“1 segundo de atraso no carregamento do site resulta em 7% a menos de conversões.” Krissmetrics

Agora, minha pergunta a você:
Até quando irá aceitar um site lento e perder diariamente porcentagens de conversões?

Você já tem que se preocupar em construir uma página com Headline atrativa, que tenha um conteúdo relevante e Call to action eficiente que leve o visitante a compra…

Acha certo ainda ter a lentidão do seu site como mais um fator que prejudique sua estratégia digital?

Nós temos certeza que você precisa de uma realidade melhor que esta! E é por isso que o time da G Digital desenvolveu uma atualização para levar suas páginas para um outro nível de desempenho e conversões. E claro, sem ter que se preocupar com códigos ou otimizações complicadas.

Quer entender melhor os impactos de uma má velocidade de suas páginas e saber como se beneficiar desta nova inteligência da G Digital? É só continuar comigo abaixo!

Por que Meu Site Precisa Ser Veloz? [6 fatores que prejudicam suas vendas]

Além do Google identificar a velocidade do seu site como um dos principais fatores para ser rankeado no topo das pesquisas, há outras lacunas em que sua estratégia é severamente afetada fazendo com que seu trabalho perca eficiência e gere menos vendas!

Acompanhe abaixo 6 principais situações de impactos em seu negócio.

1. Abandono do Site

90% das pessoas podem abandonar um site que leva 5 segundos para carregar.

Fonte: Think With Google

O próprio Google, com sua rede neural – sistema computacional projetado como o cérebro e o sistema nervoso humano – fez uma análise de 900 mil  landing pages no mobile em 126 países sobre o tempo de carregamento dos sites.

Esta análise foi feita com base na probabilidade do visitante abandonar as páginas ao ter que esperar os segundos de um carregamento. E como pode ver na imagem acima, os números não são nada agradáveis. Na verdade, chega ser um tanto desesperador.

Travamos lutas contra segundos! Em uma era onde nossa ação online acontece frações destes segundos, se seu site demora, o visitante nem saberá quem é você nem o que sua empresa tem a oferecer.

2. Queda nas Conversões e Vendas

Se os usuários não acessam a página, como a conversão em leads e venda acontece?

Como destacado no início do artigo, 1 segundo de atraso resulta em 7% a menos de conversões em um site lento.
1 segundo…

Até o tempo de respiração do ser humano é maior. Nesta situação:
Respirei = perdi vendas!

Então, qual a necessidade de um site existir, se você deixar isso acontecer? Sinceramente, não há nenhuma! Será uma “ação de vaidade”? Apenas para dizer que possui um site profissional? Onde fica o faturamento no final do mês em meio a isso?

3. Desperdício de Investimento em anúncios

Grande parte dos empreendedores já optam por realizar anúncios pagos. Se seus anúncios são com objetivos de serem redirecionados a landing pages, além da perda de tempo em realizar anúncios eficientes (o que sabemos que também não é tão simples), você também perde seu investimento.

Seu CPC (custo por clique), agradeceria por um site que não fosse abandonado. Todo seu valor gasto pelo anúncio, servirá apenas para consumir sua aplicação, sem nenhuma eficiência.

4. Baixo Rankeamento na pesquisa orgânica

Além do tráfego do site advir de anúncios, um outro muito relevante é através da pesquisa orgânica. O Google valoriza o tempo de carregamento quando vai determinar se seu site é confiável para rankear no topo das buscas. 

E no momento que um usuário vai pesquisar por um produto, ele tende a já estar alguns passos mais qualificado para comprar seu produto ou serviço.

Veja que além do impacto de rankeamento, com um site lento você perde o benefício da conquista dos leads orgânicos e uma venda possivelmente mais rápida!

5. Perda de Clientes para a Concorrência

Imagine a seguinte situação de pesquisa orgânica como mencionamos no tópico anterior: se a pessoa estiver pesquisando por um produto ou serviço, ao acessar seu site e não carregar em tempo hábil, para onde você acredita que ela vai?

