Blog | G Digital

7 Pilares do Marketing Digital que você deveria saber

O Marketing Digital nos oferece um leque de oportunidades que, até então, sem a internet, somente empresas multi-milionárias faziam. De fato, era extremamente difícil em competir com elas. Aliás, era uma competição muito injusta.

Hoje, pelo contrário, possuímos o Marketing Digital: uma ótima ferramenta para qualquer um começar a desenvolver o seu negócio e, inclusive, vender mais.

É um mercado muito mais acessível onde qualquer pessoa, que assim desejar, pode se adentrar. No entanto, com uma quantidade muito alta de conteúdos na era da informação, nos deparamos com muitos conceitos do Marketing Digital espalhado.

Por isso, pensando em dar maior claridade e ordenamento, criamos a lista dos 7 pilares do Marketing Digital. Através dela você poderá se aprofundar, de uma maneira muito mais prática, ao que de principal e essencial acontece por trás do Marketing Digital.

Veja também:


Conheça melhor os 7 pilares do Marketing Digital.

Existem, de maneira geral, 7 pilares do Marketing Digital. Aliás, são muito importantes caso você queira se desenvolver através dos meios digitais disponíveis na internet. Assim, são eles:

Iremos agora te apresentar a cada um deles.


Persona.

Persona é um personagem fictício criado para representar o grupo demográfico de seus clientes.

Atenção: Não confunda Persona com Público Alvo.

Persona, hoje, possuí um conceito que pode acabar confundindo algumas pessoas. Diferentemente do Público Alvo, onde você tinha uma média geral das pessoas com as quais você as identificava ao seu grupo de clientes, agora, por outro lado, você terá uma única pessoa específica.

Exemplo de persona: João de Oliveira, 27 anos, classe média-alta, formado em Jornalismo, trabalha como redator mas pretende ampliar o seu nicho e trabalhar com Marketing Digital, por isso ele pretende aprender o máximo possível através de conteúdos da internet.

Outras informações, tais como seus hábitos, redes sociais utilizadas, dificuldades e metas… Podem e devem ser inclusas.

Dessa forma, você terá um cliente imaginário, com o qual poderá ter bons diálogos a respeito do que ele precisa e do como você irá ajudá-lo.

Estudo da persona.

O estudo da persona pode ser feito de maneira totalmente independente. No entanto, você poderá não somente buscar as informações como também todo suporte necessário através de plataformas próprias para o desenvolvimento de sua persona.

Nós, da G Digital, desenvolvemos uma plataforma completa, de criação de personas, para nossos clientes. Assim, possuem uma facilidade a mais, um auxílio mais especial, para desenvolver melhor o seu negócio.

Pesquisas com potenciais clientes.

Ainda relacionado à persona, a pesquisa com potenciais clientes é uma das maneiras mais diretas que você possui para buscar, dentre todos aqueles que se encaixam com o perfil de sua persona, clientes com um potencial elevado para o seu negócio.

Depois de definir seu cliente ideal, fica mais fácil, portanto, desenvolver o seu negócio. Assim, você terá mais intensidade e maior foco na aquisição de novos clientes e de maiores vendas.


Funil de Vendas

O que é Funil de Vendas?

Funil de Vendas são as etapas em que sua persona deverá passar até chegar no seu objetivo final (que normalmente é comprar algo de sua empresa), feitas através de seu conteúdo.

São etapas estratégicas dividas em:

Topo de funil onde você tirará as dúvidas de seu cliente, resolverá problemas, apresentará dores que talvez ele não as conheça – mas que são importantes.

Já no meio do funil temos as considerações, as dúvidas sanadas, e tudo aquilo que nos dá informações essenciais. Geralmente aqui, no meio do funil, é feita a obtenção de dados do cliente através da captação de leads (exemplo: baixe esse e-book completo sobre ‘x’. – neste caso, ele passou pelo topo, cheio de dúvidas, e foi para o meio, para saná-las, e se deparou com esse material: uma espécie de tesouro no fim do arco-iris).

E, por fim, no fundo de funil, temos a decisão de compra. Provavelmente, quem passa por todas essas etapas e chega até aqui, tem muito mais chances de comprar algo seu. E é somente então aqui que você oferece o seu produto.

Conheça o clássico método AIDA

O método AIDA é muito semelhante com o modelo que apresentamos acima e, mais ainda, possui as mesmas características:

Confira também: O que é funil de vendas e como ele está ajudando PMEs ?


