentas e soluções de mercado não são direcionadas somente para grandes organizações. Elas se tornaram bem acessíveis quanto ao preço e à estrutura necessária.

É importante estar sempre de olho nessas ferramentas para manter o seu negócio atualizado e dinâmico, buscando sempre melhores resultados.

Analise a sua empresa e identifique as soluções que realmente são necessárias e que geram ganhos reais.

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