Ela retornará às pesquisas e irá acessar o site de outra empresa, a do seu concorrente! 

Isso acontecerá com muita facilidade já que 47% dos consumidores esperam que uma página da web seja carregada em 2 segundos ou menos.

É lamentável perder potenciais clientes para concorrência desta forma. Nem houve um contato com sua empresa para que ao menos fizesse uma comparação, ou ficasse em sua lista como uma possível opção de compra.

6. Quebra de Experiência do usuário e Impacto do Branding 

Quaisquer ações que sua empresa realizar no ambiente digital, leva o usuário a uma experiência. Cliques, comentários, visualização de imagens, vídeos…

O que quero ressaltar nesta situação para você, é que além de perder investimentos, há elementos não tangíveis como a reputação da sua empresa ao quebrar a experiência do usuário. O que afeta diretamente sua estratégia de fortalecimento de branding marketing.

Você possui uma identidade e conceitos bem construídos, tem reconhecimento por seus principais valores e realiza constantemente esforços para ter uma boa lembrança de marca…

Se você permite um site lento, um ambiente tão importante de contato com seu público, vai propiciar mais um fator de lembrança negativa!

Como Identificar a Velocidade das Minhas Páginas?

Antes de mostrar na prática como tudo isso acontece dentro da própria G Digital, é importante conhecer o principal identificador da velocidade das suas páginas: o Google Pagespeed insights.

É uma ferramenta gratuita online do próprio Google que informa o desempenho de velocidade e performance de um site em dispositivos móveis e em computadores.

Além de indicar a velocidade de um site lento, também indica sugestões sobre quais ações você pode realizar para otimizar suas páginas e alcançar rapidez no carregamento.

Para informar o desempenho, ele determina uma pontuação de 0 a 100, como pode ver abaixo:

De acordo com Google, as pontuações funcionam da seguinte forma:

  • 0 a 49:  Considerado lento
  • 50 a 89: Médio
  • 90 a 100: Rápido

E agora que você já entendeu os impactos de um site lento e conheceu um dos principais analisadores de velocidade, vou te apresentar a tão aguardada novidade da G Digital! Veja abaixo!

Como a G Digital vai deixar meu site mais rápido? 

Enfim, chegamos na melhor parte. Em como você vai poder transformar não apenas a velocidade de suas páginas, mas também evoluir suas conversões em vendas com o apoio da G Digital.

Foram horas de estudo e trabalho do Time de desenvolvedores da G para realizar uma otimização em nosso construtor de páginas de forma que, automaticamente, seu site seja muito mais veloz!

São ações técnicas, mas vamos compartilhar algumas delas para que você entenda um pouco do que foi realizado:

Conversor de imagens

Já que o tamanho das imagens, é apontado pelo próprio Google Pagespeed como fator relevante do desempenho de carregamento, nós fizemos uma otimização para melhorar este aspecto.

O google criou um novo formato de imagem trazendo o melhor do JPG, que é leve, e o melhor do PNG, que é a transparência. O que a G digital faz é converter qualquer imagem que você sobe na plataforma para WEBP, possibilitando uma imagem leve com qualidade total e que carrega muito rápido!

Carregamento da página completa

Se você possui um site mais extenso, principalmente um institucional, o tempo de carregamento dele por completo tende a ser mais longo. E para que isso não te leve a ter um site lento, otimizamos as páginas de todos os clientes para que carreguem com base na rolagem do usuário.

Desta maneira, o primeiro bloco do topo do seu site (que é a primeira visão do usuário), irá carregar em alta velocidade para que assim, seu visitante não o abandone.

Liberdade de criação de imagens de Fundo no Editor

Anteriormente, ao selecionar uma imagem de fundo em seu site, você poderia utilizar o recurso de cor sólida do próprio construtor da G Digital. E caso tivesse o intuito de ter um efeito gradiente ou um fundo mais personalizado, era necessário importar uma imagem própria.