Canais

Facebook

Facebook é um dos principais canais que possuímos para trabalhar com a internet. Somente em 2012, o Facebook atingiu a marca de mais de 1 bilhão de usuários e, de fato, é uma das Redes Sociais que mais possuem popularidade entre as pessoas, e também a que mais atraí empresas.

Ainda, essa rede social é considerada a maior rede social de todo o mundo! E, por isso, é um dos principais canais de distribuição de conteúdo que devem ser muito bem destacados.

Instagram

Seguindo a lista, depois do Facebook, temos o Instagram. O Instagram, que foi comprado pelo Facebook, é a segunda plataforma de redes sociais que mais possuem popularidade entre as pessoas.

Seu formato, certamente, é diferente do Facebook, dando maior relevância para as imagens e vídeos do que para textos.

Essa produção visual que o Instagram nos permite criar, ainda mais pela sua facilidade, é o que torna a rede social um dos lugares mais ideais para se fazer marketing digital e, por isso, muitas empresas não deixam de investir na plataforma.

YouTube

Ainda, temos o YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo! Sua popularidade, juntamente com Facebook e Instagram, é algo bastante evidente entre as pessoas.

Consumir conteúdos em vídeo, ainda mais selecionando o que realmente queremos ver daquilo que não temos interesse – além de descobrir coisas novas – é algo que tornou o YouTube relevante para todos os usuários.

Ter um canal no YouTube que seja bem trabalhado, com dedicação e persistência, é um fator que possui um valor tremendo e pode gerar, ainda, uma ótima receita.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo, ou seja, possui toda uma linguagem própria do mundo profissional.

Não é tão relevante quanto o Facebook e o Instagram. No entanto, pode se tornar sua principal ferramenta de marketing digital caso a sua persona esteja totalmente inteirada por lá.

Blog

Os Blogs são páginas onde você terá maior liberdade para postar os seus artigos.Será, podemos dizer, a sua casa na internet.

Por mais que um site seja importante, ter um blog também é de extremo valor caso queiramos ter uma marca cada vez mais consolidada na internet.


Tráfego

Tráfego, no marketing, representa a forma com a qual você conquista novos leitores – leads – e público ao seu meio de comunicação.

Há pessoas que confundem tráfego com tráfico. Não seja essa pessoa. 😉

Existem dois tipos de tráfego.

Tipos de tráfego:

Agora que você sabe da existência de dois tipos de tráfegos, iremos adentrar mais sobre cada um deles. Dessa forma, você verá qual deve ser usada em seu negócio.

Tráfego Orgânico

Tráfego orgânico são as formas que você utiliza para se promover na internet, tudo de maneira espontânea, sem se promover através de links patrocinados.

Isso se dá por meio de várias técnicas do marketing digital que podem ser feitas de diversas formas, de diferentes modos.

São inúmeras formas de se fazer tráfego orgânico e, o melhor de tudo, de graça.

No entanto, o tráfego orgânico não é tão eficiente quanto o tráfego pago.

Tráfego Pago

Por outro lado, o tráfego pago representa todo o público que você conquista com patrocínios, de maneira com que você tenha que pagar para uma determinada plataforma.

Por exemplo, se você deseja fazer anúncios no Facebook existe o Facebook Ads. No Google, Google Ads. E assim sucessivamente, de modo que cada plataforma que você utiliza possui um:


Métricas de Marketing

Métricas de Marketing é um conceito que representa a forma com a qual nós medimos – metrificamos – como está o nosso desempenho mediante os anúncios feitos, as propagandas criadas, nossas vendas, relacionamento com o cliente, investimentos, etc.

Principais métricas.

Dentre as métricas, as principais, em Marketing Digital, são:

CPC

CPC são os custos por clique. Cada clique, em uma propaganda ou anúncio, possui um custo e esse custo deve ser avaliado para ver realmente está valendo a pena investir mais, investir menos, ou investir de outra forma.

CPM

CPM são os custos a cada mil impressões. Ou seja, a cada mil impressões, quanto foi gasto? Isso é tão essencial quanto o próximo item da lista o CPL.

CPL

Custo por lead. Aqui é calculado o quanto cada lead custou para a empresa. Certamente, esse lead é alguém que já possui um interesse na marca – afinal, ninguém lê, na internet, aquilo que não se tem um interesse.

CPV

Custo por view. O mais conhecido entre os que produzem vídeos. É uma maneira muito interessante de saber se algo precisa ser melhorado em relação ao próprio conteúdo ou estrutura.

ROI

Return On Investment – Retorno sobre investimento. Mostra o quanto Obtivemos de retorno mediante a todos os nossos custos nas aplicações feitas relacionadas ao marketing digital.

Métricas de e-mail marketing

Nos dá todas as informações necessárias a respeito de como estão os nossos desempenhos relacionados aos e-mails, sobretudo o e-mail marketing. Você verá a sua eficiência, quantos abriram o e-mail, quantos rejeitaram, quantos novos e-mails foram cadastrados por mês, etc…

Métricas de acessos no site

Métricas de acessos no site te ajudarão a saber como está o desempenho do seu site. Uma das principais formas de avaliar as visitas no seu site é através do Google Analytics que mostra todas as informações necessárias.


Conteúdo

Os conteúdos são as melhores formas de você manter contato com o seu cliente, fazendo-o se lembrar de você sempre que você posta algo novo. Além de gerar autoridade com seu público e gerar valor com os mesmos contribuindo com aprendizagem de forma gratuita.

E claro, quanto maior for a quantidade de conteúdo, distribuídos entre as diversas plataformas, em diversos formatos e tipos diferentes, melhor!


Tipos de conteúdos.

Dentre os conteúdos mais utilizados e que, portanto, mais possuem valor no Marketing Digital, sobretudo em seus 7 pilares, são:

Blog posts.

Blog posts são, basicamente, os artigos. Existem formatos diferentes, tamanhos diferentes, conteúdos diferentes, etc. Ou seja, há muito que pode ser feito em um blog post.

Além disso, o mais importante é saber que existem dois principais tipos de blog posts que devem ser observados. Tanto um quanto o outro são essenciais para um blog de valor.

Esses dois tipos se chamam:

Evergreen são os conteúdos de maior autoridade. Eles possuem relevância e são, de maneira geral, duradouros.

Um exemplo claro é esse artigo, que tem por objetivo ser um conteúdo educativo de validade o mais longínqua possível. Sua autoridade se dá pelo conteúdo riquíssimo, traduzido em mais de 3 mil palavras, e, além disso, uma relevância altíssima pelo conteúdo que está sendo tratado.

A relevância, evidentemente, não é para nós mesmos, mas para quem lê e busca realmente um conteúdo de máxima qualidade.

Noticiosos, por outro lado, e como o próprio nome já diz, são os artigos que são feitos para informar alguma novidade. Geralmente são artigos momentâneos. Claro, ao comparar os dois, você pensará que os noticiosos não tem valor, mas isso é um equívoco de primeira vista.

Artigos noticiosos são importantes para manter o vínculo entre o leitor – lead – e o emissor (sua empresa, sua marca, seu site).

É por isso que encontramos muitos blogueiros que, além dos conteúdos mais marcantes e importantes para a sua marca – como cursos, produtos/serviços, conteúdos evergreen, etc – eles também postam o seu cotidiano. É uma forma noticiosa que eles possuem para manter o vinculo com seus seguidores e clientes.

Eles são mais simples, rápidos, curtos e possuem uma duração momentânea. Uma grande vantagem para nós, brasileiros, é que todo o dia acontece alguma novidade, sobretudo política. E claro, muitos se aproveitam bastante desse fato para poderem manter seu contato com quem os acompanha.

Mas tenho que aproveitar somente a política? Certo que não! Basta ficar antenado aos eventos que dizem respeito a sua marca (eventos de música, moda, Marketing Digital, engenharia, medicina, entre outros).

E-books.

Os E-books são pequenos livros digitais que possuem um grande objetivo. Além de facilitar o contato que você possui com seu público – através das campanhas de captação de e-mail – você também acaba facilitando muito a vida de quem está buscando aquele tipo de informação.

É uma forma que você tem dar algo a seu cliente de graça para que, mediante ao conteúdo, ele possa avaliar melhor a compra – e claro, se o conteúdo gratuito é bom, certamente o pago será ainda melhor!

Imagem.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Uma das frases mais comuns do nosso vocabulário.

Com apenas uma imagem você é capaz de captar muito mais do que as palavras escritas, mas terá uma imagem fixada daquilo que realmente está observando.