Agora com a atualização, possibilitamos maior liberdade de criação. O cliente possui várias maneiras de personalizar o plano de fundo, dessa forma, nem sempre precisará inserir uma imagem. Essa ação contribuirá para que o site fique mais leve.

Otimização dos Vídeos do Youtube

Criamos um algoritmo próprio que fazem os vídeos carregarem de forma 8x mais rápida utilizando codificações internas e APIs do Youtube.

Boas Práticas de Codificação

Refaturamos todo nosso sistema utilizando as tecnologias mais atuais e os melhores padrões como: HTML5 e CSS3.

Dessa forma, garantimos que você tenha páginas leves, rápidas e acessíveis de qualquer dispositivo em qualquer velocidade de conexão.

Investimentos em Capacidade de Servidores

Garantimos um tempo de resposta bem mais rápido, reduzindo um uptime, o ping e trazendo de forma mais simples, fazendo com que seu cliente atravesse milhares de quilômetros de fibra ótica em milésimos de segundos.

Faça A prova em tempo real se seu site está veloz!

Ao finalizar a edição de suas páginas na G Digital e clicar em salvar, nós integramos o Google pagespeed para que já apareça a velocidade da sua página. Dessa forma, já verifica instantaneamente se seu site vai cumprir com um bom desempenho e não perder conversões.

Se você quiser ver a análise detalhada além das pontuações, você pode clicar na imagem e ir diretamente ao site oficial do pagespeed.

Incrível não é? Nós também amamos!

Nosso Comprometimento com Você!

Caso sua nota de velocidade de página seja menor que 80, nós nos comprometemos a te auxiliar até que sua pontuação atinja este número.

Queremos que nossos clientes tenham a tecnologia da G Digital como verdadeira aliada para crescerem seus negócios. Diante disto, você terá apoio exclusivo da nossa equipe de suporte ao cliente, já capacitada para te instruir a realizar as modificações necessárias e te ajudar na otimização.

Para solicitar apoio, basta acessar o painel de cliente, ir ao chat online de suporte, (localizado no canto inferior direito da tela) e contatar nossa equipe.

Velocidade das Páginas dos Principais Concorrentes da G Digital

Selecionamos os principais concorrentes da G Digital e fizemos análise de desempenho . Veja os dados abaixo:

Concorrente 1

Desempenho no Desktop

Mobile

site lento

Concorrente 2

Desempenho no Desktop

Mobile


Concorrente 3

Desempenho no Desktop

Mobile


Desempenho da G Digital

Desempenho no Desktop

Mobile

Veja que os números são bem distintos comparados ao desempenho das páginas da G Digital. Principalmente no mobile, em que os acessos estão tendo maior frequência. Lembrando que todos estes concorrentes oferecem também a solução de construtor de páginas para seus clientes.

Velocidade Média das Páginas no Brasil

No estudo realizado pelo Google, eles identificaram uma velocidade média das páginas no Brasil. Veja abaixo o resultado da pesquisa:

Fonte: Think With Google

Note que a situação no Brasil não é nada positiva e que vários negócios possuem um site lento. Com base em todas as informações que apresentamos sobre os impactos de uma má velocidade de carregamento, muitos destes estão tendo vendas afetadas.


Realizar ações no marketing digital e alcançar bons resultados, exigem que você busque soluções onde suas páginas alcancem o máximo de potencial!

Ter uma página bonita e não ser rápida, não te ajudará a chegar nos números que sua empresa precisa e merece.

A G Digital tem como missão possibilitar o crescimento de todos através da inovação, diante disso, buscamos trazer essa solução de aumento de velocidade das páginas para que você tenha a oportunidade de usar as melhores tecnologias e não ter mais fatores que afetem suas vendas! 😉

Gostou da novidade?

Se você quer nos conhecer, levar suas páginas para outro nível de velocidade e escalar seu negócio, Clique aqui para conversar com um de nossos consultores e agende uma apresentação gratuita da plataforma!

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