Trabalhar com imagens é fundamental. A estética possui um valor crucial na experiência de quem está observando. Por isso, uma estética boa, com imagens que façam realmente sentido para quem está observando, vem trazendo um efeito não somente na área comercial – isso é uma consequência – mas também na área psicológica de quem vê.

Quanto maior for a experiência do usuário, observando as imagens que estão à sua disposição, mais ele quererá esse tipo de arte.

Uma outra vantagem para nós brasileiros – mais uma? Brasil, eu te amo! E espero que você, leitor, não se sinta privilegiado de nascer no Brasil, mas isso é uma coisa muito positiva sob certos aspectos – é que nós somos considerados os Reis do Meme na Internet.

Isso se dá porque a língua portuguesa é muito divertida e podemos fazer várias combinações de palavras diferentes – coisa que não se encontra em nenhuma outra língua do mundo.

Por isso, podemos, e devemos, aproveitar muito bem a questão das imagens da melhor maneira possível, é uma forma muto atraente para desenvolvermos o nosso contato com as pessoas.

Áudio.

Pesquisas apontam que o universitário brasileiro – nossa camada “intelectual” , se é que podemos dizer assim – leem, por ano, uma extraordinária média de 1 a 4 livros por ano. Isso sem sabermos se esses dois livros é ‘Rei Lear’, de Shakespeare, e ‘Divina Comédia’, de Dante Alighieri, ou se é ‘Diário de um Banana’ e ‘Quem soltou o pum?’

Os áudios deixam as coisas muito mais fáceis para quem está querendo consumir conteúdo novo. Vivemos em um mundo de inúmeras distrações, e é mais fácil um jovem escutar uma aula – mexendo no celular – do que se sentar e dedicar alguns 30 minutos do seu dia à leitura.

O áudio deixa tudo muito mastigado. Você pode escutar no carro, no trabalho – caso você possa, é claro – no ônibus, cuidando de seu filhinho pequeno, enquanto faz comida… Há até mesmo pessoas que escutam aulas em podcasts enquanto estão assistindo futebol (bom, se estão entendendo ou não, já não sabemos).

O que sabemos é que os áudios são muito mais simples de se consumir e podemos escutar várias vezes e anotar o que nos é necessário.

Vídeos.

Os vídeos possuem um valor muito importante. Além de deixar o contato mais próximo, permite que a pessoa possa fixar melhor o conteúdo de uma maneira mais descontraída.

Claro que vídeo envolve mais trabalho, mas sua recompensa é muito grande! Expor-se ao público dessa forma mostra que você é uma pessoa assim como elas e que também tem toda uma história que pode ser comum em muitos aspectos.

Dentre todas as vantagens: você encontra novos clientes em potencial, ganha visibilidade, aumenta o valor de sua marca, se torna mais conhecido…

Há pessoas que tem um certo medo de se expor. De fato, essa é uma realidade comum para muitos. Todavia, isso não deve ser um problema. O primeiro vídeo sempre será ruim – a não ser que sejamos como a Bettina, é claro, e tenhamos patrimônio o suficiente para criar vídeos como ela.

As crenças limitantes vão se tornando cada vez mais superadas, com dedicação, é claro, e um pouco de estudo, sobre técnicas de vídeo e apresentação, já irá ajudar, e muito, nossas apresentações nos vídeos.

Webnários

Os Webnários são basicamente aulas ao vivo, seminários ao vivo, realizadas pela internet – por isso seu termo webnair, da origem “web based seminar”.

Existem boas vantagens para se fazer webnários, mas a mais importante dentre elas, sem dúvidas, está no fato de podermos reunir toda uma comunidade de alunos ao nosso redor e isso, tanto para quem é aluno e busca essa troca de informações com outros alunos, tanto para quem realiza o webnário e pretende desenvolver o seu negócio, é de muito valor!

Com o tempo, webnários vão se tornando cada vez mais comuns – mesmo que seu nome, em redes sociais, acabe se diferenciando (live, direct, transmissão ao vivo, etc).


Copywriter

Copywriter é um termo inglês, utilizado ainda no original quando o assunto é marketing digital, que significa, traduzindo ao português: redator publicitário.

Claro que se você disser que é um copywriter, apenas uma parcela muito pouca de pessoas irão entender. Mas, de fato, o termo é esse.

Sim, é o que eu, ao escrever esse texto, faço: Escrevo de uma maneira específica, com fins específicos, que permitem uma boa experiência entre o leitor e aquilo que o leitor está procurando.

Há competências mínimas, estudos básicos, que todo o copywriter precisa ter. Dentre eles, destaco:

Gramática.

É indispensável, para quem escreve, ter uma gramática impecável. Mesmo que se tenha o privilégio de nascer em um país com alto índice de educação (por exemplo a Itália) ou em um país que se encontra na última colocação no índice de educação da América Latina (como o Brasil), a gramática ainda possui um valor muito importante.

Como hoje em dia há internet, aprender gramática ficou ainda mais fácil e viável. Portanto, não há desculpas para um copywriter escrever errado.

Clareza e objetividade.

Em um dos pontos mais relevantes para SEO, que você entenderá melhor à seguir, o fator quantidade de palavras é muito importante. Portanto, um texto com mais de 2 mil e 500 palavras, por exemplo, é algo que dá muita notoriedade para seu site/blog.

No entanto, não adianta colocar palavras, palavras, palavras (como diria a clássica canção), mas é necessário que haja objetividade em cada uma delas e uma claridade evidente.

Técnicas de SEO e de Legibilidade.

Não é somente postar o texto, por mais bem feito que esteja, é preciso conhecer as técnicas que permitirão que ele esteja bem indexado no Google. Assim, quando uma pessoa pesquisar o assunto de interesse, seu artigo – se estiver bem trabalhado – estará o mais indexado possível.

E a parte do SEO é justamente essa: um conjunto de técnicas e estratégias que visam, justamente, esse tipo de tráfego. E quanto mais bem elaborado é o SEO, juntamente com os parâmetros de legibilidade, melhor.

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Dica importante: Há, ainda, seja para quem é copywriter, seja para quem se utiliza da comunicação no seu negócio, técnicas de gatilhos mentais que são excelentes na hora de produzir o seu conteúdo.

Essas técnicas de gatilhos mentais acabam despertando, naqueles que as ouvem, as sensações que você gostaria que ele tivesse.

São formas totalmente legítimas se aplicadas de maneira a comunicar ao seu cliente a oportunidade que ele tem em mãos.

Inclusive, separamos os 12 principais gatilhos mentais que te ajudam a alavancar as suas vendas. Confira:

Organização e estética.

A parte final, o acabamento de uma obra, geralmente é feita em detalhes mínimos até que se possa dizer: pronta. E, de fato, em um ofício como esse, o copywriter também deve se atentar na questão estética.

Uma boa aparência, fotos que tenham um significado importante – transmitindo aquilo que o artigo quer passar, a forma como se está tudo bem orquestrado e organizado, etc. Ou seja, tudo aquilo que possui uma importância visual.

Cuidar desses aspectos é ótimo pois nos permite dar, cada vez mais, uma boa experiência ao leitor.

Além de tudo isso, é sempre bom que haja um trabalho de revisão pois sempre há algo que possamos nos esquecer e, geralmente, um copywriter tem demandas muito altas. Evidentemente, são raros os casos em que ele terá um êxito à primeira vista. Aliás, grandes escritores passam pelo mesmo, e sempre revisam seus escritos antes de publicá-los.

Seria importante ter alguém que possa revisar, e que não seja o próprio produtor de conteúdo, pois, mesmo que ele tenha feito uma revisão impecável, ele estará sempre avaliando segundo a sua perspectiva, e uma segunda pessoa, de fora, verá o texto com outros olhos, o que, certamente, proporcionará uma melhor eficiência na hora de avaliá-lo.

Muito bonitinho, Sr. Copywriter, mas por que isso é tão importante?

O simples fato de se ter um copywriter pode fazer toda a diferença. Autoridade na internet; visibilidade; relacionamento com sua persona; o crescimento de sua marca; as possibilidades de parcerias; aumento na chances vendas… Enfim, o trabalho do copywriter se tornou fundamental nos dias de hoje.

Mesmo que hajam poucos copywriters – se considerada a quantidade de blogs/sites existentes – é um fator importantíssimo.

Onde encontro um? Normalmente você os encontrará entre os profissionais da categoria freelancer. Caso você não conheça ninguém através das redes sociais, você poderá encontrá-los em sites próprios para freelancers – 99Freelas, Workana, etc.


Para visualizar melhor toda essa estrutura, preparamos essa imagem abaixo. Você pode fazer download e a salvar para o momento que for colocar tudo em prática.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo. Ele é de extremo valor para que, cada vez mais, possamos continuar crescendo juntos. 😉

#growtogether